Autor Tópico: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux  (Lida 18469 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Online: 02 de Dezembro de 2013, 08:07 »
Estou esperando a resposta do site Tom's Hardware para que possa compartilhar aqui a reportagem sobre a nVidia estar aberta a parceria com o pessoal que desenvolve o nouveau. Em breve devo ter a resposta.
A política do Tom's Hardware mudou e eu não estava por dentro (apesar de ser cadastrado). A mudança ainda não foi completa, tendo em vista que eles dizem: "A maioria das informações contidas neste site é protegido por direitos autorais material. É ilegal copiar ou redistribuir essas informações em qualquer forma sem o consentimento expresso por escrito da Bestofmedia, LLC". Como não podemos correr o risco, espero a resposta, para poder divulgar na integra. Provavelmente as matérias antigas não estão protegidas, mas... essa é uma matéria nova, rs... enfim, dei mole... debatam sobre o assunto a vontade, pois não é proibido, mas nem o link posso compartilhar, pelo menos por enquanto.

Desculpem meus colegas da moderação e obrigado, mais uma vez, ao grande Tota!

Editado:

Recebi o e-mail de autorização do Tom's hardware e o link já pode ser compartilhado
http://www.tomshardware.com/news/nvidia-linux-driver-linus-torvalds-f-bomb,16070.html

E-mail:
Citar
09-12-2013 09:18

Greetings estiloneutro!

Membership with us is always free, and we're glad to have you with us.

Feel free to share the link, however, do not translate the information to avoid any kind of confusion occurs.

~ The Tom's Hardware Community Team

Estiloneutro é um dos meus "niknames" pela internet, de quando eu tocava numa banda de rock com esse nome já a alguns anos. Fazem uns 8 ou 9 anos que passei a usar nomade no lugar de estiloneutro.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, 06:39 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Nvidia busca a paz com o Linux, prometem ajudar no driver open source
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2013, 13:23 »
Eles podiam se esforçar em deixar a tecnologia Optimus totalmente compatível com Linux. O nvidia-prime, pacote que eles disponibilizam para integrar a placa deles e a onboard da Intel, é uma porcaria... e o bumblebee, que é desenvolvido pela comunidade, é um pouco limitado... ele não suporta o vdpau.

A maioria dos notebooks/ultrabooks disponíveis no mercado com placa Nvidia dispõe dessa tecnologia.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Nvidia busca a paz com o Linux, prometem ajudar no driver open source
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2013, 17:55 »
Eles podiam se esforçar em deixar a tecnologia Optimus totalmente compatível com Linux. O nvidia-prime, pacote que eles disponibilizam para integrar a placa deles e a onboard da Intel, é uma porcaria... e o bumblebee, que é desenvolvido pela comunidade, é um pouco limitado... ele não suporta o vdpau.

A maioria dos notebooks/ultrabooks disponíveis no mercado com placa Nvidia dispõe dessa tecnologia.

Verdade.

O driver proprietário da NVidia para o Linux já está no mesmo nível do liberado para o Windows. Entretanto, esta questão da tecnologia Optimus no pinguim realmente merece uma atenção maior por parte da empresa.

Bem observado.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 13:41 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Nvidia busca a paz com o Linux, prometem ajudar no driver open source
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2013, 13:10 »

Verdade.

O Kernel proprietário da NVidia para o Linux já está no mesmo nível do liberado para o Windows. Entretanto, esta questão da tecnologia Optimus no pinguim realmente merece uma atenção maior por parte da empresa.

Bem observado.
Driver proprietário?
Quando li de primeira levei um susto! NVidia fazendo kernel rs
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Nvidia busca a paz com o Linux, prometem ajudar no driver open source
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2013, 13:41 »

Verdade.

O Kernel proprietário da NVidia para o Linux já está no mesmo nível do liberado para o Windows. Entretanto, esta questão da tecnologia Optimus no pinguim realmente merece uma atenção maior por parte da empresa.

Bem observado.
Driver proprietário?
Quando li de primeira levei um susto! NVidia fazendo kernel rs

Ops. Eu quis dizer driver proprietário.  ;D

Obrigado pela observação.

Já realizei a correção.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2013, 23:10 »
Nomade, poderia editar o seu post quando tiver tempo para que se torne legível?  ::) ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2013, 06:34 »
Nomade, poderia editar o seu post quando tiver tempo para que se torne legível?  ::) ;D

Ele tem que ser rapido...

http://www.tomshardware.com/legal.html

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2013, 14:03 »
Ela só tá fazendo isso porque a Microsoft e Sony não usaram sua placa de vídeo para os videogames.
Eu tenho certeza que ela nunca irá fazer um driver aberto.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 17:34 por Turritopsis nutricula »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2013, 21:49 »
Ela só tá fazendo isso porque a Microsoft e Sony não usaram sua placa de vídeo para os games.
Eu tenho certeza que ela nunca irá fazer um driver aberto.
Cara, acredito que seja um dos motivos, levando em conta que o Steam Machine que está sendo lançado vem com Linux e também usa Radeon HD e não Nvidia.

