Autor Tópico: Placa de Vídeo x Kernel  (Lida 22148 vezes)

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #30 Online: 20 de Novembro de 2013, 12:17 »
Instalei a versão 13.10 kernel 3.11 no modo nomodeset diretamente no HD. Não deu nenhum problema na interface gráfica, rodou normalmente, mas o sistema ficou instável e muito lento, e o uso da CPU muito alto.
Vou ficar com a versão 12.04 e Kernel 3.8 (sem poder atualizá-lo), já que estão a funcionar normalmente. Mas a dúvida continua, o que pode estar a gerar todos esses problemas, o Kernel ou a placa de vídeo? Por que essa placa de vídeo funciona em Distros com Kernel até 3.8 e no Windows 7 normalmente, e nas Distros com kernel 3.11 acontecem esses problemas gráficos? Eis a questão...


Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #31 Online: 20 de Novembro de 2013, 12:20 »
Tenho uma Nvidia Geforce 310M, ela funciona até o kernel do Raring (3.8 ), tentei usar o kernel do Saucy (3.11), não deu certo! Parece alguma incompatibilidade do kernel com o driver proprietário, seria interessante reportar esse bug lá no Launchpad.

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #32 Online: 20 de Novembro de 2013, 12:34 »
Só que o suporte ao Kernel 3.8 não termina agora em Janeiro? E depois disso, vou ter que voltar ao Kernel 3.2 ?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #33 Online: 20 de Novembro de 2013, 12:44 »
Tô sabendo disso não, eu estava usando o kernel 3.5 há um mês atrás, e não me lembro de ter perdido o suporte dele. Dessa eu não sei, vamos esperar alguém pronunciar.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #34 Online: 20 de Novembro de 2013, 13:10 »
Só que o suporte ao Kernel 3.8 não termina agora em Janeiro? E depois disso, vou ter que voltar ao Kernel 3.2 ?

Dá uma lida nos comentários desse link, vem falando sobre essa questão.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #35 Online: 20 de Novembro de 2013, 14:23 »
Então, a versão 13.04 ( Raring ), que deu origem ao kernel 3.8, terá o término do suporte em Janeiro de 2014, automaticamente o Kernel 3.8 também não terá mais nenhum suporte?  
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, 14:46 por King11 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2013, 14:46 »
Então, a versão 13.04 ( Raring ), que deu origem ao kernel 3.8, terá o término do suporte em Janeiro de 2014, automaticamente o Kernel 3.8 também não terá mais nenhum suporte! 

Ola

Não entendi.

Para mim, quem dá suporte e desenvolve o kernel Linux é o Kernel.org, e não a Canonical que distribui um conjunto de pacotes chamado Ubuntu.

Pelo que sei, o kernel está em constante desenvolvimento, mas depois que uma versão fica pronta é só isto. Não existe "suporte". Em novas versões só se agregam novos dispositivos e se fazem correções de bugs e / ou segurança.

Isto significa que uma versão que encontra seu end life não terá mais correções, mas não signifa que não pode ser utilizada.

[]'s

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2013, 15:20 »
Foi uma pergunta, e acabei colocando no final ! ao invés de ?

Conforme link que foi postado, e de acordo com os comentários, entende-se que ao final da uma versão, nesse caso, a 13.04 ( Raring ), o kernel 3.8 também deixaria de receber atualizações de segurança, é isso mesmo?

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #38 Online: 20 de Novembro de 2013, 17:19 »
Então, a versão 13.04 ( Raring ), que deu origem ao kernel 3.8, terá o término do suporte em Janeiro de 2014, automaticamente o Kernel 3.8 também não terá mais nenhum suporte!  

Ola

Não entendi.

Para mim, quem dá suporte e desenvolve o kernel Linux é o Kernel.org, e não a Canonical que distribui um conjunto de pacotes chamado Ubuntu.

Pelo que sei, o kernel está em constante desenvolvimento, mas depois que uma versão fica pronta é só isto. Não existe "suporte". Em novas versões só se agregam novos dispositivos e se fazem correções de bugs e / ou segurança.

Isto significa que uma versão que encontra seu end life não terá mais correções, mas não signifa que não pode ser utilizada.

[]'s

O suporte do Kernel 3.8 pela kernel.org foi de feveriro 2013 a maio de 2013.

Por causa do Ubuntu, a Canonical manteve o suporte até agosto de 2014.

Maiores informações nos links abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Maintenance
https://wiki.ubuntu.com/Kernel
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #39 Online: 21 de Novembro de 2013, 18:58 »
Já que o kernel 3.11 está a causar problemas com minha placa de vídeo, gostaria de saber se eu quiser usar o Ubuntu 13.10 com um Kernel inferior, ex: 3.2, 3.8...etc, isto é possível, ou causaria alguma instabilidade no sistema, ou o próprio sistema não aceitaria uma versão inferior? Caso seja possível, como poderia fazer essa instalação?
 

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #40 Online: 21 de Novembro de 2013, 19:06 »
Cara, fica no 12.04 com kernel 3.8, funciona maravilhas aqui.

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #41 Online: 21 de Novembro de 2013, 19:15 »
Eu tenho instalado o 12.04.3 com kernel 3.8, e só troco na próxima versão LTS, se o kernel permitir... rsrs. É que tenho outra partição de testes, e gostaria de saber se é possível, só para testar mesmo. E também tirar essa dúvida, porque não encontrei em outro lugar nenhuma informação sobre esse assunto! 

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #42 Online: 21 de Novembro de 2013, 20:48 »
Eu tenho instalado o 12.04.3 com kernel 3.8, e só troco na próxima versão LTS, se o kernel permitir... rsrs. É que tenho outra partição de testes, e gostaria de saber se é possível, só para testar mesmo. E também tirar essa dúvida, porque não encontrei em outro lugar nenhuma informação sobre esse assunto! 

O Kernel 3.8 terá suporte da Canonical até agosto de 2014.
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Maintenance

Portanto, pode continuar com seu Ubuntu 13.04 tranquilamente até a liberação da próxima versão da distro, o Ubutu14.04 LTS, o que ocorrerá em abril de 2014.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #43 Online: 21 de Novembro de 2013, 21:25 »
A minha dúvida mesmo, como citado acima, é:

Já que o kernel 3.11 está a causar problemas com minha placa de vídeo, gostaria de saber se eu quiser usar o Ubuntu 13.10 com um Kernel inferior, ex: 3.2, 3.8...etc, isto é possível, ou causaria alguma instabilidade no sistema, ou o próprio sistema não aceitaria uma versão inferior? Caso seja possível, como poderia fazer essa instalação?

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Placa de Vídeo x Kernel
« Resposta #44 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:10 »
A minha dúvida mesmo, como citado acima, é:

Já que o kernel 3.11 está a causar problemas com minha placa de vídeo, gostaria de saber se eu quiser usar o Ubuntu 13.10 com um Kernel inferior, ex: 3.2, 3.8...etc, isto é possível, ou causaria alguma instabilidade no sistema, ou o próprio sistema não aceitaria uma versão inferior? Caso seja possível, como poderia fazer essa instalação?


Teste com a ferramenta de instalação de Kernel do BigBruno, mantenedor do BigLinux, e verifique. Segue o link:
http://www.biglinux.com.br/ubuntu/big-repositorio-kernel-ubuntu_1.0.0-1kaiana1_all.deb

Com ela você pode instalar facilmente vária versões do Kernel em seu Ubuntu (e derivados).

 
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog