Autor Tópico: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.  (Lida 6817 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Online: 28 de Dezembro de 2013, 00:10 »
Gente,essa é pra turma que atualiza o Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar, eu nunca fiz isso mas gostaria de experimentar, eu costumo formatar e reinstalar do zero, a minha dúvida é a seguinte: Se eu apenas atualizar sem formatar como ficam os aplicativos adicionados, drivers, codecs , Java da Oracle e PPA's e etc e etc ??? Enfim, tudo que a gente configura quando faz uma reinstalação "limpa" como fica???  Tem que reconfigurar tudo de novo como fazemos na instalação do zero? ???
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2013, 00:15 »
As PPAs que nao tem versao para a proxima versao do Ubuntu qeu vc escolheu sao desativadas.

As versoes dos aplicativos sao atualizadas, e suas configuraçoes mantidas, se ocorrer algum problema e so excluir a pasta oculta do programa na home e refazer a configuração,codecs e drivers sao atualizados para a proxima versao.

Tem uma pagina na Wiki do ubuntu que trata de imcompatibilidades ao migrar de uma versao para outra, de uma olhada antes.

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 00:17 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2013, 10:15 »
Suas partições são separadas?

Se sim, faça uma instalação limpa da partição raiz (/) formatando-a normalmente.

Na partição (/home) não selecione formatar, apenas selecione utilizar a partição e manda executar com o seu tipo de sistema de arquivos favorito (ext4, XFS, btrfs, etc...)

Depois de instalado o sistema, atualize, instale os aplicativos que você deseja e as suas configurações pessoais estarão normais, pois a partição (/home) foi mantida intacta...

Eu sempre faço assim aqui nas minhas máquinas.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2013, 13:49 »
Suas partições são separadas?

Se sim, faça uma instalação limpa da partição raiz (/) formatando-a normalmente.

Na partição (/home) não selecione formatar, apenas selecione utilizar a partição e manda executar com o seu tipo de sistema de arquivos favorito (ext4, XFS, btrfs, etc...)

Depois de instalado o sistema, atualize, instale os aplicativos que você deseja e as suas configurações pessoais estarão normais, pois a partição (/home) foi mantida intacta...

Eu sempre faço assim aqui nas minhas máquinas.

Obs: Se fizer esse esquema, depois você terá que ir na sua /home e apagar todos os arquivos ocultos ou algo assim para que o seu Unity volte ao normal, porque ele vai bugar.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2013, 14:36 »
EU utilizava o Ubuntu 13.04 32bits dai eu atualizei sem formatar para o Ubuntu 13.10.
Todos os apps funcionaram corretamente, meus jogos da steam tbm, pode fazer sem medo pelo menos aqui deu certo. Mas depois tive que formatar para instalar o Ubuntu 13.10 64bits. Dai sim fico uma bala o Ubuntu.

obs.: eu atualizei via internet, digo isso pq nao sei se da pra fazer pelo cd.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2013, 19:32 »
Sim, eu tenho a Home separada em outra partição, não formatar a Home realmente fica prático na questão de não precisar reconfigurar alguns aplicativos e manter pastas e arquivos pessoais intactos, mas você ainda assim tem que baixar de novo todos os aplicativos adicionais que a mídia de instalação padrão não contém,  se eu simplesmente atualizar de uma versão pra outra via internet como se tivesse fazendo uma atualização simples eu me livraria de ter que reinstalar todos os aplicativos adicionais ou não?

Quem mais se beneficia com uma atualização de versão pra outra de forma "não limpa" (digamos assim) via internet? Quem usa a Home em partição separada ou quem usa a Home junto com a partição do sistema.

Obrigado pela atenção gente.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 19:49 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2013, 20:05 »
me lembro de ter lido um comentário no br-linux em que um usuário afirmava ter atualizado sua atual versão do ubuntu 13.10 desde a versão 8.04 :o, acredito que este usuário não usa ppa e nem pacotes externos, apenas os disponíveis nos repositórios oficiais.
sobre a quem se aplica, acredito que para os dois casos, mas perceba que estando a /home junto do sistema faz mais sentido atualizar o sistema pela rede, já que se instalar pelo disco iria destruir os arquivos da /home, a não ser que o usuário tenha backup, mas isso da mais trabalho do que o modelo de particionamento /home + /.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2013, 20:25 »
Posso estar enganado, mas partição /home separada, é sempre melhor.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2013, 13:19 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2013, 00:55 »
aqui funcionou tranquilo atualizando pela internet, não tive problema algum com aplicativos. Codecs, drivers, Virtual-box, Jogos da central da ubuntu, jogos da Steam, configurações padrões dos navegadores, tudo funcionou perfeitamente. Eu atualizei da versao 13.04 para 13.10.

obs.: se for atualizar pela internet vc tem que ter um plano no minimo de 2 mega e estavel pra nao dar problemas.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Creto

  • Visitante
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2013, 07:11 »

Offline flavio1357gomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • "Nós,porém temos à mente de Cristo."
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2014, 09:32 »
O Ubuntu 12.04 LTS pode ser atualisado pela internet mantendo a pasta Home intacta?Alguém pode me ensinar a fazê-lo? ??? :)
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Atualizar Ubuntu de uma versão pra outra sem formatar.
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2014, 09:50 »
Código: [Selecionar]
O Ubuntu 12.04 LTS pode ser atualisado pela internet mantendo a pasta Home intacta?Sim.

Veja esse tópico, e leia os comentários!


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110703.0.html