Autor Tópico: Melhor formato de partição  (Lida 1241 vezes)

Offline ewertont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Melhor formato de partição
« Online: 07 de Novembro de 2013, 13:39 »
Ola pessoal, gostaria de saber qual seria o melhor formato de particao tendo em vista que nao tenho conhecimentos avancados em linux/ubuntu e uso particao montado em "/" qual seria o melhor formato em custo beneficio?? levando em conta que meu computador e um dual core com 4gb de ram e 250 de hd.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Melhor formato de partição
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2013, 14:17 »
Pra instalar o sistema: ext4
Pra usar em HD externo ou em uma partição separada pra arquivos pessoais etc.: NTFS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Melhor formato de partição
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2013, 14:57 »
Estabilidade e padrão do GNU/Linux: ext4.

Se você faz uso de muitos arquivos grandes (vídeos, máquinas virtuais...) o XFC é mais rápido.

Se você faz uso de muitos arquivos pequenos (documentos de textos, planilhas...) o JFS é mais indicado.

Se deseja estabilidade em computadores contra a queda de energia o Reiserfs é mais apropriado.

Normalmente utiliza-se o ext4 nas instalações padrões do GNU/Linux...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline ewertont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Melhor formato de partição
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2013, 08:20 »
Dependendo do dia, é arquivos menores por exemplo jogos que terminam manipulando arquivos de conf e mapa o tempo todo, que sao menores. ou como tambem pode ocorrer de passar o dia todo fazendo transferencias de arquivos maiores como video, o dia todo com vm aberta, etc... entao fiquei em duvida ja que uso um pouco dos dois, seria melhor continuar usando ext4 e tentar da uma turbinada ou mudar o formato?