Autor Tópico: Parcerias entre a Canonical e grandes fabricantes de hardware.  (Lida 15330 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Parcerias entre a Canonical e grandes fabricantes de hardware.
« Online: 29 de Novembro de 2013, 21:50 »
Parceria entre Canonical e ASUS resulta em laptops com preços bastante competitivos, com foco no mercado educacional.
http://www.amazon.com/ASUS-1015E-DS03-10-1-Inch-Laptop-Black/dp/B00COQK8QY/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1385026963&sr=8-1&keywords=asus+1015e
http://www.amazon.com/ASUS-X201E-DH01-11-6-Inch-Laptop-Black/dp/B009F1I16K/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1385026873&sr=8-1&keywords=asus+x201e

Maiores informações no link abaixo (em inglês):
http://news.softpedia.com/news/Canonical-and-ASUS-Have-Formed-a-Partnership-in-USA-404483.shtml

Sem dúvidas, são dois belos concorrentes ao Chromebook, com o diferencial de virem com um sistema mais maduro e completo do que o SO da Google, além de maior capacidade de armazenamento.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 17:56 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2013, 22:28 »
Só fico chateado com o fato de que a maior parte das empresas que fazem parceria com a Canonical para lançar aparelhos com o Ubuntu, só lançam o sistema em carroças... olha o processador desse notebook (celeron 847 1.1GHz)... dá até desgosto. Nem com o objetivo educacional isso vale a pena. Além disso, esse note é só 100 dolares mais barato que a versão com windows 8. A versão com Core i3-2365M (que não é maravilhoso, pois gira em torno de 1.4GHz) custará $549.99 que está na faixa de preço de normal à caro, não é barato. A parceria me deixa feliz, mas as condições me deixam triste.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 22:31 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2013, 22:33 »
"Isso" porque é para educação...  :P
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2013, 22:41 »
Só fico chateado com o fato de que a maior parte das empresas que fazem parceria com a Canonical para lançar aparelhos com o Ubuntu, só lançam o sistema em carroças... olha o processador desse notebook (celeron 847 1.1GHz)... dá até desgosto. Nem com o objetivo educacional isso vale a pena. Além disso, esse note é só 100 dolares mais barato que a versão com windows 8. A versão com Core i3-2365M (que não é maravilhoso, pois gira em torno de 1.4GHz) custará $549.99 que está na faixa de preço de normal à caro, não é barato. A parceria me deixa feliz, mas as condições me deixam triste.

$100,00 dólares a menos significa ser 33% mais barato. Se considerarmos que a única mudança foi no SO, não dá pra dizer que a queda de preço é irrelevante.

Concordo que o hardware não é dos melhores, porém o foco é entregar equipamento baratos, leves e práticos. O Chromebook, por exemplo, tem um hardware equivalente ou inferior, mas ainda assim 4 dos 5 laptops mais vendidos da Amazon atualmente são Chromebooks.
 
Só não sei se o Unity vai ficar legal nessa máquina, mas de qualquer forma sempre há a possibilidade de trocar o ambiente por alternativas mais leves, como MATE, Xfce, Lxde, etc.

Quanto as parcerias com a Canonical só resultarem em "carroças", não é bem assim, pois há algumas belas máquinas com o Ubuntu pré-instalado de fábrica, como as indicadas mais abaixo:
https://www.system76.com/laptops
https://www.system76.com/desktops
 
Dê uma olhada, por exemplo, no hardwdare dessa "criança" e também desse Ultrabook (este último que, aliás, é o meu atual sonho de consumo).  :'(
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 22:51 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2013, 23:13 »
Só fico chateado com o fato de que a maior parte das empresas que fazem parceria com a Canonical para lançar aparelhos com o Ubuntu, só lançam o sistema em carroças... olha o processador desse notebook (celeron 847 1.1GHz)... dá até desgosto. Nem com o objetivo educacional isso vale a pena. Além disso, esse note é só 100 dolares mais barato que a versão com windows 8. A versão com Core i3-2365M (que não é maravilhoso, pois gira em torno de 1.4GHz) custará $549.99 que está na faixa de preço de normal à caro, não é barato. A parceria me deixa feliz, mas as condições me deixam triste.

$100,00 dólares a menos significa ser 33% mais barato. Se considerarmos que a única mudança foi no SO, não dá pra dizer que a queda de preço é irrelevante.

Concordo que o hardware não é dos melhores, porém o foco é entregar equipamento baratos, leves e práticos. O Chromebook, por exemplo, tem um hardware equivalente ou inferior, mas ainda assim 4 dos 5 laptops mais vendidos da Amazon atualmente são Chromebooks.
 
Só não sei se o Unity vai ficar legal nessa máquina, mas de qualquer forma sempre há a possibilidade de trocar o ambiente por alternativas mais leves, como MATE, Xfce, Lxde, etc.

Quanto as parcerias com a Canonical só resultarem em "carroças", não é bem assim, pois há algumas belas máquinas com o Ubuntu pré-instalado de fábrica, como as indicadas mais abaixo:
https://www.system76.com/laptops
https://www.system76.com/desktops
 
Dê uma olhada, por exemplo, no hardwdare dessa "criança" e também desse Ultrabook (este último que, aliás, é o meu atual sonho de consumo).  :'(

Eu não falei que "só" resultam em carroças, eu falei que "a maior parte das empresas que fazem parceria" lançam o Ubuntu em carroças. A Dell lança o Ubuntu em hardware decente, por exemplo, só não é nada fácil achar. No próprio site da Dell, se você clicar em comprar num notebook com Ubuntu, abre a janela de compra do modelo que você clicou com Ubuntu só que ao invés do Ubuntu, vem marcado Windows 8 na opção de S.O. e não tem a opção Ubuntu!! Entenda a minha crítica. Tentei recentemente comprar um note já com Ubuntu para meu pai e não consegui achar algum razoável. De uma forma geral as empresas de hardware são obrigadas a ter a opção de sistema operacional livre para não constituir venda casada, mas em geral também, só as empresas pequenas comercializam de forma franca hardware com Linux de fábrica, as empresas grandes parece só fazerem isso de faixada. A Phillco tem bons notes com Linux e é fácil achar, a CCE (tinha, não sei se tem ainda, pois o Satux foi descontinuado)... mas com Ubuntu, quando você acha é carroça, em geral (não estou dizendo que são todos, só para reiterar).

  

« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 23:28 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2013, 23:26 »
Sinceramente, já cansei desse papinho de que o objetivo é educacional. Aliás, a matéria é do ano passado, não vejo notes da asus com Ubuntu por aí para vender... é o que, artigo de colecionador? Não consigo ficar empolgado com essas parcerias oxigênio (que está por aí, mas ninguém vê), que depois resultam em _"mas os computadores com Linux não atingiram a expectativa de vendas". O Chromebook só vende porque a Google finge que não é Linux, não agrega Linux a sua marca. Tem gente que não sabe que o Android e o ChromeOS são Linux!!! Vamos ser francos amigos, se não o debate será ireal. A gente usa Linux, gostamos disso, sabemos da enorme qualidade do sistema e acreditamos no que fazemos. Mas vamos observar sem ingenuidade, pois essa fase já passou.

