Autor Tópico: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.  (Lida 25770 vezes)

Offline tinoco silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:11 »
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-2.6.32-38-generic
tinoco@tinoco-desktop:~$
deu isto e agora depois reiniciei a maquina ficou igual como antes mais alguma ajuda agradecia adeus e obrigado.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:24 »
Uma possibilidade talvez seja esse kernel muito antigo. Tenho quase certeza de que se usar um kernel atualizado (ou seja, 3.2.x ou posterior), tudo se resolve.
Volto a repetir: atualmente não há mais motivos pra continuar com uma versão antiga do Ubuntu. Ainda recomendo fortemente a atualização pra versão 13.10 ou, pelo menos, pra 12.04 LTS, se quiser resolver esse problema imediatamente.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:34 »
deu isto e agora

Ainda continua aparecendo aquele mesmo erro da primeira mensagem?
O seu primeiro dispositivo de boot configurado no SETUP é este HD, Estou certo?
Vc está usando algum pendrive?

« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 22:39 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:13 »
Coloque a saida destes comando:


Código: [Selecionar]
for a in $(ls /etc/grub.d/4*); do echo $a && cat $a; done;
Código: [Selecionar]
sudo cat /proc/cmdline
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2013, 02:33 »
selvaking, ele só consegue iniciar a máquina pelo livecd. Quando ele executa o comando que vc passa, ele não está pegando do sistema problemático e sim do livecd.

tinoco, nessa vida tudo tem jeito, só não tem jeito pra morte. Mas tem coisas que não vale a pena tentar fazer, principalmente quando vc não sabe como. Eu acho que não adianta bater cabeça tentando consertar seu sistema, até pq vc deu a entender que acabou de instalá-lo, então não tem nada nele pra salvar.

Ajude a você mesmo, pegue um cd de instalação do Ubuntu 12.04, ou até mesmo do 13.10, pare de perder tempo com o 10.04. Mesmo que vc conseguisse consertá-lo, o que vc teria? Um sistema desatualizado...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tinoco silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2013, 08:51 »
olá colocai os comando e deu isto obrigado adeus.

tinoco@tinoco-desktop:~$ for a in $(ls /etc/grub.d/4*); do echo $a && cat $a; done;
/etc/grub.d/40_custom
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
tinoco@tinoco-desktop:~$ sudo cat /proc/cmdline
[sudo] password for tinoco:
BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-2.6.32-38-generic root=UUID=50a6fc50-a55a-4ba0-83a7-c1152cb23c7c ro quiet splash
tinoco@tinoco-desktop:~$

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2013, 08:54 »
selvaking, ele só consegue iniciar a máquina pelo livecd. Quando ele executa o comando que vc passa, ele não está pegando do sistema problemático e sim do livecd.
Discordo plenamente. ELe não falou nada que estava iniciando por livecd. E as respostas aos primeiros comandos fazem referência ao HD dele. Veja o prompt: "tinoco@tinoco-desktop:~$". A não ser que ele tenha editado pra colocar aqui.

tinoco, nessa vida tudo tem jeito, só não tem jeito pra morte. Mas tem coisas que não vale a pena tentar fazer, principalmente quando vc não sabe como. Eu acho que não adianta bater cabeça tentando consertar seu sistema, até pq vc deu a entender que acabou de instalá-lo, então não tem nada nele pra salvar.
Não desista fácil! Mano zekkerj tá se equivocando. Se aprende muito tentando corrigir erros do sistema.

Ajude a você mesmo, pegue um cd de instalação do Ubuntu 12.04, ou até mesmo do 13.10, pare de perder tempo com o 10.04. Mesmo que vc conseguisse consertá-lo, o que vc teria? Um sistema desatualizado...

O Ubuntu 10.04.4 LTS (Lucid Lynx) tem suporte para servidores até ABRIL de 2015.
Uma máquina com um HD de 40 GiB não deve ser uma super-máquina por isto o 10.04 deve ter sido a escolha certa dele.
Eu ainda tenho várias máquinas aqui com o 10.04 rodando.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 08:58 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2013, 09:11 »
tinoco silva!

Responda a estas perguntas:

Ainda continua aparecendo aquele mesmo erro da primeira mensagem?
O seu primeiro dispositivo de boot configurado no SETUP é este HD, Estou certo?
Vc está usando algum pendrive?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline tinoco silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2013, 10:14 »
Ainda continua aparecendo aquele mesmo erro da primeira mensagem? sim continua a parecer o mesmo erro inicial mas eu  consigo arrancar com o ubuntu10.04 tenho que colocar no (initramfs) com estes comandos:
blkid
blkid dev --rereadpt /dev/sda1
blkid
exit
OK com estes comandos o ubuntu 10.04 arranca sem problemas sem estes comandos dá o mesmo erro na tela principal.


O seu primeiro dispositivo de boot configurado no SETUP é este HD, Estou certo? sim é este e único que lá tenho montado no pc e na bios deve ser igual porque só tenho este HD neste pc.

Vc está usando algum pendrive? em primeiro eu instalei o ubuntu 10.04 por pen usb onde pedi ao próprio ubuntu para instalar a sua maneira mas deu o mesmo erro voltei a instalar por pn onde eu eliminei e fiz novas partições deu o mesmo erro.
Depois por ultimo instalei por cd voltei a eliminar as partições voltei a fazer partições novas mas o mesmo erro continua não sei o que fazer adeus.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 11:05 por selvaking »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2013, 11:05 »
Ainda continua aparecendo aquele mesmo erro da primeira mensagem? sim continua a parecer o mesmo erro inicial mas eu  consigo arrancar com o ubuntu10.04 tenho que colocar no (initramfs) com estes comandos:
blkid
blkid dev --rereadpt /dev/sda1
blkid
exit
OK com estes comandos o ubuntu 10.04 arranca sem problemas sem estes comandos dá o mesmo erro na tela principal.


