Autor Tópico: Zappwm 4- BETA: desktop para Ubuntu e derivados.  (Lida 35284 vezes)

Offline bebeto_maya

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Zappwm 4- BETA: desktop para Ubuntu e derivados.
« Online: 09 de Novembro de 2013, 23:15 »
O que é?

Um simples desktop GPL3, que configurei para uso diário, ressuscitando meu antigo Zappwm, finado em 2005, mesclando ROX e Fluxbox e que resolvi "empacotar" para a comunidade Linux e Ubuntu, com forte foco em Redes Sociais, Cloud Computer e Drag'n Drop. Resolvi criá-lo porque queria algo diferente dos mais pesados KDE/GNOME/Unity e que rodasse mais leve. A opção era LXDE ou XFCE. O LXDE é ótimo e o XFCE tem Drag'n Drop, mas não me agradava tanto. Então, brincando personalizei meu próprio ambiente, e empacotei para a comunidade. Ao instalá-lo ele aparecerá no menu do LightWM/GDM/KDM como Zappwm. Com uma boa costumização do ROX, você terá

-Menu QuickApps - atalhos rápidos para os principais aplicativos de um Desktop Linux
-Social Life- Atalhos para redes sociais, emails, cloud computer etc.
-AllApps- Atalhos para todos os aplicativos do sistema.



Com o Rox você pode arrastar arquivos, pastas, e aplicativos de qualquer lugar para qualquer lugar: Painéis, Desktop, Pastas. Isso é um grande diferencial. Para configurar seu wallpaper basta clicar com o botão direito do mouse no desktop e escolher "Backdrop". Arraste uma imagem para dentro da janela e pronto!

É um projeto bem simples, sem pretensão nenhuma, apenas uma configuração de desktop que empacotei e distribuo para a comunidade Linux, incluindo Ubuntu.

Instalação

Entre em http://sourceforge.net/projects/zappwm/ clique em "Browse All files" e baixe a versão para Debian/Ubuntu/Mint e congêneres:

zappwm_4.0_all.deb

-As dependências são: pcmanfm, xdg-utils, rox-filer, zenity. O gerenciador de programas do Ubuntu já resolve mas o Lintian, que é bem rigoroso, vai apontar inconsistência nas permissões dos arquivos, que podem ser ignoradas sem problemas. Caso não queira ver essas inconsistências, instale facilmente pelo source, nesse caso, instale as dependências manualmente.

-Efetue logoff e selecione no Display manager a opção zappwm, você entrará no sistema. O gerenciador padrão é o ROX, mas coloquei o PCmanFm como alternativa para montagem automática de dispositivos. A sensação, na usabilidade, é semelhante ao MacOSX, mas é muito diferente ao mesmo tempo. Como Zappwm usa ROX, que é baseado no antigo Risc OS, que foi o pai de todos os bons ambientes gráficos, você sentirá uma facilidade de adaptação com o tempo, customizando tudo com simples cliques do mouse. Inclusive criando atalhos para pastas, aplicativos e arquivos. Eu já me dei ao trabalho de configurar "uma pá"  de mime-types, então quando você clicar num PDF, o ROX já vai abrir o Evince. Se clicar num ODT, ele abrirá o LibreOffice e por aí vai.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Zappwm 4- BETA: desktop para Ubuntu e derivados.
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2013, 23:30 »
Muito interessante pra ressuscitar aquele PC velhinho, encostado num canto, com RAM de 256MB e por aí vai. Parece levíssimo.
Tem alguma previsão de quando pode sair uma versão final?

Offline bebeto_maya

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Zappwm 4- BETA: desktop para Ubuntu e derivados.
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2013, 01:59 »
Estou colhendo o feedback dos usuários...Preciso melhorar alguns scripts e ajeitar alguma coisa no binário, colocar um sleep. Porque ele carrega tão rápido que algumas configs não são lidas! É realmente um ambiente muito rápido. O único problema que tive foi com os novos parâmetros para construir arquivos debian, com o lintian, que invalidam os pacotes, mas que não é nada sério, mas costuma assustar o usuário. De todo modo o beta é plenamente funcional, se o painel do fluxbox aparecer embaixo, só é colocar ele pra cima clicando no painel do flux com o botão direito do mouse, indo em placement e colocar em top.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Zappwm 4- BETA: desktop para Ubuntu e derivados.
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2013, 10:37 »
Se você conseguir deixar tão funcional quanto o Windows 98 agradeço muito. Não adianta fazer um Window Manager leve se ele for capado.
Te desejo boa sorte!

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Zappwm 4- BETA: desktop para Ubuntu e derivados.
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:40 »
 Como vai o projeto?
Rolling Release é o máximo \o/