E sim, o Unity funciona bem em hardware modesto, desde que a VGA seja compatível. Modesto não é antigo. O Unity não funciona bem em hardware antigo (isso é um fato).
« Última modificação: 29 de Novembro de 2013, 23:30 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2013, 08:48 »
Eu não falei que "só" resultam em carroças, eu falei que "a maior parte das empresas que fazem parceria" lançam o Ubuntu em carroças. A Dell lança o Ubuntu em hardware decente, por exemplo, só não é nada fácil achar. No próprio site da Dell, se você clicar em comprar num notebook com Ubuntu, abre a janela de compra do modelo que você clicou com Ubuntu só que ao invés do Ubuntu, vem marcado Windows 8 na opção de S.O. e não tem a opção Ubuntu!! Entenda a minha crítica. Tentei recentemente comprar um note já com Ubuntu para meu pai e não consegui achar algum razoável. De uma forma geral as empresas de hardware são obrigadas a ter a opção de sistema operacional livre para não constituir venda casada, mas em geral também, só as empresas pequenas comercializam de forma franca hardware com Linux de fábrica, as empresas grandes parece só fazerem isso de faixada. A Phillco tem bons notes com Linux e é fácil achar, a CCE (tinha, não sei se tem ainda, pois o Satux foi descontinuado)... mas com Ubuntu, quando você acha é carroça, em geral (não estou dizendo que são todos, só para reiterar).
 

Realmente, a grande maioria das empresas que lançam PCs Linux o fazem com máquinas com um hardware bastante modesto. Concordo plenamente.

Eu fiz a menção a System76 apenas para destacar que, apesar disso, também há fabricantes de ponta com o SO da Canonical.


Sinceramente, já cansei desse papinho de que o objetivo é educacional. Aliás, a matéria é do ano passado, não vejo notes da asus com Ubuntu por aí para vender... é o que, artigo de colecionador? Não consigo ficar empolgado com essas parcerias oxigênio (que está por aí, mas ninguém vê), que depois resultam em _"mas os computadores com Linux não atingiram a expectativa de vendas". O Chromebook só vende porque a Google finge que não é Linux, não agrega Linux a sua marca. Tem gente que não sabe que o Android e o ChromeOS são Linux!!! Vamos ser francos amigos, se não o debate será ireal. A gente usa Linux, gostamos disso, sabemos da enorme qualidade do sistema e acreditamos no que fazemos. Mas vamos observar sem ingenuidade, pois essa fase já passou.
Os links que indiquei mais acima o leva a PCs com o Ubuntu instalado de fábrica. Na Europa e EUA você compra facilmente um PC com esse SO pré-instalado. Agora se a crítica foi em relação ao mercado brasileiro (e as empresas que aí trabalham) concordo plenamente.

Agora, veja que o objetivo da parceria Canonical e ASUS é focar no segmento educacional, o que justifica perfeitamente o hardware modesto (e o baixo preço da máquina). A mesma coisa ocorre com o Chromebook, o qual vem com um hardware equivalente mas um SO muito mais imaturo e incompleto do que o Ubuntu (especialmente quando a máquina não está conectada a web) e ainda assim ele é um sucesso absoluto de vendas.

Quanto a questão da Google fingir que o ChromeOS não é Linux, não entendo dessa forma. Ainda que isso fosse verdade, todos os sites especializados que abordam o SO da Google demonstram claramente essa informação, sem escondê-la. Além do mais, analisando a coisa dessa forma, de certa maneira poderíamos dizer que a Canonical faz a mesma coisa, quando toma ações como por exemplo chamar o seu Kernel de Kernel Ubuntu, como se ele fosse criado e desenvolvido pela empresa, o que não é verdade. Enfim, o ChomeOS, assim como o FirefoxOS, o Ubuntu, o Android e tantas outras distros, todas elas são Linux e a informação está aí para todos. Qualquer um com o mínimo de interesse no tema descobre isso facilmente. Se não o faz, é porque para ele pouco importa qual o SO que roda em sua máquina, o que interessa é que ela funcione e atenda as suas necessidades.

E sim, o Unity funciona bem em hardware modesto, desde que a VGA seja compatível. Modesto não é antigo. O Unity não funciona bem em hardware antigo (isso é um fato).

Concordo que modesto não é antigo, porém o inverso, de certa forma, também é verdadeiro.

O Unity funciona muito bem em máquinas antigas mas com hardware de ponta (considerando a época em que foram lançadas), enquanto que funciona mal em certas máquinas modernas mas com hardware bastante inferior (como certos netbooks e laptops com hardware extremamente modestos).