Citar
http://store.steampowered.com/livingroom/SteamMachines/?l=portuguese

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, 01:42 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2013, 23:43 »
Cara, acredito que seja um dos motivos, levando em conta que o Steam Machine que está sendo lançado vem com Linux e também usa Radeon HD e não Nvidia.
Ué, achei que o SteamBox ia ter tanto NVidia quanto Radeon! De onde você tirou essa informação?



Obs.: nomade, como você é adm e criou esse tópico, acho que deveria mover pra Café com Ubuntu.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2013, 01:40 »
Cara, acredito que seja um dos motivos, levando em conta que o Steam Machine que está sendo lançado vem com Linux e também usa Radeon HD e não Nvidia.
Ué, achei que o SteamBox ia ter tanto NVidia quanto Radeon! De onde você tirou essa informação?



Obs.: nomade, como você é adm e criou esse tópico, acho que deveria mover pra Café com Ubuntu.

Então, quando eu me inscreví para concorrer a um Steam Machine (esse é o nome correto) havia na página uns exemplos de configuração, mas todos tinham processadores AMD e Radeon HD. Essa página já mudou uma 3 vezes e atualmente não mostra mais o hardware proposto, me parece que eles estão negociando mesmo com a Nvidia (e é algo recente) o uso da GTX Titan, segundo o Tecmundo. O fato é que a Nvidia caiu bastante o preço de suas placas, pois antes eram bem mais caras do que as Radeon e agora custam o mesmo, ou até menos. Além disso, o Steam Machine também será lançado por várias outras empresas além da Valve, segundo a própria Valve (Digital Storm é uma delas), mas a gente só vai saber mesmo em 2014.
Citar
http://store.steampowered.com/livingroom/SteamMachines/?l=portuguese

Eu não sou administrador, sou moderador.
Esse tópico é uma notícia, leva a um debate, mas é uma notícia.
Entretanto, criticas e sugestões são sempre bem vindas.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, 02:05 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2013, 02:15 »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2013, 03:44 »
http://store.steampowered.com/steamos/buildyourown

Só suporta Nvidia (por enquanto)
Pois é, essa é a parada, Parece que a nvidia correu atrás para fechar a parceria. Entretanto, esse link fala do SteamOS, ou seja, do sistema. É uma sugestão para o usuário montar a própria Steam Machine e não a maquina que eles irão comercializar. Quando eu ví a proposição do possível hardware do Steam Machine o SteamOS ainda nem estava disponível para download. Eles estão frequentemente mudando a página, vai variar muito de acordo com as parcerias que fecharem. A especulação é grande.  Mas o lance é que deve vir com a Nvidia Geforce GTX Titan, processador intel core i5, 16GB de RAM fsb1600 e 1TB de HD.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2013, 04:26 »
Citar
Pois é, essa é a parada, Parece que a nvidia correu atrás para fechar a parceria. Entretanto, esse link fala do SteamOS, ou seja, do sistema. É uma sugestão para o usuário montar a própria Steam Machine e não a maquina que eles irão comercializar. Quando eu ví a proposição do possível hardware do Steam Machine o SteamOS ainda nem estava disponível para download. Eles estão frequentemente mudando a página, vai variar muito de acordo com as parcerias que fecharem. A especulação é grande.  Mas o lance é que deve vir com a Nvidia Geforce GTX Titan, processador intel core i5, 16GB de RAM fsb1600 e 1TB de HD.

Eu pensei no seguinte confrade.

1 - Se as Steam Machines irão rodar o Steam Os e o suporte do Steam Os, por enquanto será da vga nvidia, existirão apenas máquinas com Vga nvidia?

2 - Se existirem Steam Machines com Radeon (como foi prometido inicialmente) não terá suporte e nem Stem OS para elas? Deixando as pessoas usando apenas o Windows?
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Nvidia procura melhorar sua imagem com a comunidade Linux
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2013, 10:49 »
Citar
Pois é, essa é a parada, Parece que a nvidia correu atrás para fechar a parceria. Entretanto, esse link fala do SteamOS, ou seja, do sistema. É uma sugestão para o usuário montar a própria Steam Machine e não a maquina que eles irão comercializar. Quando eu ví a proposição do possível hardware do Steam Machine o SteamOS ainda nem estava disponível para download. Eles estão frequentemente mudando a página, vai variar muito de acordo com as parcerias que fecharem. A especulação é grande.  Mas o lance é que deve vir com a Nvidia Geforce GTX Titan, processador intel core i5, 16GB de RAM fsb1600 e 1TB de HD.

Eu pensei no seguinte confrade.

1 - Se as Steam Machines irão rodar o Steam Os e o suporte do Steam Os, por enquanto será da vga nvidia, existirão apenas máquinas com Vga nvidia?

2 - Se existirem Steam Machines com Radeon (como foi prometido inicialmente) não terá suporte e nem Stem OS para elas? Deixando as pessoas usando apenas o Windows?

Não.

Lembre-se que esta é apenas uma versão Beta do SteamOS. Além do mais, como dito no artigo, em breve ele terá suporte as placas Intel e AMD (certamente antes da liberação da versão final do SO, que só ocorrerá no ano que vem).
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog