Amigos, uso o ubuntu 12.04 LTS em meu not da asus. Minha conta é de administrador e a minha senha antes era " als " entretanto fui querer mudar a mesma e consegui, mas depois resolvi deixa-lo sem senha e fui lá em sistema -> contas de usuário, cliquei em desbloqueia e depois em iniciar sessão sem senha, até ai blz, ficou iniciando sem senha.
Vc não conseguiu deixar sem senha. Isto não existe no Linux. Todos devem usar uma senha e ela não pode ser "em branco".
Vc configurou o inicio automático em "Contas de usuários", isto é, vc configurou um usuário cadastrado no sistema,
informou a senha dele e marcou que este usuário deveria fazer login automático. Isto só serve para um usuário se logar automaticamente no sistema.
Toda e QQ alteração no sistema deve ser fornecida a senha do usuario cadastrado no sudo ou a do root. vc pode modificar as configurações do sudo para não pedir estas confirmações. Só que é uma quebra de segurança daquelas homéricas.
Porém, qualquer coisa q faço no ubuntu como pra instalar atualizações e desligar ou reiniciar pelo terminal ele sempre pedi senha e quando coloco as senhas anteriores ele não aceita e diz q ta errado !! Quando volto e tento adicionar uma senha não consigo pois ao clicar em desbloquear ele pede senha... Ate msm quando clico em desligar ele não o faz... ele volta pra tela de inicio de sessão...
Pois é, vc mudou a senha e no mínimo esqueceu.
Pois ou é esta "als", caso tenha dado errado a troca, ou é a que vc colocou, mas se o sistema não está aceitando o que vc está digitando, provavelmente, o que vc está digitando não tem nada a ver com que foi colocado.
Sugiro que faça o que o zekkerj ensinou.