Autor Tópico: Como mover diretorio /home para outra particao ?  (Lida 12777 vezes)

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Online: 22 de Setembro de 2013, 18:15 »
Amigos, tenho um problema e solicito a ajuda dos amigos do forum.


Acontece que estava com 2 partições com linux, uma com ubuntu mais antigo que estava dando alguns problemas e outra com o 13.04. Formatei a partição com o Ubuntu antigo e mantive a instalação do mais novo. Depois disso fiquei com problema no grub e precisei restaurá-lo com um liveCD.

No fstab inseri a partição /home com UUID e ao subir o sistema caiu na tela de login e achei estranho porque eu tinha configurado para entrar no meu usuário direto. A senha não funcionava de jeito algum. Tentei alterar o /etc/shadow apagando as senhas de root e do meu usuario, coisa que não deveria ter feito porque esse não era o problema. Consegui configurar novas senhas pelo grub inserindo o rw init=/bin/bash.

Depois de levar algum trabalho, lembrei de comentar a linha do fstab onde está a partição nova que deixei para o /home e funcionou, voltou ao meu usuário normalmente.

Porem ainda falta transferir meu usuário ou o diretório /home para a nova partição - ainda não sei qual o termo correto. Meu intuito é deixar o /home/usuario conforme se faz na instalação do Ubuntu, coisa que deveria ter feito quando instalei o 13.04, porem não havia partição pra isso.

Alguem pode me dar os passos pra fazer isso?


ps: Aproveito para perguntar, as senhas dos usuário-root e usuário-eu são as mesmas e por quê? Pergunto porque na instalação do linux não é pedido para escolher uma senha de root. E tambem nunca parei pra pensar nisso, mas é que não sabia que poderia logar como root na tela de login e ontem pude fazer alterações no meu usuário sem precisar de um liveCD.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2013, 19:52 »
Olá!

Citar
ps: Aproveito para perguntar, as senhas dos usuário-root e usuário-eu são as mesmas e por quê? Pergunto porque na instalação do linux não é pedido para escolher uma senha de root. E tambem nunca parei pra pensar nisso, mas é que não sabia que poderia logar como root na tela de login e ontem pude fazer alterações no meu usuário sem precisar de um liveCD.

O Ubuntu não pede senha de root mesmo na instalação, mas o Debian por exemplo pede, mas na instalação dele é opcional.


Abçs!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2013, 22:29 »
A conta root vem desabilitada, o usuário criado na instalação faz parte do grupo root, logo consegue usar o sudo/gksudo, pra fazer tarefas administrativas. Pra trocar, basta mover ou copiar (preservando as permissões) o /home pra outra partição, e adicionar a linha ao fstab, se for mover, use um livecd, pra copiar "cp -a".

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2013, 23:23 »
A conta root vem desabilitada, o usuário criado na instalação faz parte do grupo root, logo consegue usar o sudo/gksudo, pra fazer tarefas administrativas. Pra trocar, basta mover ou copiar (preservando as permissões) o /home pra outra partição, e adicionar a linha ao fstab, se for mover, use um livecd, pra copiar "cp -a".

A linha eu adicionei , então faltou apenas mover de fato. Com isso ficará conforme fosse na instalação original?

E como ficaria o comando? cp -a sda2/home  sda3/home ???


Sobre o usuario, essa parte que voce explicou eu já sabia.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2013, 23:31 »
Tem que copiar para o local onde você montou o /dev/sda3, por exemplo:
Código: [Selecionar]
sudo cp -Ra /home/<usuario> /mnt/sda3Com o fstab alterado para montar o /dev/sda3 como /home, só reiniciar.

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 10:15 »
Tem que copiar para o local onde você montou o /dev/sda3, por exemplo:
Código: [Selecionar]
sudo cp -Ra /home/<usuario> /mnt/sda3Com o fstab alterado para montar o /dev/sda3 como /home, só reiniciar.


Com esse comando o meu usuário irá ficar montado eternamente na pasta /mnt ? Eu não poderia tê-lo em /home porém em outra partição?
O hd está assim:

sda1= swap
sda2= ubuntu 13.04 instalado
sda3= partição vazia




Sobre o usuário root, se a conta vem desabilitada o que era aquilo no shadow que apaguei então, não era a senha dele? Há alguma coisa a ser feita pra voltar ao original ou só esqueço isso?
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 10:58 »
Respondendo literalmente à sua pergunta do título...

