[DELL] - Vostro 3550 - 6k6n8s1 - VGA hibrido (i5 x radeon 6xxx)

Iniciado por Rodrigo.Machado, 15 de Setembro de 2013, 11:52

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Rodrigo.Machado

[b]Olá Pessoal, após muita pesquisa em muitos fóruns inclusive gringos, achei necessário criar um topico sobre esse notebook e principalmente a dificuldade de se instalar o ubuntu nele e poder usar todo o potencial do note.

O objetivo deste topico é ajudar a todos a deixar seu Dell Vostro 3550 100% no ubuntu.

Irei descrever os procedimentos, os erros, e precisarei muito da ajuda dos amigos daqui do forum.

NOTA: este post (#1) será sempre atualizado com as mudanças, sendo sempre o post correto de configurações.

Vamos iniciar a proposta:

Programas que devem rodar.

[s]Office 2013 full (com winconn e virtualbox)[/s] - [color=limegreen]OK[/color]
Pacote adobe cs6
corel draw 11
[s]Steam: dota 2[/s] - [color=limegreen]OK[/color]
Diablo III
Skyrin

HARDWARE:[/b]

[code]00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev b5)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b5)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 5 (rev b5)
00:1c.7 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 8 (rev b5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM67 Express Chipset Family LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Whistler [Radeon HD 6600M/6700M/7600M Series]
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168 PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)
09:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
0b:00.0 USB controller: NEC Corporation uPD720200 USB 3.0 Host Controller (rev 04)


distribuição do linux:
http://old-releases.ubuntu.com/releases/precise/ubuntu-12.04-desktop-amd64.iso


------------------------------------------------------------------------------

Tutorial (creditos no final)

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PASSO 1 - Instalar mais recentes drivers Catalyst da AMD: Como eu estou escrevendo esta a versão mais recente é de 12,4, por favor, visite esta página para saber se há uma nova versão:




sudo apt-get install build-essential cdbs fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++6
sudo apt-get install dkms libqtgui4 wget execstack libelfg0 dh-modaliases
sudo apt-get install linux-headers-generic xserver-xorg-core libgcc1


Se você estiver usando o Ubuntu 64bits execute esses dois comandos (os usuários 32bits não tem que):

sudo apt-get install ia32-libs lib32gcc1 libc6-i386
cd /usr ; sudo ln -svT lib /usr/lib64


Nós podemos agora baixar o catalyst 12.4 driver AMD

cd ~/; mkdir catalyst12.4; cd catalyst12.4/
wget http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-12-4-x86.x86_64.run
chmod +x amd-driver-installer-12-4-x86.x86_64.run


E criar pacotes do Ubuntu dele:

sudo sh ./amd-driver-installer-12-4-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/precise

Agora vamos instalá-los:

sudo dpkg -i fglrx*.deb

e configurar o servidor X (xorg.conf arquivo) pela primeira vez:

sudo aticonfig --initial -f

Agora reinicie o seu computador. Teste a troca para o cartão discreto:

sudo aticonfig --px-dgpu

Em seguida, reinicie novamente o seu computador.

PASSO 2 - Habilitação, corrigir o bug de renderização direta no cartão integrado:

Se você sempre aplicar uma atualização fglrx, ou o sistema atualiza automaticamente fglrx, você terá que Repita o passo 2, renderização de outra forma direta vai estar ausente em GPU integrada (ou seja, sem Unity 3D ou Gnome Shell ou Gnome Classic + Compiz no gráfico Intel). Se você tiver uma outra solução (como carregar um script na inicialização) por favor poste.

Abra o arquivo / etc/X11/Xsession.d/10fglrx com direitos de root:

gksu gedit /etc/X11/Xsession.d/10fglrx

Se você estiver usando um sistema de 32bits adicionar no final da quarta linha deste texto: "/ usr/lib32/dri / "sem as aspas. O arquivo deve ficar assim:

LIBGL_DRIVERS_PATH=/usr/lib/fglrx/dri
if [ `uname -m` = 'x86_64' ]; then
if [ -d /usr/lib32/fglrx/dri ]; then
LIBGL_DRIVERS_PATH=${LIBGL_DRIVERS_PATH}:/usr/lib32/fglrx/dri:/usr/lib32/dri
if [ ! -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:
fi
LD_LIBRARY_PATH=${LD_LIBRARY_PATH}/usr/lib32
export LD_LIBRARY_PATH
fi
fi
export LIBGL_DRIVERS_PATH


Se você estiver usando um sistema de 64bits adicionar no final da quarta linha deste texto: "/ usr/lib/x86_64-linux-gnu/dri / "sem as aspas. O arquivo deve ficar assim:

LIBGL_DRIVERS_PATH=/usr/lib/fglrx/dri
if [ `uname -m` = 'x86_64' ]; then
if [ -d /usr/lib32/fglrx/dri ]; then
LIBGL_DRIVERS_PATH=${LIBGL_DRIVERS_PATH}:/usr/lib32/fglrx/dri:/usr/lib/x86_64-linux-gnu/dri
if [ ! -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:
fi
LD_LIBRARY_PATH=${LD_LIBRARY_PATH}/usr/lib32
export LD_LIBRARY_PATH
fi
fi
export LIBGL_DRIVERS_PATH


Agora salve o arquivo.