Aonde vc encontrou isto?

Conheço o comando blkid e ele não tem esta sintaxe.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2013, 11:19 »
selvaking, ele só consegue iniciar a máquina pelo livecd. Quando ele executa o comando que vc passa, ele não está pegando do sistema problemático e sim do livecd.
Discordo plenamente. ELe não falou nada que estava iniciando por livecd. E as respostas aos primeiros comandos fazem referência ao HD dele. Veja o prompt: "tinoco@tinoco-desktop:~$". A não ser que ele tenha editado pra colocar aqui.

tinoco, nessa vida tudo tem jeito, só não tem jeito pra morte. Mas tem coisas que não vale a pena tentar fazer, principalmente quando vc não sabe como. Eu acho que não adianta bater cabeça tentando consertar seu sistema, até pq vc deu a entender que acabou de instalá-lo, então não tem nada nele pra salvar.
Não desista fácil! Mano zekkerj tá se equivocando. Se aprende muito tentando corrigir erros do sistema.
Selvaking, se você tem tempo de sobra pra perder fuxicando um sistema que não tá funcionando, quando não tem nada a salvar lá dentro e a solução mais rápida é reinstalar, esteja à vontade. Eu realmente aprendi muita coisa corrigindo erros do sistema, e uma delas é perceber quando vale a pena insistir e quando não vale...


Citar
Ajude a você mesmo, pegue um cd de instalação do Ubuntu 12.04, ou até mesmo do 13.10, pare de perder tempo com o 10.04. Mesmo que vc conseguisse consertá-lo, o que vc teria? Um sistema desatualizado...

O Ubuntu 10.04.4 LTS (Lucid Lynx) tem suporte para servidores até ABRIL de 2015.
Uma máquina com um HD de 40 GiB não deve ser uma super-máquina por isto o 10.04 deve ter sido a escolha certa dele.
Eu ainda tenho várias máquinas aqui com o 10.04 rodando.
Eu também tenho um cliente que usa 10.04. E ele de 5 em 5 min me liga perguntando pq não consegue instalar um tal programa, ou pq não consegue instalar a versão tal do outro programa que ele precisa usar, ou pq o desktop dele não tem tal e tal função...
Mas trata-se de uma máquina que foi instalada em 2010, e agora não tem como ser atualizada. Não de uma máquina que foi recém instalada!!! Ou você instalou algum 10.04 nos últimos seis meses? Não, né? Seria burrice fazer isso sabendo que a distribuição está desatualizada. Nosso colega não sabia. Mas você sabe, pq insiste? Só pelo "prazer" de consertar, e fazer nosso colega perder o tempo dele também?

Pense nisso --- mas não me responda, pq eu fui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2013, 12:01 »
ola pessoal estou com um problema com o ubuntu 10.04 conseguir instalar fiz duas partições uma 1gb em swap e outra de 30gb como ext4/ só que quando arranca o ubuntu aparece isto já tentei recuperar de novo a grub do ubuntu e nada fica igual será que alguém me pode ajudar como resolvo este embrulho obrigado e adeus.

 Gave up waiting for root device. Common problems:
 - Boot args (cat /proc/cmdline)
 - Check rootdelay= (did the system wait long enough?)
 - Check root= (did the system wait for the right device?)
 - Missing modules (cat /proc/modules; ls /dev)
 ALERT! /dev/disk/by-uuid/920903aa-762f-40d2-8126-87f4b0e6f975 does not exist. Dropping to a shell!

 BusyBox v1.19.3 (Ubuntu 1:1.10.3-7ubuntu1.1) bult-in shell (ash)
 Enter 'help' for a lost of built-in commands.
 (initramfs)
já consegui arrancar com o ubuntu mas o problema é que quando o ubuntu é encerrado quando volto a ligar tenho que escrever sempre estas palavras no (initramfs) para voltar a arrancar:
blkid
blkid dev --rereadpt /dev /sda1
blkid
exit
se alguém me poder ajudar agradecia adeus.
 ??? ???

Não estou acompanhando o tópico, mas vendo esse seu texto me pareceu que seu sistema está com algum problema na identificação correta UUID das partições (ALERT! /dev/disk/by-uuid/920903aa-762f-40d2-8126-87f4b0e6f975 does not exist.) e o comando que você usa (blkid dev --rereadpt /dev /sda1) de certa forma corrige momentaneamente esse erro, então caso não seja essa linha de investigação usada aqui no suporte dos colegas, seria uma boa ideia investigar isso (UUID, GRUB2, fstab).

Talvez até deixar de usar o método UUID para identifica as partições...
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline tinoco silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2013, 12:21 »
depepois de entrar na bios o disco estava como segundo slaver mas eu já o colocai como master agora está ok mesmo assim continua com o erro e como faço para experimentar isto porque não sei  (UUID, GRUB2, fstab).obrigado.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #28 Online: 13 de Novembro de 2013, 07:55 »
Faça uma nova instalação!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline tinoco silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com linux ubuntu 10.04-editado.
« Resposta #29 Online: 13 de Novembro de 2013, 21:55 »
perece mentira colega instalei tudo de novo estou passado não acredito fiou igual este ubuntu está a dar-me cabo  da cabeça adeus colega desculpa a minha chatice e  obrigado por tudo.