Autor Tópico: Instalação em HD's Hibridos  (Lida 14469 vezes)

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Instalação em HD's Hibridos
« Online: 11 de Dezembro de 2013, 11:30 »
Pessoal, comprei um ultrabook da LG modelo U460, e o mesmo vem com 32gb SSD e 320gb HD , qual o jeito correto de eu instalar o sistema pra aproveitar o SSD?
como eu devo dividi-lo?


Obrigado.

Um detalhe que esqueci de mencionar é que ele vem com windows 8 por padrão, li que tem que desabilitar UEFI ou algo do tipo pra instalar o ubuntu , procede?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 11:50 por Rhyu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:13 »
Pessoal, comprei um ultrabook da LG modelo U460, e o mesmo vem com 32gb SSD e 320gb HD , qual o jeito correto de eu instalar o sistema pra aproveitar o SSD?
como eu devo dividi-lo?

Olá,

Bem, depende de como quer instalar.

Vai manter o windows?

Se for manter o windows, você terá pouco espaço no ssd, pois me parece que o windows usa 20 gigas dele.

De qualquer forma, o mais certo é:

1) no ssd instale a partição raiz "/" com no minimo 10 gigas

2) no hd mecânico instale a partição "/home" e a partição "/swap"

Não é recomendável usar swap no ssd devido aos ciclos de leitura/gravação serem menores que num hd mecânico.

Os 10 gigas dependem de quanto e quais programas pretende instalar após o Ubuntu. Se forem muitos, instale também no hd mecânico mais duas partições "/usr" e "/opt", pois são nestas que o Ubuntu guarda os programas

Assim, seu ssd pode ter a partição para o Ubuntu reduzida a 4 gigas

Só espero não ter confundido mais que explicado

Um detalhe que esqueci de mencionar é que ele vem com windows 8 por padrão, li que tem que desabilitar UEFI ou algo do tipo pra instalar o ubuntu , procede?

Nem sempre. Veja aqui => https://help.ubuntu.com/community/UEFI

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:16 »
Tota o objetivo é manter somente o UBUNTU mesmo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2013, 12:22 »
Aí fica valendo:

Ssd inteiro para "/" raiz

Hd mecânico /swap com o dobro da memória ram se deseja hibernação do sistema

Hd mecânico com o restante para sua /home

Siga o tutorial no que diz respeito a uefi

[]'s

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:59 »
Eu vi em alguns lugares gente falando que tem que colocar o swap no SSD também, isso procede? Com 32gb da pra instala bastante coisa no UBUNTU né?

Outra curiosidade, eu vo instala o 12.04 provisoriamente, mas quando surgir o 14.04 pra eu instalar ele é só eu formatar o SSD né? ai eu não perco nenhum dado pessoal da minha home?

Outra dúvida o ultra é um i3 da 3 geração e 4gb de ram, eu tenho que usar o ubuntu 32bits ou 64bits?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 22:02 por Rhyu »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2013, 22:24 »
Citar
Eu vi em alguns lugares gente falando que tem que colocar o swap no SSD também, isso procede?

Não, o Tota ja explicou isso.

Citar
Com 32gb da pra instala bastante coisa no UBUNTU né?

Com certeza.

Citar
Outra curiosidade, eu vo instala o 12.04 provisoriamente, mas quando surgir o 14.04 pra eu instalar ele é só eu formatar o SSD né? ai eu não perco nenhum dado pessoal da minha home?

Exatamente.

Citar
Outra dúvida o ultra é um i3 da 3 geração e 4gb de ram, eu tenho que usar o ubuntu 32bits ou 64bits?

Processador 64 bits = Sistema operacional 64 bits.

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2013, 23:46 »
só queria trazer mais uma questão,

O windows 8 nesse ultrabook vem com o recurso Intel smart response technology(SRT) que usa esses SSD como cache pra agilizar o carregamento dos programas mais usados, isso funciona tipo um preload no linux?

O fato de eu instalar o sistema inteiro no SSD vai ficar bem mais rápido do que utilizar desses meios correto?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2013, 00:24 »
http://www.intel.com/support/chipsets/sb/CS-032826.htm


System Requirements

Operating system: Microsoft Windows 8* or Windows 7 (32-bit and 64-bit editions)

Tenho um SSD da kingston de 64giga e aqui e tudo na / como tenho 4 giga de memoria nao uso swap tbm o vô Tota disse tudo.

O fato de eu instalar o sistema inteiro no SSD vai ficar bem mais rápido do que utilizar desses meios correto?

sem duvida que vai.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 00:34 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2013, 10:33 »
Eu andei pesquisando sobre a vida útil de SSD's e vi que é por ciclos, alguém sabe me explicar o que são esses ciclos?

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2013, 11:18 »
Estou meio confuso sobre utilizar ext4 , ext3 ou ext2, achei essas dicas pra otimizar o uso de SSD,

Código: [Selecionar]
1) Utilizar preferencialmente sistema de arquivos ext2 (ou outro sistema sem journaling)
2) É muito recomendável que a memória swap seja desativada
3) Montar o SSD com o parâmetro noatime

Afinal devo utilizar ex4 ou ex2? Em relação a dica 3, ela deve ser executada após a instalação do sistema correto?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2013, 11:59 »
Sao ciclos de leitura e gravação, ele tem a sua vida util baseada nesses ciclos, trocando em miudos, quanto mais vc gravar e regravar dados no SSD ele tem a sua vida util reduzida, ja que ele os chips de memoria(o SSd e como se fosse uma memoria ram gigante) que aguentam uma quantidade limitada de gravaçoes e regravaçoes que devem estar na casa dos milhoes.

