Usar Rsync no cron

Iniciado por g4p, 30 de Setembro de 2013, 16:46

tópico anterior - próximo tópico

g4p

Pessoal, consegui gerar a chave na minha máquina virtual de casa que tem o Ubuntu instalado, aí levei a chave pra ~/.ssh/ e joguei pra ~/.ssh/authorized_keys no servidor. Tranquilo, consegui me conectar numa boa, sem pedir senha.

Porém, quando executo algum comando que quer permissão, continua pedindo permissão e tenho que usar o sudo pra resolver isso.

Está faltando eu fazer alguma coisa?

zekkerj

Sim, está faltando você jogar a chave no usuário root, não no seu usuário.

Quando você se conectar, terá que se conectar diretamente ao root --- o que também implica que terá que habilitar o SSH direto ao usuário root.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

g4p

Realmente, faz sentido, haha.

Valeu, chegar em casa vou testar direitinho e dou um retorno.

Abs

zekkerj

Não esqueça de ativar o login do root, mudando no arquivo /etc/ssh/sshd_config a chave "PermitRootLogin" para "forced-commands-only" (ideal, só vai permitir o login via certificado, e somente para executar comandos remotos), "without-password" (o que impede a autenticação do root por senha digitada) ou em último caso, "yes".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

g4p

Qual melhor opção usar em PermitRootLogin?

forced-commands-only ou without-password?

zekkerj

A melhor é "forced-commands-only", pois vai (1) desativar a opção de digitar uma senha, deixando apenas a opção de acesso por certificado; e (2) vai desativar a opção de login interativo, deixando apenas a opção de login por batch, que é o que vc precisa para fazer comandos como o rsync e scp funcionarem.

Se vc precisar de login interativo, vc pode usar a opção "without-password".

E, em último caso, use a opção "yes".