Autor Tópico: Interface Grafica nao carrega  (Lida 10297 vezes)

Offline Bazana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Interface Grafica nao carrega
« Online: 22 de Junho de 2010, 17:49 »
Boa noite, senhores. Estou com um  problemao no meu Ubuntu 10.4.

Possuo um netbook Acer 751h e ao ligar ele, ele passa normalmente pelo grub, mas na hora de carregar a interface grafica ele carrega o menu (login, rede, data), mas nao abre o menu principal e a tela fica travando e nao carrega mais nada e nem eh possivel mexer. Ao tentar entrar no modo de recuperacao eu consigo entrar pelo startx como root apenas. Alguem pode me dar uma luz, tipo: Eu tirar a interface grafica principal e colocar o X sempre que entrar automaticamente, ou consertar o problema do travamento. Grato

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2010, 18:19 »
Faça uma pesquisa aqui no forum pelo argumento de inicialização => xforcevesa.

Na tela de boot, tecle <shift> para entrar nas opções do grub.

Veja no rodapé as opções de boot e insira lá o xforcevesa.

Procure aqui no forum, pois já existem respostas para sua dúvida, voce economiza tempo.

Para esclarecer melhor,
Citar
Alguem pode me dar uma luz, tipo: Eu tirar a interface grafica principal e colocar o X sempre que entrar automaticamente

Não existe interface gráfica sem o X ( ou X Windows System ). Ele é o responsável em gerenciar os ambientes gráficos, como o Gnome, KDE, XFCE, Window Maker, Enlightenment, etc.

Uma maquina sem interface gráfica ( o X ) não suporta um ambiente grafico ( Gnome por ex. ), ou seja, é uma maquina em modo texto apenas ( Um servidor por ex. )

Desta forma, como cita, manter o X sem ambiente gráfico nenhum fará com que sua maquina inicie sempre em modo console (texto).

[],s

Offline Bazana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2010, 18:37 »
Obrigado Tota, vou verificar aqui no forum e fazer os testes. Muito grato

Offline jairo58

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2010, 10:38 »
Faça uma pesquisa aqui no forum pelo argumento de inicialização => xforcevesa.

Na tela de boot, tecle <shift> para entrar nas opções do grub.

Veja no rodapé as opções de boot e insira lá o xforcevesa.

Procure aqui no forum, pois já existem respostas para sua dúvida, voce economiza tempo.

Para esclarecer melhor,
Citar
Alguem pode me dar uma luz, tipo: Eu tirar a interface grafica principal e colocar o X sempre que entrar automaticamente

Não existe interface gráfica sem o X ( ou X Windows System ). Ele é o responsável em gerenciar os ambientes gráficos, como o Gnome, KDE, XFCE, Window Maker, Enlightenment, etc.

Uma maquina sem interface gráfica ( o X ) não suporta um ambiente grafico ( Gnome por ex. ), ou seja, é uma maquina em modo texto apenas ( Um servidor por ex. )

Desta forma, como cita, manter o X sem ambiente gráfico nenhum fará com que sua maquina inicie sempre em modo console (texto).

[],s

Tota

Desde a migração para a versão 10.04 a interface gráfica não carrega, por causa de problemas com driver Nvidia.
Com a ultima atualização do kernel o problema se agravou, pois o x não mais carrega e estou dois dias sem acessar meu computador.
Depois do startx aparece um elenco de erros. Vou listar uma parte: (module-specific error,0)

Current version of pixman: 0.16.4
Before reporting problems, check http://wiki.x.org
to make sure that you have the latest version.
6 linhas abaixo
FATAL: Module nvidia not found.
(EE) Nvidia: Failed to load the NVIDIA kernel module. Please check ypur system's kernel log for additional error messages.
(EE) Failed to load module "nvidia" (module-specific error,0)
(EE) No drivers available.

Fatal server error:
no screens found

Please consult the The X.Org Foundation support at http:// wiki.x.org for help.
2linhas abaixo
xinit: No such file or directory (errno 2): unable to connect to X server
xinit: No such process (erno 3): Server error.

Utilizo ubuntu 10.04 64bits, num AMD Athlon x4 620, com placa de vídeo Geforce 7025


Offline jairo58

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2010, 22:43 »
Faça uma pesquisa aqui no forum pelo argumento de inicialização => xforcevesa.

Na tela de boot, tecle <shift> para entrar nas opções do grub.

Veja no rodapé as opções de boot e insira lá o xforcevesa.

Procure aqui no forum, pois já existem respostas para sua dúvida, voce economiza tempo.

Para esclarecer melhor,
Citar
Alguem pode me dar uma luz, tipo: Eu tirar a interface grafica principal e colocar o X sempre que entrar automaticamente

Não existe interface gráfica sem o X ( ou X Windows System ). Ele é o responsável em gerenciar os ambientes gráficos, como o Gnome, KDE, XFCE, Window Maker, Enlightenment, etc.

