Autor Tópico: U-HelD :: Ubuntu Help Desk  (Lida 3417 vezes)

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
U-HelD :: Ubuntu Help Desk
« Online: 26 de Setembro de 2006, 00:13 »
Oi,

Não sabia onde postar esses pensamentos/idéias, então resolvi trazer aqui para a mesa do nosso café...

Bem, todo mundo sabe que esse problema de tópicos duplicados não vai ter solução nunca, né? Ah!? Alguém acha que vai? É... a gente precisa mesmo se prender a algumas ilusões nessa vida. ;)

Mas falando sério, estava matutando uma forma de _minimizar_ o problema e me ocorreu o que poderia vir a ser um belo projeto para nós programadores da comunidade. Chamei a idéia de "U-HelD" (you held) => "Ubuntu Help Desk", e a coisa funcionaria mais ou menos assim:

1 - Numa página (bem divulgada e com links em destaque nos sites da comunidade) haveria uma ferramenta de suporte (help desk) na qual o recém-chegado ao mundo Ubuntu abriria um "ticket" identificado;

2 - A abertura do ticket o conduziria a uma série de perguntas (versão do Ubuntu, categoria do problema, se é de instalação, configuração de hardware, etc... ) equivalentes, de certo modo, às divisões do fórum e dos demais sites, bem como uma descrição do problema;

3 - Com as informações coletadas, o sistema faria uma busca nos bancos de dados dos sites Ubuntu em pt/pt_br (fórum, guia, wili, planeta, etc...), retornando o resultado da busca numa listagem ordenada por índice de coincidências...

Neste ponto, provavelmente a resposta já estaria disponível no topo da lista de resultados, mas...

4 - Caso nenhuma ocorrência tenha sido retornada, o próprio sistema, como um usuário "robô" do fórum, abriria um tópico com todas as informações passadas pelo usuário em apuros.

O tópico seria passado ao fórum em nome do usuário (que obviamente deveria ser um usuário registrado do fórum) e seria acompanhado do número do ticket de suporte, garantindo assim que, antes da postagem, houve uma consulta aos canais disponíveis.

Claro que isso não acaba com o problema, mas pode minimizá-lo em muito!

Para implementar o "U-HelD" como um *projeto da comunidade*, precisaríamos apenas de um "ok" dos canais Ubuntu em língua lusa e de alguns web desenvolvedores voluntários (eu, entre eles, para contribuir com os meus 2¢).

A mim parece uma idéia interessante e desafiadora... E vcs? O que acham?

[ ]'s
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: U-HelD :: Ubuntu Help Desk
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:00 »
Aloha,


Eu também fico matutando muito sobre o 'quality assurance' do suporte e documentação do Ubuntu. Para complementar a sua idéia, já fiz uma iniciativa chamada 'Oráculo', um robô que lleria perguntas em português, por exemplo, 'Como instalo meu driver NVIDIA ?' e ele conduziria o usuário para a documentação correspondente.

O Oráculo teria outros recursos além desse, queria convidá-lo a ler mais sobre ele em:

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/914

E eu já estou praticamente considerando o projeto morto. Por quê ? Para dar sugestões, críticas, propor modelos ou simplesmente dar tapinhas nas costas dizendo 'bem pensado Kurt !', gente não falta. Agora para escrever a primeira linha de código do sistema... bem, isso até agora consegui achar nenhum que fizesse.

Eu apoio a sua e gostaria de apoía-la com esse projeto do Oráculo também. Mas queria também te adiantar que desenvolver esse tipo de coisa é raro, para não dizer impossível.

Mas mais uma vez fica aqui o pedido para que qualquer um que saiba e possa programar, por favor, nos ajude !


Abraços,

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: U-HelD :: Ubuntu Help Desk
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:16 »
Vamos nos comunicar então (jabber? msn?) e escrever pelo menos a primeira linha do código?

Eu topo e não gosto de perder muito tempo com protocolos. Se a idéia é boa, para mim ela é pra ontem! :)

[ ]'s
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: U-HelD :: Ubuntu Help Desk
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:33 »
Eu topo e não gosto de perder muito tempo com protocolos. Se a idéia é boa, para mim ela é pra ontem! :)

Aloha,

Fico muito contente que se ofereça para isso. Sua ajuda é de grande valia. Mas é bom sim normatizarmos, esquemartizarmos e projetarmos bem tudo isso. Não acha que faz sentido produzirmos um software que simplesmente funciona para nós. Acho que ele tem que ter uma licença livre, tem que ter um código inteligível para que as pessoas possam estudar, modificar, propor, portar e efetuar forks. É um rigor que eu acho que um Software Livre exige.

Se pudermos devolver para comunidade esse desenvolvimento, bem documentado e em inglês, todas as comunidades do mundo poderão usufruir dessa tecnologia que criamos.

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: U-HelD :: Ubuntu Help Desk
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 21:59 »
Certíssimo,

Para mim isso não é  "protocolo"... é "mão na massa". Vamos nos comunicar e começar a dar os passos necessários, então? IRC? IM? Mail? MP? Tambores? Sinal de fumaça?

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui