Autor Tópico: Tex e Emacs... o que são???  (Lida 6947 vezes)

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Tex e Emacs... o que são???
« Online: 24 de Setembro de 2006, 12:02 »
bom gente, eu tinha batido o olho nesses nomes a um tempo atraz quando procurava alguma calculadora que prestasse para linux (ainda bem que achei a gcalctool, tava ficando louco), na hora nem liguei para o que significaria tex e emacs...

essa semana eu vi um cartaz na faculdade de oferta de emprego que pedia para o candidato saber essas coisas, e se tem gente exigindo pessoas que saibam tex e emacs, significa que isso deve ter uma certa importancia, então me interessei...                 a unica coisa que sei de emacs ainda é metade do que ta escrito na wikipedia (nao terminei de ler ainda), se alguem tiver tutoriais de tex e emacs ou puder me explicar certinho qual a utilidade disso, seria perfeito...    pelo que li até agora paresce que é um editor de texto, q q tem de demais???


vlw...
« Última modificação: 24 de Setembro de 2006, 12:10 por ares »
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2006, 15:30 »
O Emacs não é um simples editor de texto
ele é um editor de texto que faz tudo!
Eu tambêm não sei muitos detalhes sobre ele, mas quem usa diz que ele faz tanta coisa que só fala sair umas mãozinhas pra fazer massagem!
Mas ele é um programinha bem antigo :)
Sobre o Tex eu já não sei nada!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 08:04 por daskrs »

Offline cybertraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2006, 22:57 »
TeX é uma linguagem de marcação e formatação de textos muito usada, especialmente para criar textos com fórmulas matemáticas. O TeX foi criado por ninguém mais do que Donald Knuth. É uma linguagem muito boa para se criar qualquer tipo de documento com velocidade, eficiência e qualidade.

Offline Assemblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
    • Colossos
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2006, 14:38 »
Existe um programa gráfico para se trabalhar com Tex,que se chama Lyx, que facilita muito as coisas,conheci ele esta semana através do slackwarezine14( http://www.slackwarezine.com.br/ ) que traz um pequeno tutorial sobre ele.
Para saber mais  :

Página do desenvolvedor :

http://www.lyx.org/

Wikipédia :

http://pt.wikipedia.org/wiki/LyX

Nos repositórios do Ubuntu(universe) tem disponível,mas é preciso ter cuidado com um detalhe na hora da instalação,que é a escolha do pacote correto porque existem dois tipos diferentes :

~$ sudo apt-get install lyx  ( vai querer instalar algumas coisas do KDE,o que não é legal pra quem usa Gnome)

~$ sudo apt-get install lyx-xforms  (vai instalar um pacote mais leve,mais apropriado para o ambiente Gnome) 

Uma terceirta opção é baixar o pacote tar.gz direto do site do desenvolvedor.

"Nelsom Rodrigues disse : A unãnimidade é burra"
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:59 »
Lyx? Meu, pra mim, latex tem que ser com o Kyle. Nem no Windows existe uma IDE tão boa para o latex.

Offline Assemblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
    • Colossos
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2006, 22:48 »
Lyx? Meu, pra mim, latex tem que ser com o Kyle. Nem no Windows existe uma IDE tão boa para o latex.

Sinceramente não conheço,como faço pra usar?
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

Darcamo

  • Visitante
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2006, 20:02 »
Realmente Latex tem que ser no Kile.
Faço tudo nele. Até apresentações que ficam bem melhores do que se eu tivesse feito em power point.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Tex e Emacs... o que são???
« Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2006, 21:45 »
Lyx? Meu, pra mim, latex tem que ser com o Kyle. Nem no Windows existe uma IDE tão boa para o latex.

Sinceramente não conheço,como faço pra usar?

apt-get install kyle