Uma maquina sem interface gráfica ( o X ) não suporta um ambiente grafico ( Gnome por ex. ), ou seja, é uma maquina em modo texto apenas ( Um servidor por ex. )

Desta forma, como cita, manter o X sem ambiente gráfico nenhum fará com que sua maquina inicie sempre em modo console (texto).

[],s

Tota

Desde a migração para a versão 10.04 a interface gráfica não carrega, por causa de problemas com driver Nvidia.
Com a ultima atualização do kernel o problema se agravou, pois o x não mais carrega e estou dois dias sem acessar meu computador.
Depois do startx aparece um elenco de erros. Vou listar uma parte: (module-specific error,0)

Current version of pixman: 0.16.4
Before reporting problems, check http://wiki.x.org
to make sure that you have the latest version.
6 linhas abaixo
FATAL: Module nvidia not found.
(EE) Nvidia: Failed to load the NVIDIA kernel module. Please check ypur system's kernel log for additional error messages.
(EE) Failed to load module "nvidia" (module-specific error,0)
(EE) No drivers available.

Fatal server error:
no screens found

Please consult the The X.Org Foundation support at http:// wiki.x.org for help.
2linhas abaixo
xinit: No such file or directory (errno 2): unable to connect to X server
xinit: No such process (erno 3): Server error.

Utilizo ubuntu 10.04 64bits, num AMD Athlon x4 620, com placa de vídeo Geforce 7025


Por favor alguém pode me ajudar. Tenho um trabalho importante para concluir e todas as informações estão neste computador que não estou conseguindo acessar.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2010, 23:01 »
Faça uma pesquisa aqui no forum pelo argumento de inicialização => xforcevesa.

Na tela de boot, tecle <shift> para entrar nas opções do grub.

Veja no rodapé as opções de boot e insira lá o xforcevesa.

Procure aqui no forum, pois já existem respostas para sua dúvida, voce economiza tempo.

Para esclarecer melhor,
Citar
Alguem pode me dar uma luz, tipo: Eu tirar a interface grafica principal e colocar o X sempre que entrar automaticamente

Não existe interface gráfica sem o X ( ou X Windows System ). Ele é o responsável em gerenciar os ambientes gráficos, como o Gnome, KDE, XFCE, Window Maker, Enlightenment, etc.

Uma maquina sem interface gráfica ( o X ) não suporta um ambiente grafico ( Gnome por ex. ), ou seja, é uma maquina em modo texto apenas ( Um servidor por ex. )

Desta forma, como cita, manter o X sem ambiente gráfico nenhum fará com que sua maquina inicie sempre em modo console (texto).

[],s

Tota

Desde a migração para a versão 10.04 a interface gráfica não carrega, por causa de problemas com driver Nvidia.
Com a ultima atualização do kernel o problema se agravou, pois o x não mais carrega e estou dois dias sem acessar meu computador.
Depois do startx aparece um elenco de erros. Vou listar uma parte: (module-specific error,0)

Current version of pixman: 0.16.4
Before reporting problems, check http://wiki.x.org
to make sure that you have the latest version.
6 linhas abaixo
FATAL: Module nvidia not found.
(EE) Nvidia: Failed to load the NVIDIA kernel module. Please check ypur system's kernel log for additional error messages.
(EE) Failed to load module "nvidia" (module-specific error,0)
(EE) No drivers available.

Fatal server error:
no screens found

Please consult the The X.Org Foundation support at http:// wiki.x.org for help.
2linhas abaixo
xinit: No such file or directory (errno 2): unable to connect to X server
xinit: No such process (erno 3): Server error.

Utilizo ubuntu 10.04 64bits, num AMD Athlon x4 620, com placa de vídeo Geforce 7025


Por favor alguém pode me ajudar. Tenho um trabalho importante para concluir e todas as informações estão neste computador que não estou conseguindo acessar.
Você usar o PC e acessar seus arquivos pelo Live CD/USB

Offline jairo58

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2010, 23:22 »
Obrigado Falco

Já acessei meus arquivos pelo live CD. De qualquer forma continuo com o problema com a interface gráfica que não está carregando, se não houver solução urgente vou ser obrigado a reinstalar o Ubuntu 10.04. Alguém sabe informar se o problema com driver Nvidia está ligado a versão 64 bits. Se for vou instalar a versão i386.

Offline jairo58

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2010, 12:58 »
Obrigado Falco

Já acessei meus arquivos pelo live CD. De qualquer forma continuo com o problema com a interface gráfica que não está carregando, se não houver solução urgente vou ser obrigado a reinstalar o Ubuntu 10.04. Alguém sabe informar se o problema com driver Nvidia está ligado a versão 64 bits. Se for vou instalar a versão i386.

