Autor Tópico: Comandos terminal  (Lida 4166 vezes)

Offline Falkenfull

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Comandos terminal
« Online: 07 de Dezembro de 2013, 18:27 »
 :-\ gostaria de saber quais são os principais comandos do terminal que eu não posso esquecer, sou novo no linux, me ajudem por favor ! obrigado ! ;D

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Comandos terminal
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2013, 18:32 »
Comandos são bons para servidor, agora no Ubuntu você usa a interface gráfica, comandos só raramente.
Se você quiser aprender, estude.
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Comandos terminal
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2013, 18:36 »
Atualmente a Canonical (desenvolvedora e mantenedora do Ubuntu) vem investindo no desenvolvimento do ambiente gráfico. Isso decorrente da política de popularização do Ubuntu via celulares e tablets.

Sendo assim, para um iniciante, é mais plausível realizar o máximo de operações via interface gráfica. No caso de um problema que não consiga solucionar via interface gráfica, poste o erro/problema com o máximo de detalhes, que na medida do necessário, as pessoas que forem lhe ajudando postarão os comandos que você deverá executar... Com o passar do tempo você se acostumará com esses comandos e terá independência para utilizá-los.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 19:53 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Falkenfull

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Comandos terminal
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2013, 18:38 »
ok muito obg pela resposta, estou achando muito interessante o ubuntu e não devo trocar ele por nenhum outro SO.

Offline delvoresende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Comando rm [opções]
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2018, 17:39 »
O comando rm é bastante útil. Ele é usado para apagar diretórios e subdiretórios vazios ou que contenham arquivos. Se usado corretamente ele atende todas as necessidades do usuário, mas é preciso ter alguns cuidados quando executar o rm com as combinações de opções, por exemplo:
rm -rf /   -> Esse comando exclui tudo que estiver no diretório raiz, vai apagar toda partição e todos os seus dados serão perdidos para sempre.
rm -rf*   -> Essa combinação com * excluirá todo conteúdo do diretório atual.

Há ainda outros comandos que, se executados, o usuário precisar conhecer antes seus resultados. Para uma abordagem segura sobre comandos Linux consulte o Guia Foca Linux - iniciante - intermediário - Avançado.

Offline adriano_rodrigues

  • Adriano Rodrigues
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Atualmente estudante de Matemática e Linux.
    • Ver perfil
Re:Comandos terminal
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2018, 09:16 »
Falkenfull,
mesmo sendo usuário iniciante é ótimo você aprender comando para o Ubuntu, pois usando comando você terá varias vantagens frete a usar modos gráficos. A principal é que o comutador responde bem mais rápido comando pois não tem que carregar modos gráficos. Quando você usa linha de comandos você economiza memória e até espaço no seu HD, muitos mainframes (Super computadores) não sequer modo gráfico. Quando eu comecei no Linux achava linha de comandos complicadas e achei que nunca usar, agora, depois de apenas dois anos, não me vejo mais sem usar linhas de comandos. É incrível como a reposta do computador é mais rápida!
Vou deixar uma lista com os principais comando que uso diariamente na distribuição Ubuntu, que é a que trabalho atualmente.

Dica: Quase todo comando tem uma lista com o 'que ele pode fazer' para ver essa lista basta digitar:

[comando] + [espaço]+[--help]
Com isso você vera uma lista do que o comando é capaz de fazer com suas especificações

Agora vamos aos comandos:

1)  sudo apt-get update - Para atualizar a lista de pacotes do sistema;
2) sudo apt-get upgrade - Para atualizar o sistema operacional. (O ideal é sempre fazer o comando 1 seguido do comado 2)
3) reboot - Reinicia o sistema;
4) poweroff - Desliga o sistema;
5) sudo apt-get install [nome do pacote] - Para realizar a instalação de novos pacotes.
6) sudo apt-get remove [nome do pacote] - Para desinstalar um pacote.

Acredito que esse sejam os principais comandos que você deve dominar. Aos poucos vá estudando mais e incluindo novos comandos a sua lista.

Dica: Procure ler o Guia do Ubuntu 3.0 disponível na web.

Atenciosamente,

Adriano Rodrigues