PASSO 3 - Aproveite o seu sistema gráfico híbrido! : Reinicie o computador para ver as alterações, deve iniciar-se com a placa discreta. Informações Úteis, comandos: consumo de energia é muito melhor agora, parece que a minha bateria últimos quatro vezes mais com a placa integrada, mas isso não é ainda bem que no Windows. Se alguém encontrar ou saber truques para diminuir o consumo de energia um pouco mais por favor poste! Eu não recomendo atualizar o driver do catalisty, uma vez que está instalado (se funciona), se você realmente deseja atualizar então visite esta página para encontrar instruções: http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu

comandos de troca de gpu

Code:
aticonfig --pxl # List current activated GPU
sudo aticonfig --px-dgpu # Activate discrete GPU (High-Performance mode), must re-start X to take effect
sudo aticonfig --px-igpu # Activate integrated GPU (Power-Saving mode), must re-start X to take effect


Verificar biblioteca OpenGL

fglrxinfo
Verificar Renderização 3D

glxinfo | egrep render

Instale mesa-utils, e testar a placa e o melhoramento do 3d (comparar os fps):

sudo apt-get install mesa-utils
glxgears


Se algo der errado e seu computador não inicializa (ou seja, tela preta), pressione CTRL + ALT + F3, faça-se em sua conta e digite os comandos:

sudo rm /etc/X11/xorg.conf
sudo startx


E você deve ser capaz de ver o seu desktop.

CREDITOS: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450&highlight=vostro+3550[/code]

Rodrigo.Machado

#1
Distribuição foi instalada sem rede. Após instalar conectei no Wi-Fi e atualizei o pacote de idiomas.

Não fiz a atualização dos programas ~334mb.

Estou seguindo o tutorial -> http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450&highlight=vostro+3550

ja posto resultados.

Rodrigo.Machado

#2
Deu certo pessoal tudo funcionando, sigam o passo a passo do link e seu Vostro 3550 estara com o card hibrido OK

saida do card hibrido

rodrigo@axe:~$ aticonfig --pxl
PowerXpress: Discrete GPU is active (High-Performance mode).
rodrigo@axe:~$ glxgears
12509 frames in 5.0 seconds = 2501.437 FPS
9034 frames in 5.0 seconds = 1806.637 FPS
6377 frames in 5.0 seconds = 1275.256 FPS
6394 frames in 5.0 seconds = 1278.694 FPS
6341 frames in 5.0 seconds = 1268.074 FPS
6366 frames in 5.0 seconds = 1273.007 FPS
6362 frames in 5.0 seconds = 1272.236 FPS
6383 frames in 5.0 seconds = 1276.445 FPS
6360 frames in 5.0 seconds = 1271.566 FPS
6377 frames in 5.0 seconds = 1275.266 FPS
6364 frames in 5.0 seconds = 1272.766 FPS
6366 frames in 5.0 seconds = 1273.145 FPS
12666 frames in 5.0 seconds = 2533.162 FPS
11580 frames in 5.0 seconds = 2315.914 FPS
6385 frames in 5.0 seconds = 1276.998 FPS
6370 frames in 5.0 seconds = 1273.899 FPS


Saída do GLXINFO

rodrigo@axe:~$ glxinfo
name of display: :0
display: :0  screen: 0
direct rendering: Yes
server glx vendor string: ATI
server glx version string: 1.4
server glx extensions:
   GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_import_context, GLX_EXT_texture_from_pixmap,
   GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating, GLX_OML_swap_method,
   GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGI_swap_control, GLX_SGIS_multisample,
   GLX_SGIX_fbconfig, GLX_SGIX_pbuffer, GLX_SGIX_visual_select_group
client glx vendor string: ATI
client glx version string: 1.4
client glx extensions:
   GLX_ARB_create_context, GLX_ARB_create_context_profile,
   GLX_ARB_get_proc_address, GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_import_context,
   GLX_EXT_swap_control, GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating,
   GLX_MESA_allocate_memory, GLX_MESA_copy_sub_buffer, GLX_MESA_swap_control,
   GLX_MESA_swap_frame_usage, GLX_NV_swap_group, GLX_OML_swap_method,
   GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGI_swap_control, GLX_SGI_video_sync,
   GLX_SGIS_multisample, GLX_SGIX_fbconfig, GLX_SGIX_pbuffer,
   GLX_SGIX_swap_barrier, GLX_SGIX_swap_group, GLX_SGIX_visual_select_group,
   GLX_EXT_texture_from_pixmap, GLX_EXT_framebuffer_sRGB,
   GLX_ARB_fbconfig_float, GLX_AMD_gpu_association
GLX version: 1.4
GLX extensions:
   GLX_ARB_create_context, GLX_ARB_create_context_profile,
   GLX_ARB_get_proc_address, GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_import_context,
   GLX_EXT_swap_control, GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating,
   GLX_MESA_swap_control, GLX_NV_swap_group, GLX_OML_swap_method,
   GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGI_swap_control, GLX_SGI_video_sync,
   GLX_SGIS_multisample, GLX_SGIX_fbconfig, GLX_SGIX_pbuffer,
   GLX_SGIX_swap_barrier, GLX_SGIX_swap_group, GLX_SGIX_visual_select_group,
   GLX_EXT_texture_from_pixmap
OpenGL vendor string: Advanced Micro Devices, Inc.
OpenGL renderer string: AMD Radeon 6600M and 6700M Series
OpenGL version string: 4.2.11631 Compatibility Profile Context
OpenGL shading language version string: 4.20
OpenGL extensions:
   GL_AMDX_debug_output, GL_AMDX_vertex_shader_tessellator,
   GL_AMD_conservative_depth, GL_AMD_debug_output,
   GL_AMD_depth_clamp_separate, GL_AMD_draw_buffers_blend,
   GL_AMD_multi_draw_indirect, GL_AMD_name_gen_delete,
   GL_AMD_performance_monitor, GL_AMD_pinned_memory, GL_AMD_sample_positions,
   GL_AMD_seamless_cubemap_per_texture, GL_AMD_shader_stencil_export,
   GL_AMD_shader_trace, GL_AMD_texture_cube_map_array,
   GL_AMD_texture_texture4, GL_AMD_transform_feedback3_lines_triangles,
   GL_AMD_vertex_shader_layer, GL_AMD_vertex_shader_tessellator,
   GL_AMD_vertex_shader_viewport_index, GL_ARB_ES2_compatibility,
   GL_ARB_base_instance, GL_ARB_blend_func_extended,
   GL_ARB_color_buffer_float, GL_ARB_compressed_texture_pixel_storage,
   GL_ARB_conservative_depth, GL_ARB_copy_buffer, GL_ARB_depth_buffer_float,
   GL_ARB_depth_clamp, GL_ARB_depth_texture, GL_ARB_draw_buffers,
   GL_ARB_draw_buffers_blend, GL_ARB_draw_elements_base_vertex,
   GL_ARB_draw_indirect, GL_ARB_draw_instanced,
   GL_ARB_explicit_attrib_location, GL_ARB_fragment_coord_conventions,
   GL_ARB_fragment_program, GL_ARB_fragment_program_shadow,
   GL_ARB_fragment_shader, GL_ARB_framebuffer_object,
   GL_ARB_framebuffer_sRGB, GL_ARB_geometry_shader4,
   GL_ARB_get_program_binary, GL_ARB_gpu_shader5, GL_ARB_gpu_shader_fp64,
   GL_ARB_half_float_pixel, GL_ARB_half_float_vertex, GL_ARB_imaging,
   GL_ARB_instanced_arrays, GL_ARB_internalformat_query,
   GL_ARB_map_buffer_alignment, GL_ARB_map_buffer_range, GL_ARB_multisample,