Agradeço aos que tentaram ajudar, mas eu não suportava mais os apelos da minha mulher, que precisa trabalhar nesta máquina. Resolvi reinstalar o ubuntu 10.04 64 bits.

Offline jomanolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega -Solução Alternativa
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:52 »
amigos este problema está acontecendo também no novo Kubuntu 13.10. Eu havia acabado de instalar e já estava configurando todo o sistema (pacote de programas,etc) quando resolvi clicar no "Drivers Adicionais"  :'( foi ai que toda a desgraça aconteceu..... Ao reiniciar a máquina o KDE não carregou, apenas uma tela de login em modo texto o bom velho terminal. Resultado, tentei recuperar com (startx,etc) vários conselhos colhidos em outros fóruns e nada. Da última vez a máquina travou numa tela preta e não saia mais. Resultado? Tive que reinstalar o mesmo.

Ao recomeçar tudo de novo, desta vez me lembrei de seguir um tópico norte-americano que dizia que haviam problemas com o driver da versão 319.60.

 :( Foi ai que percebi que teria que esperar pela 14.04. mas como sou teimoso surge uma luz  ;D

Antes de mais nada, de atualizar qualquer coisa abri o Gerenciador de pacotes do Muon

Digitei "nvidea" e achei os drivers 173 mais antigos que funcionavam bem no 12.10.

Mandei instalar o pacote nvidia-173-Driver binário Nvidia Xorg módulo kernel e biblioteca VDPAU

Após isso, reiniciei minha máquina esperando que fosse dar problema

Mas não deu até rodar a atualização do muon.ai deu pau de novo.

Minha placa é Geforce 9400GT (série 9)

Acredito que tenha mesmo um pau no sistema pq instalando pelos drivers adicionais ate o servidor X sumiu da máquina.

O problema é que não pode rodar a atualização do muon e seus pacotes, pois se fizer isso a máquina vai ficar com problema de novo! precisei reinstalar de novo. Ou tu escolhe a máquina perfeita sem drivers mas atualizada, ou com o driver mas se rodar atualização do sistema e atualizar ai vai dar pau.

Se alguém tiver uma solução para o problema, favor reportar.

Abraços!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 16:22 por jomanolo »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2013, 19:41 »
Ao jairo58:

O driver 304 ainda dá suporte à essa placa GeForce 7025 / NVIDIA nForce 630a:

http://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/69366/en-us (64 bits)
http://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/69365/en-us (32 bits)

Drivers acima do 304 não dão mais suporte à essa placa.

Será que se instalar o Ubuntu 13.10 ou derivado mais leve, e instalar esse driver, não dá certo?

---

jomanolo:

O driver 304 atual, que postei acima, suporta a Geforce 9400 GT. Versões acima dessa 304 não funcionam (325 e 331). No "Drivers Adicionais", qual driver exatamente foi instalado?

Esse driver 173 não dá suporte para sua placa, veja: http://www.nvidia.com/object/linux-display-amd64-173.14.38-driver.html

Acho que o que aconteceu foi esse 173 ter desinstalado o outro que tinha no sistema, e ao reiniciar, o sistema verificou que esse driver é incompatível com sua placa, e subiu o driver open source Nouveau mesmo.

---

Esse link tem todos os drivers mantidos pela Nvidia, tanto o atual como versões legadas:

http://www.nvidia.com/object/unix.html

Importante: use esses sites apenas como referência, dê preferência ao que há no repositório oficial do Ubuntu, por meio do apt-get, Synaptic ou Central de Programas.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 19:52 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jomanolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica nao carrega (Solucionado)
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:33 »
Deu certo, instalei o driver da versão 304 conforme comentado e consegui solucionar o meu problema. Ufa que bom  ;D

Tinha tentado outra versão o 173 mas ai ficou pior, os vídeos ficavam com cores esquisitas (rosados como se estivessem invertidos) perdi o suporte ao HDMI e as janelas do Kde apresentavam travamentos e falhas. Era o driver errado  :'(

Finalmente com a dica do Sergio Benjamim pude resolver meu problema do 13.10. Muito Grato Sergio!  :)

Agora fica um aviso aos colegas! Não tentem atualizar o sistema! No Gerenciador de Atualizações devem ainda ficar pendentes quase 56 pacotes,a única coisa que podem atualizar via gerenciador de pacotes é o próprio gerenciador e Central de aplicativos MUON.

Se forem atualizar 100% o sistema com os drivers da Nvidia mesmo o 304 já instalados, o sistema poderá apresentar problemas no X. Comigo aconteceu duas vezes justamente depois de fazer estas atualizações.

Deve ter alguma incompatibilidade com estas versões que ainda não foram corrigidas. Fica a dica do Sergio testada e comprovada que o driver 304 é o que poderá ser a solução de alguns problemas.

Abraços!  8)
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 21:36 por jomanolo »