Autor Tópico: Como criar uma partição /Home pós instalação? Ubuntu 13.10  (Lida 2177 vezes)

Offline Jarmison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Pense ao invés de ter pensamentos
    • Ver perfil
Como criar uma partição /Home pós instalação? Ubuntu 13.10
« Online: 24 de Novembro de 2013, 15:36 »
Galera, tenho o Windows 7 e o Ubuntu 13.10 instalado na minha máquina, em um HD de 500GB, da seguinte maneira:



Minhas dúvida são:
-A forma como está organizada estas partições, é correta?
-Existe alguma maneira de eu criar uma partição /home separa da partição do sistema (17 GB), usando aquele espaço livre de 92GB ?

Valeu!

Obs.: Sou novato em Linux ainda ..  :-[
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, 15:42 por Jarmison »
Pense ao invés de ter pensamentos

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Como criar uma partição /Home pós instalação? Ubuntu 13.10
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2013, 16:28 »
Minhas dúvida são:
-A forma como está organizada estas partições, é correta?
Não estão correta não.
O padrão MBR tem uma limitação de 4 partições chamadas de primária.
vc já está utilizando as 4. Duas para o famigerado Windows 7 (Após o Vista começaram a usar duas sem QQ razão plausível).
Uma para sua estendida (SWAP+Linux).
E outra para DADOS.

Vc teria que aumentar a sua partição estendida para que contivesse este seu espaço livre de 92 GiB.


-Existe alguma maneira de eu criar uma partição /home separa da partição do sistema (17 GB), usando aquele espaço livre de 92GB ?

Existe.
Primeiro passo, faça a sua estendida avançar sobre aquele espaço livre, de forma que o espaço livre fique dentro da estendida.
segundo passo, Formate este espaço livre em um sistema utilizado pelo llinux (ext3/ext4).
terceiro passo, com um live-cd mova os dados da pasta /home para esta nova partição que deve ser montada antes.