Autor Tópico: Problema em teclado espanhol: til  (Lida 5742 vezes)

Offline spinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problema em teclado espanhol: til
« Online: 27 de Outubro de 2013, 20:47 »
 Olá, boa noite.

 Estou utilizando um notebook com teclado espanhol. Todas as teclas s~ao acionadas conforme o desenho do teclado. Contudo, o teclado apresenta problema na acentuaç~ao do "til (~). Ao digitar a o comando correspondente (alt gr + 4) ele aparece normalmente.
 Consigo utilizar outros acentos, como: á, è, ô. Porém, o "~" n~ao acompanha a grafia.

 Já utilizei a configuraç~ao de teclado
Citar
sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration
e ali n~ao consegui solucionar.

 Percebo que é devido ao idioma, pois em espanhol nao se acentua o "a" com til. No Windows eu utilizo o idioma em Português e o teclado em espanhol. Como faria isso aqui? Sendo que meu Ubuntu está em português já.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 00:14 por spinheiro »

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Problema em teclado espanhol: til
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:53 »
Primero é preciso saber si su teclado em espanhol é do tipo panibérico, isto é, o teclado que você encontra na Espanha e Portugal. Se isto é assim, você tem que escolher "espanhol (incluir tilde muerta)" como idioma do teclado. Eu escrevo tanto no Espanhol quanto no português e issa é a única configuração que da certo para bilingues de Espanhol e Português. Leve em conta que é uma configuração pensada para os idiomas da península ibérica. Já o teclado dos paises hispanos da América parece que não da certo.
Para colocar o tilde, você faz "alt gr" + 4 e depois a letra que precisa levar tilde.
Na verdade, parece que os teclados da América foram pensados para isolar as comunidades brasileira e hispana uma da outra.
Se você tiver um teclado hispanoamericano e trabalha com os dois idiomas, sugiro que o transforme em panibérico colocado adesivos especiais nas teclas diferentes.

Offline leobergamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Problema em teclado espanhol: til
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:28 »
Estou com o mesmo problema, tenho um teclado espanhol no notebook, e n~ao consigo colocar o til de jeito nenhum.  Estou com o teclado espanhol ativado conforme a postagem acima.  E tenho também o teclado brasileiro configurado.  Mas ao coloar "alt gr" + 4 aparece ~ sem a possibilidade de colocar sobre o "a".
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 21:31 por leobergamo »