Autor Tópico: Pacotes das distros  (Lida 2634 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Pacotes das distros
« Online: 09 de MAR?O de 2014, 01:52 »
Olá!

Gostaria de saber qual "tipo de pacote" (não sei como fala rsrs) é o que mais tem pacotes e/ou mais usado?

Tipo, existem mais pacotes Debian (.deb), Red Hat (.rmp), Arch (.tar.xz), ou Gentoo (não sei rsrs)?

Em ordem decrescente como ficaria?

Abraços.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Pacotes das distros
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2014, 05:18 »
Existe mais pacotes Debian com certeza.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pacotes das distros
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2014, 06:38 »
Tipo, existem mais pacotes Debian (.deb), Red Hat (.rmp), Arch (.tar.xz), ou Gentoo (não sei rsrs)?

Em ordem decrescente como ficaria?

Olá

Usando um raciocinio lógico, sabemos que no início de tudo, existia o kernel linux, e seguido a ele o shell

Assim, pela filosofia do open source (codigo aberto, não confundir com free software) todos os pacotes eram disponibilizador em fonte compactados em tar.

Ainda pela filosofia, todo o código tem que ser disponibilizado para a comunidade.

Não importando o formato de empacotamento da distro, o código é obrigatóriamente distribuído em fonte e compactado em tarball

Logo o número é absoluto. Todos os pacotes do sistema GNU/Linux são fornecidos em tarball

Se foram compilados para .deb ou .rpm é por pura conveniência, mas em tarball é por obrigação em seguir a filosofia

Não com isto que tarball seja obrigatório, mas foi adotado pela maioria dos desenvolvedores pela boa compactação proporcionada ao seus códigos fonte.

Então com 100% de precisão, é em código fonte que os pacotes são distribuídos

Como citado, por conveniência (evita-se ter que compilar codigo fonte) existem varios formatos de pacotes pré compilados

deb (Debian)
ebuild (Gentoo)
PISI (Pardus ,Pisi Linux)
pkg (Solaris)
PUP and PET (Puppy Linux)
QPKG (QNAP)
RPM (Red Hat, Fedora, CentOS)
SLP (Stampede Linux)
pkg.tar.xz (Arch Linux)
.tgz, .txz, .tbz, .tlz (Slackware)

Exceto o código fonte, das distros mais "famosas" a que surgiu primeiro se não me falha a memória foi a Red Hat. É de se supor que os pacotes pré compilados em .rpm sobrevivam em maior número (MCC foi a primeira distribuição do Linux)

[]'s

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pacotes das distros
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2014, 17:20 »
Valeu Tota =)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Pacotes das distros
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2014, 10:57 »
Gostaria de saber qual "tipo de pacote" (não sei como fala rsrs) é o que mais tem pacotes e/ou mais usado?

Tipo, existem mais pacotes Debian (.deb), Red Hat (.rmp), Arch (.tar.xz), ou Gentoo (não sei rsrs)?
A listá razoavelmente atualizada http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Linux_distributions#Package_management_and_installation


Gentoo não possui pacotes propriamente ditos (apesar de possuir alguns pacotes pré-compilados). São scripts que guiam a compilação, chamados de ebuilds.
EDIT: nesse site tem os valores mais atualizados de pacotes pré-compilados e ebuilds para Gentoo.  No momento dessa postagem o valor é "Packages: 17307 Ebuilds: 37970".

O Arch usa o formato .pkg.tar.xz pelo que entendi, e não .tar.xz
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2014, 11:13 por rudregues »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Pacotes das distros
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2014, 16:55 »
ebuilds so fazem guiar o portage pela compilacao, mas vc pode sim fazer pacotes pre compilados usando o quickpkg e instalar com um emerge -K
Rolling Release é o máximo \o/