Oi,
Não sabia onde postar esses pensamentos/idéias, então resolvi trazer aqui para a mesa do nosso café...
Bem, todo mundo sabe que esse problema de tópicos duplicados não vai ter solução nunca, né? Ah!? Alguém acha que vai? É... a gente precisa mesmo se prender a algumas ilusões nessa vida.
Mas falando sério, estava matutando uma forma de _minimizar_ o problema e me ocorreu o que poderia vir a ser um belo projeto para nós programadores da comunidade. Chamei a idéia de "U-HelD" (you held) => "Ubuntu Help Desk", e a coisa funcionaria mais ou menos assim:
1 - Numa página (bem divulgada e com links em destaque nos sites da comunidade) haveria uma ferramenta de suporte (help desk) na qual o recém-chegado ao mundo Ubuntu abriria um "ticket" identificado;
2 - A abertura do ticket o conduziria a uma série de perguntas (versão do Ubuntu, categoria do problema, se é de instalação, configuração de hardware, etc... ) equivalentes, de certo modo, às divisões do fórum e dos demais sites, bem como uma descrição do problema;
3 - Com as informações coletadas, o sistema faria uma busca nos bancos de dados dos sites Ubuntu em pt/pt_br (fórum, guia, wili, planeta, etc...), retornando o resultado da busca numa listagem ordenada por índice de coincidências...
Neste ponto, provavelmente a resposta já estaria disponível no topo da lista de resultados, mas...
4 - Caso nenhuma ocorrência tenha sido retornada, o próprio sistema, como um usuário "robô" do fórum, abriria um tópico com todas as informações passadas pelo usuário em apuros.
O tópico seria passado ao fórum em nome do usuário (que obviamente deveria ser um usuário registrado do fórum) e seria acompanhado do número do ticket de suporte, garantindo assim que, antes da postagem, houve uma consulta aos canais disponíveis.
Claro que isso não acaba com o problema, mas pode minimizá-lo em muito!
Para implementar o "U-HelD" como um *projeto da comunidade*, precisaríamos apenas de um "ok" dos canais Ubuntu em língua lusa e de alguns web desenvolvedores voluntários (eu, entre eles, para contribuir com os meus 2¢).
A mim parece uma idéia interessante e desafiadora... E vcs? O que acham?
[ ]'s