1. Coloque o sistema em modo mono-usuário (ou dê boot por um live-cd).

2. Escolha um ponto de montagem temporário, como "/mnt", e monte a partição nova lá.

mount /dev/sda3 /mnt

3. Mova os arquivos de um lugar p/ o outro:

move /home/* /mnt

6. Desmonte o diretório temporário.

umount /mnt

7. Corrija o fstab, de forma que a partição seja montada sobre /home

8. Monte novamente a partição, já no lugar definitivo.

mount /home

9. Confirme que tudo deu certo, depois reinicie a máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2013, 15:14 »
Respondendo literalmente à sua pergunta do título...

1. Coloque o sistema em modo mono-usuário (ou dê boot por um live-cd).

2. Escolha um ponto de montagem temporário, como "/mnt", e monte a partição nova lá.

mount /dev/sda3 /mnt

3. Mova os arquivos de um lugar p/ o outro:

move /home/* /mnt

6. Desmonte o diretório temporário.

umount /mnt

7. Corrija o fstab, de forma que a partição seja montada sobre /home

8. Monte novamente a partição, já no lugar definitivo.

mount /home

9. Confirme que tudo deu certo, depois reinicie a máquina.


Cara, seu caminho fez eu montar o liveCD no sda3 e parou no primeiro comando, pois já apresentou erro.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:36 »
Consegui com os seguintes passos:

Primeiro montei a partição nova - sda3 - clicando nela no nautilus.

Depois copiei o diretório do usuário para a unidade montada:
Código: [Selecionar]
sudo cp -Ra /home/usuario /media/home/ notem que quando formatei a partição já inseri o nome de volume como home

Depois descomentei a linha no fstab que já havia inserido:
Citar
# /home em /dev/sda3
UUID=<codigo da unidade>   /home   ext4   defaults   0   2
(Para saber o código da unidade é só digitar o comando blkid)

Reiniciei a máquina e pronto, tudo como eu queria. A partição sda3 ficou para o diretório /home. Era tão simples e eu batendo cabeça.

Quando vier a próxima LTS poderei formatar o 13.04 sem precisar me preocupar com meus dados.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2013, 00:32 »
Citar
Quando vier a próxima LTS poderei formatar o 13.04 sem precisar me preocupar com meus dados.

Mas terá que se preocupar em consertar os bugs gráficos que irão dar no Unity (apagando arquivos ocultos de configurações e tal...).

Abçs!

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2013, 10:48 »
Citar
Quando vier a próxima LTS poderei formatar o 13.04 sem precisar me preocupar com meus dados.

Mas terá que se preocupar em consertar os bugs gráficos que irão dar no Unity (apagando arquivos ocultos de configurações e tal...).

Abçs!

Sim, eu pensei nisso e tenho que ver o que fazer, dá trabalho configurar tudo novamente. - Se tiver sugestões eu aceito. - Mas na verdade a maior preocupação era com meus arquivos pessoais mesmo, tive que comprar um HD externo porque formatar a máquina com tanta coisa era um parto. Eu não sou de formatar toda hora, até prefiro esperar uma nova LTS sair, mas o meu 12.04 estava com muitos probleminhas e o 13.04 está bem mais estável.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2013, 11:05 »
Citar
mas o meu 12.04 estava com muitos probleminhas e o 13.04 está bem mais estável.
Taí uma coisa que não se lê todo dia...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2013, 12:09 »
Citar
mas o meu 12.04 estava com muitos probleminhas e o 13.04 está bem mais estável.
Taí uma coisa que não se lê todo dia...

Um deles é quando espetava um pendrive ele montava automaticamente, mas para desmontar ele dizia que eu não era root.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2013, 13:18 »
Isso não é mais problema desde o Ubuntu 9... será que vc não mexeu em algum lugar que não devia?

EDIT: pra vc ver, neste exato momento estou com 2 pendrives plugados no meu note. Editei alguns arquivos neles. Qdo acabar de postar, vou ejetar os dois, fechar o note e partir pro serviço [estou atrasado!!! :-[ ], onde vou terminar de editar os arquivos. Isso no (K)Ubuntu 12.04.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, 13:20 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como mover diretorio /home para outra particao ?
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2013, 14:22 »
Isso não é mais problema desde o Ubuntu 9... será que vc não mexeu em algum lugar que não devia?

EDIT: pra vc ver, neste exato momento estou com 2 pendrives plugados no meu note. Editei alguns arquivos neles. Qdo acabar de postar, vou ejetar os dois, fechar o note e partir pro serviço [estou atrasado!!! :-[ ], onde vou terminar de editar os arquivos. Isso no (K)Ubuntu 12.04.


Sim, era muito mexido. Instalei e desinstalei interfaces por não ter aceitado o unity. Depois me acostumei e hoje só estou com ele. ;)
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.