Já instalei o Ubuntu 12.04 num bom e velho AthlonXP com uma placa gráfica NVidia (velhinha mas ainda capaz de lidar bem com o SO) e funcionou perfeitamente. Já num certo netbook novinho e com hardware "moderno", o PC parecia uma carroça.

Em resumo, o que importa não é tanto se o hardware é antigo ou novo, e sim se ele é capaz de gerenciar bem os recursos do SO (especialmente a placa de vídeo, como você bem destacou).

Quanto ao sucesso ou não da parceria, existem vários fatores envolvidos. Se isso irá de fato ocorrer (ou não), aí só tempo irá dizer.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2013, 09:05 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2013, 09:17 »
naum entendo tantas reclamações entre a   Parceria entre a Canonical e a ASUS.

se naum faz parcerias reclamam se faz reclamam rsrsrrs ichê!!!!!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2013, 09:48 »
naum entendo tantas reclamações entre a   Parceria entre a Canonical e a ASUS.

se naum faz parcerias reclamam se faz reclamam rsrsrrs ichê!!!!!

Concordo plenamente.

Parcerias têm que ser feitas, especialmente com grandes empresas como a ASUS.

Se o hardware é simples e modesto, devido ao foco dos envolvidos, basta procurar alternativas, como as entregues pela System76  

Em sites como o eBay também há ótimas alternativas, como essa aqui.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2013, 10:25 »
naum entendo tantas reclamações entre a   Parceria entre a Canonical e a ASUS.

se naum faz parcerias reclamam se faz reclamam rsrsrrs ichê!!!!!

Concordo plenamente.

Parcerias têm que ser feitas, especialmente com grandes empresas como a ASUS.

Se o hardware é simples e modesto, devido ao foco dos envolvidos, basta procurar alternativas, como as entregues pela System76  

Em sites como o eBay também há ótimas alternativas, como essa aqui.

Verdade...eles tem que começar de alguma forma nao? Ate porque a demanda e pequena, mas veja a system76 ela transformou esse nicho de mercado do ubuntu em um bom negocio.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2013, 10:37 »
Máquina boa essa que o Hugo indicou. :)



Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2013, 11:13 »
Aqui vai um bom artigo (em inglês) sobre o tema compra de PCs para o Linux.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTUzMDc
« Última modificação: 30 de Novembro de 2013, 16:16 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2013, 21:52 »
naum entendo tantas reclamações entre a   Parceria entre a Canonical e a ASUS.

se naum faz parcerias reclamam se faz reclamam rsrsrrs ichê!!!!!

Concordo plenamente.

Parcerias têm que ser feitas, especialmente com grandes empresas como a ASUS.

Se o hardware é simples e modesto, devido ao foco dos envolvidos, basta procurar alternativas, como as entregues pela System76  

Em sites como o eBay também há ótimas alternativas, como essa aqui.

Verdade...eles tem que começar de alguma forma nao? Ate porque a demanda e pequena, mas veja a system76 ela transformou esse nicho de mercado do ubuntu em um bom negocio.
Concordo... fico feliz pela parceria, como disse, mas não consigo deixar de ter uma ponta de tristeza pelo hardware...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2013, 09:00 »
tenho cá uma "fezada" nesta parceria... sempre gostei dos produtos da Asus
quando arranjei o meu actual laptop (um Asus) fiquei admiradíssimo com o facto de ele já vir com o Ubuntu, agora tudo começa a fazer sentido...
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Parceria entre a Canonical e a ASUS.
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2013, 17:53 »
Alienware é outra grande fabricante a apostar no SO da Canonical.

Vejam os modelos disponíveis no link abaixo:
http://www.alienware.com/ubuntu/featured_systems.aspx#tab_Featured_Systems

PS: Devido a essa outra parceria (e outras que por ventura venham a surgir) modifiquei o título do tópico.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2013, 17:57 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog