Autor Tópico: Atualizar Versão ou Instalação Limpa  (Lida 4362 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Online: 20 de Outubro de 2013, 10:53 »
O que vc prefere fazer qdo uma nova versão do Ubuntu é lançada?
Vc faz a atualização de uma versão p/ outra ou vc faz instalação limpa a partir do live-dvd/pendrive?
Eu sempre faço e recomendo uma instalação limpa.
E você?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2013, 11:15 »
Ainda uso o Ubuntu 13.04, mas só faço a instalação para uma nova versão do zero e nunca tive problema com bugs.

Estou vendo aqui muitos relatos de bugs com o Ubuntu 13.10, mas infelizmente o pessoal que reclama não fala se instalou do zero ou atualizou.

Minha intuição diz que os usuários que estão tendo muitos bugs, principalmente o do teclado desconfigurado, estão é atualizando o sistema e não instalando do zero, mas só eles podem dizer se realmente é isso que ocorre.


Alguns amigos meus que tiveram esse bug do teclado fizeram foi a atualização e outros que não tiveram, instalaram do zero.


Agora só uma observação, a rolagem do touchpad não funcionar não é bug e sim uma nova forma de uso pelo Gnome que pode ser facilmente alterada nas configurações do mouse desmarcando a opção que fala em "Rolagem com dois dedos". Isso vi num computador de um amigo.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2013, 11:21 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2013, 13:23 »
Tenho uma instalação do lubuntu na casa do meu sogro e atualizei para o 12.10 13.04 13.10 sem absolutamente nenhum problema.
Acredito que um sistema com programas somente do repositório e bastante seguro para atualizar.
Lógico que até uma atualização "normal"tem risco de quebrar o sistema.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2013, 13:28 »
Eu sempre faço e recomendo uma instalação limpa.

Eu sempre faço e recomendo uma atualização.

Instalação limpa é pra HD limpo.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2013, 14:18 »
Limpa!
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2013, 14:24 »
Tenho uma instalação do lubuntu na casa do meu sogro e atualizei para o 12.10 13.04 13.10 sem absolutamente nenhum problema.
Acredito que um sistema com programas somente do repositório e bastante seguro para atualizar.
Lógico que até uma atualização "normal"tem risco de quebrar o sistema.

Aí você disse tudo. Vai depender e muito do que a pessoa tem instalado no seu sistema, ppa, .deb de terceiros, repositórios de terceiros etc.

Errado é dizer que é mito instalar do zero para não ter problemas, apenas por não ter esse tipo de problema realizando sempre atualizações, pois pode ocorrer com um número mínimo de pessoas problemas numa atualização, mas eles ocorrem.

Mesmo erro cometeria em dizer que não ocorrer falha numa atualização para todos os casos é mito.

Como não sei o que cada um utiliza em seu sistema, prefiro dizer para instalar do zero à atualizar, caso a pessoa não tenha problemas (trabalho) em fazer isso. Ao menos é mais seguro, mas cada um sabe o que lhe convém.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2013, 16:58 »
Eu prefiro uma instalação limpa, mas nao descarto uma atualizaçao :) ate mesmo porque se ocorrer algum problema com a nova instalação como vc vai saber se o problema foi um residuo da instalação anterior ou a nova isntalação que esta originando o problema, entende???

se vc faz uma instalação do zero, e tem alguma imcompatibilidade vc sabe que o problema e da instalação nova e pode correr atras de acertar.

Se fez um upgrade acho que ha mais variaveis para verificar no caso de erros...se bem que pode ate parecer engraçado, mas ja vi casos de atualização que ficou otima e na mesma maquina uma isntalação limpa posterior apresentar erro em algum aplicativo, ou seja, e como se a aplicação do ubuntu anterior passasse os parametros para a nova funcionar adequadamente.

La na home do ubuntu toda vez que se migra de uma versao para outra o time de desenvolvimento deixa la um relatorio com as imcompatibilidades que vc pode ter.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2013, 17:09 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline edson_spbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2013, 10:36 »
Fiz uma atualização e está funcionando tudo normalmente, bem mais rápido!
Teclado tive problema também no note, mas só foi colocar "Português Brasil" que resolveu!
Se desse muitos problemas, ai sim partiria para instalação limpa!

Creto

  • Visitante
Re: Atualizar Versão ou Instalação Limpa
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2013, 13:06 »
Atualizar de uma versão para outra, nos Ubuntus, há alguns requisitos sim, boa conexão e as demais citações acima.

Num sid (unstable) de fato (Debian) pode acreditar a coisa flui melhor.

T+