A recomendação entao, e que vc evite ao maximo que o sistema fique gravando dados no SSD a todo momento, nos mais modernos como o seu e o meu aqui, esse problema e significamente reduzido com a tecnologia TRIM que nao esta presente no SSDs mais antigos, o TRIM evita que o SSD perca desempenho ao longo do tempo de uso..

O problema e que o ubuntu usa o EXT4 como sistema de arquivos e esse sistema de arquivos tem um jornal que acessa o disco frequentemente, entao vc tem que passar alguns parametros para o sistema de arquivos e ativrar o TRIM para o EXT4, mais abaixo esta explicado como funciona.

Entao vc tem algumas opçoes;

Usar ubuntu com sistema de arquivos EXT2 que nao tem jornal.(nao recomendo)
Usar ubuntu com sistema de arquivos EXT4 e configurar para que ele nao grave toda hora dados no SSD atravez de um parametro colocado no fstab(o discard que e o padrao que eu estou usando).
Usar ubuntu com sistema de arquivos EXT4 e agendar um serviço na cron para que ele discarte os arquivos diariamente de uma so vez e nao com o discard.(segundo alguns tutoriais usando o discard pode reduzir a vida util do SSD, porem nao e nada significante) http://www.webupd8.org/2013/01/enable-trim-on-ssd-solid-state-drives.html
Usar ubuntu com sistema de arquivos EXT4 e agendar um serviço na cron de outra forma, em suma e a mesma coisa da anterior http://www.edivaldobrito.com.br/como-ativar-o-trim-em-discos-ssd-no-ubuntu-linux/  

Para saber se o trim esta ativo e funcionando no seu SSD;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107385.0.html

Realizado qualquer um desses procedimentos, estando ativo o TRIM para o SSD, vc vai estar ajudando na sua longevidade eu estimo que o meu dure 5 anos aqui no note, que e o que durou o meu HD de 250g original que veio nele. Aqui tem um artigo interessante que explica um pouco;

http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fblog.neutrino.es%2F2013%2Fhowto-properly-activate-trim-for-your-ssd-on-linux-fstrim-lvm-and-dmcrypt%2F&hl=pt-BR&langpair=auto|pt&tbb=1&ie=UTF-8

E outra coisa, nada de partição de SWAP no SSD!!! Alias, se vc tem 4 giga de memoria ou mais pode aposentar a swap, a nao ser que vc use a hibernação, o que eu acho um recurso desnecessario hj em dia, tanto que nao vem mais ativado no ubuntu e tbm por razoes tecnicas, ja que a hibernação nao funcionava adequadamente em muitos hardwares.

Evite tbm programas de "limpeza" como o bleachbit e similares, se quiser usar, use exporadicamente, o linux nao tem necessidade primaria desses tipos de programas.

Meu fstab de exemplo;

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc   /proc   proc   nodev,noexec,nosuid   0   0
#Entry for /dev/sda1 :
UUID=c0e3e4ca-a78a-4e29-a8f2-69c970d77730   /   ext4   discard,noatime,nodiratime,errors=remount-ro   0   1

#Move /tmp to RAM
#tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0

Uma coisa que eu acho muito bacana nos sistemas linux etc, e que as novidades na maioria das vezes saem primeiro para esses sistemas, suporte para recursos novissimos referente a sistemas de arquivos e suporte a hardware com tecnologia de ponta os caras ja colocam no kernel linux bem rapido, agora veja a questao de software proprietario como a Nvidia....so agora no ubuntu 14.04 é que vai ter suporte oficial para as placas hibridas....
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 15:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2013, 19:39 »
uma curiosidade, existe alguma vantagem eu instalar o Ubuntu sem swap? Com 4gb de ram posso fazer isso?

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2013, 19:31 »
O ubuntu 13.04 tem suporte para os drivers onboard da intel hd graphics 4000?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalação em HD's Hibridos
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2013, 09:45 »
Uma observação.
Pelo que eu sei os SSDs baseados na tecnologia SLC (Single-Level Cell, ou seja, um bit em cada célula) suportam até 100.000 regravações e os baseados em MLC (Multi-Level Cell, ou seja, mais de um bit em cada célula) suportam até 10.000 regravações. Colocando em prática, para esgotar 10 mil regravações em um SSD de 80GB, você teria de gravar 800TB de dados. Um usuário comum grava mais ou menos 40GB por dia, ou 14,6TB por ano. Para atingir essa meta levaria 54,7 anos. Acho que dura direitinho. Para mim, se durar 20 anos já tá bom, ainda não tive um HD normal que chegou perto dessa marca. Não pretendo ter um HD que viva mais do que a Hebe Camargo mesmo... nem pretendo viver mais que ela.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 09:48 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS