Autor Tópico: Ubuntu não pega vírus?  (Lida 3564 vezes)

Offline Marcos Kehl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu não pega vírus?
« Online: 24 de Outubro de 2013, 10:33 »
Olá colegas.

Estou abandonando o Windows e instalarei Ubuntu no pc. Tenho algumas dúvidas de iniciante:
1. Ubuntu não pega vírus? No Ubuntu 13.10 há antivírus e firewall pré-instalado?
2. Há LibreOffice pré-instalado?
3. Devo instalar FlashPlayer e AdobeReader?
4. Há player pré-instalado para eu assistir filmes, por ex. nos formatos .avi e wmv?

Muito obrigado.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu não pega vírus?
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2013, 10:37 »
1. Ubuntu não pega vírus? No Ubuntu 13.10 há antivírus e firewall pré-instalado?

Não.

2. Há LibreOffice pré-instalado?

Sim.

3. Devo instalar FlashPlayer e AdobeReader?

Não necessariamente. O Flash Player pode já vir instalado se você marcar na instalação "fazer download das atualizações" ou algo assim. Se não vier, pode instalar o pacote "ubuntu-restricted-extras" que ele é automaticamente instalado. Quanto ao Adobe Reader, pode instalar se tiver marcado o repositório "Canonical partners" (ou "Parceiros da Canonical"), mas eu pessoalmente não julgo necessário, uma vez que acho o leitor padrão (Evince) muito mais simples e prático.

4. Há player pré-instalado para eu assistir filmes, por ex. nos formatos .avi e wmv?

Sim, o Totem. Mas também pode instalar outros, se quiser. Enquanto eu era usuário do Ubuntu (e ainda hoje, usando Debian) uso o VLC por padrão.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não pega vírus?
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2013, 10:40 »
1. Ubuntu não pega vírus? No Ubuntu 13.10 há antivírus e firewall pré-instalado?

Vai depender muito mais da peça que fica entre a cadeira e o teclado/mouse para isso acontecer. Não tem antivírus instalado. Firewall vem desabilitado por padrão, por não ter nenhum serviço que exija um firewall ativo. Mas você pode habilitar facilmente, basta uma pesquisada aqui no fórum. Tem muito material falando sobre isso.

2. Há LibreOffice pré-instalado?

Sim. Exceto no Xubuntu.

3. Devo instalar FlashPlayer e AdobeReader?

FlashPlayer não. Para isso basta instalar um pacote: ubuntu-restricted-extras.
Arquivos em pdf já tem leitor pré-instalado

4. Há player pré-instalado para eu assistir filmes, por ex. nos formatos .avi e wmv?

Sim. O Totem. Mas pode instalar o VLC, que já vem com codecs embarcados e roda todo tipo de arquivos de vídeo.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não pega vírus?
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2013, 10:45 »
1 - Uso linux bem uns 6 anos e nunca fui infectado por vírus ou coisa equivalente. Dizer que não existe é mito, mas na sua grande maioria são vírus conceituais que estão atrelados a muitos "se" (se o usuário fizer isso... se o usuário fizer aquilo....). No final é como cabeça de bacalhau, todo mudo sabe que existe, mas (quase) ninguém viu. Quanto ao firewall exite o ufw que por padrão está desabilitado, mas basta habilitá-lo que no fórum mostra como. Tem também uma interface gráfica para ele chamada de Gufw. Antivírus até tem o clamav nos repositórios, mas muitos dos antivírus para windows possuem versões para linux, entretanto isso não é necessário no linux.

2 - Sim no Ubuntu o Libreoffice já vem instalado e na versão 13.10 do Ubuntu a versão dele é a 4.1.2.3

3 - O falsh palyer é instalado com a instalação do pacote ubuntu-restricted-extras caso no momento da instalação do sistema você não tenha marcado umas opções que falam em codecs multimídia. Para que a instalação não demore muito por padrão essas opções vêm desmarcadas no instalador cabendo você marcar ou não para instalar no momento da instalação do sistema, mas é preciso ter conexão com a internet. Eu prefiro instalar depois pelo pacote já comentado. Quanto ao AdobeReader até a versão 13.04 era possível instalar pelos repositórios "parceiros" do Ubuntu o pacote acroread. Nessa ultima versão não vi mais esse pacote disponível, entretanto todos os navegadores leem pdf e no Ubuntu tem um leitor de pdf padrão. Agora se fizer questão do reader da Adobe, acho que no seu site tem versão para linux também. Ainda sobre o flash o instalado pelo ubuntu-restricted-extras é de uma versão mais antiga que a do windows porque a adobe não disponibiliza mais as versões mais recentes para o linux, entretanto o navegador chrome tem embutido nele o flash mais recente, não precisando desse pacote ubuntu-restricted-extras. O flash deste pacote é mais para os outros navegadores (Firefox, Opera, etc.) e apesar de versão inferior, funciona bem também.

4 - O Ubuntu tem o player de vídeo padrão chamado totem, mas nada impede de você instalar dos repositórios o vlc, mplayer ou outros que existam. Lembro mais uma vez que é necessário instalar o pacote ubuntu-restricted-extras para instalar codec multimídia.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 11:03 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Creto

  • Visitante
Re: Ubuntu não pega vírus?
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2013, 10:49 »
Boas considerações: 1ª, 2ª, 3ª, mesmo estando a menos tempo (quase 3 anos) também ainda não fui infectado.

T+

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não pega vírus?
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2013, 22:26 »
1. Ubuntu não pega vírus? No Ubuntu 13.10 há antivírus e firewall pré-instalado?

Não.

2. Há LibreOffice pré-instalado?

Sim.

3. Devo instalar FlashPlayer e AdobeReader?

Não necessariamente. O Flash Player pode já vir instalado se você marcar na instalação "fazer download das atualizações" ou algo assim. Se não vier, pode instalar o pacote "ubuntu-restricted-extras" que ele é automaticamente instalado. Quanto ao Adobe Reader, pode instalar se tiver marcado o repositório "Canonical partners" (ou "Parceiros da Canonical"), mas eu pessoalmente não julgo necessário, uma vez que acho o leitor padrão (Evince) muito mais simples e prático.

4. Há player pré-instalado para eu assistir filmes, por ex. nos formatos .avi e wmv?

Sim, o Totem. Mas também pode instalar outros, se quiser. Enquanto eu era usuário do Ubuntu (e ainda hoje, usando Debian) uso o VLC por padrão.

Melhor resposta direta foi a do colega Eliseu Carvalho

Usufrua e não tenha medo, já que tu usava o Windows com os microbianas eletrônicos
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 22:30 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.