   GL_ARB_multitexture, GL_ARB_occlusion_query, GL_ARB_occlusion_query2,
   GL_ARB_pixel_buffer_object, GL_ARB_point_parameters, GL_ARB_point_sprite,
   GL_ARB_provoking_vertex, GL_ARB_sample_shading, GL_ARB_sampler_objects,
   GL_ARB_seamless_cube_map, GL_ARB_separate_shader_objects,
   GL_ARB_shader_atomic_counters, GL_ARB_shader_bit_encoding,
   GL_ARB_shader_image_load_store, GL_ARB_shader_objects,
   GL_ARB_shader_precision, GL_ARB_shader_stencil_export,
   GL_ARB_shader_subroutine, GL_ARB_shader_texture_lod,
   GL_ARB_shading_language_100, GL_ARB_shading_language_420pack,
   GL_ARB_shading_language_packing, GL_ARB_shadow, GL_ARB_shadow_ambient,
   GL_ARB_sync, GL_ARB_tessellation_shader, GL_ARB_texture_border_clamp,
   GL_ARB_texture_buffer_object, GL_ARB_texture_buffer_object_rgb32,
   GL_ARB_texture_compression, GL_ARB_texture_compression_bptc,
   GL_ARB_texture_compression_rgtc, GL_ARB_texture_cube_map,
   GL_ARB_texture_cube_map_array, GL_ARB_texture_env_add,
   GL_ARB_texture_env_combine, GL_ARB_texture_env_crossbar,
   GL_ARB_texture_env_dot3, GL_ARB_texture_float, GL_ARB_texture_gather,
   GL_ARB_texture_mirrored_repeat, GL_ARB_texture_multisample,
   GL_ARB_texture_non_power_of_two, GL_ARB_texture_query_lod,
   GL_ARB_texture_rectangle, GL_ARB_texture_rg, GL_ARB_texture_rgb10_a2ui,
   GL_ARB_texture_snorm, GL_ARB_texture_storage, GL_ARB_timer_query,
   GL_ARB_transform_feedback2, GL_ARB_transform_feedback3,
   GL_ARB_transform_feedback_instanced, GL_ARB_transpose_matrix,
   GL_ARB_uniform_buffer_object, GL_ARB_vertex_array_bgra,
   GL_ARB_vertex_array_object, GL_ARB_vertex_attrib_64bit,
   GL_ARB_vertex_buffer_object, GL_ARB_vertex_program, GL_ARB_vertex_shader,
   GL_ARB_vertex_type_2_10_10_10_rev, GL_ARB_viewport_array,
   GL_ARB_window_pos, GL_ATI_draw_buffers, GL_ATI_envmap_bumpmap,
   GL_ATI_fragment_shader, GL_ATI_meminfo, GL_ATI_separate_stencil,
   GL_ATI_texture_compression_3dc, GL_ATI_texture_env_combine3,
   GL_ATI_texture_float, GL_ATI_texture_mirror_once, GL_EXT_abgr,
   GL_EXT_bgra, GL_EXT_bindable_uniform, GL_EXT_blend_color,
   GL_EXT_blend_equation_separate, GL_EXT_blend_func_separate,
   GL_EXT_blend_minmax, GL_EXT_blend_subtract, GL_EXT_compiled_vertex_array,
   GL_EXT_copy_buffer, GL_EXT_copy_texture, GL_EXT_direct_state_access,
   GL_EXT_draw_buffers2, GL_EXT_draw_instanced, GL_EXT_draw_range_elements,
   GL_EXT_fog_coord, GL_EXT_framebuffer_blit, GL_EXT_framebuffer_multisample,
   GL_EXT_framebuffer_object, GL_EXT_framebuffer_sRGB,
   GL_EXT_geometry_shader4, GL_EXT_gpu_program_parameters,
   GL_EXT_gpu_shader4, GL_EXT_histogram, GL_EXT_multi_draw_arrays,
   GL_EXT_packed_depth_stencil, GL_EXT_packed_float, GL_EXT_packed_pixels,
   GL_EXT_pixel_buffer_object, GL_EXT_point_parameters,
   GL_EXT_provoking_vertex, GL_EXT_rescale_normal, GL_EXT_secondary_color,
   GL_EXT_separate_specular_color, GL_EXT_shader_image_load_store,
   GL_EXT_shadow_funcs, GL_EXT_stencil_wrap, GL_EXT_subtexture,
   GL_EXT_texgen_reflection, GL_EXT_texture3D, GL_EXT_texture_array,
   GL_EXT_texture_buffer_object, GL_EXT_texture_compression_bptc,
   GL_EXT_texture_compression_latc, GL_EXT_texture_compression_rgtc,
   GL_EXT_texture_compression_s3tc, GL_EXT_texture_cube_map,
   GL_EXT_texture_edge_clamp, GL_EXT_texture_env_add,
   GL_EXT_texture_env_combine, GL_EXT_texture_env_dot3,
   GL_EXT_texture_filter_anisotropic, GL_EXT_texture_integer,
   GL_EXT_texture_lod, GL_EXT_texture_lod_bias, GL_EXT_texture_mirror_clamp,
   GL_EXT_texture_object, GL_EXT_texture_rectangle, GL_EXT_texture_sRGB,
   GL_EXT_texture_shared_exponent, GL_EXT_texture_snorm,
   GL_EXT_texture_storage, GL_EXT_texture_swizzle, GL_EXT_timer_query,
   GL_EXT_transform_feedback, GL_EXT_vertex_array, GL_EXT_vertex_array_bgra,
   GL_EXT_vertex_attrib_64bit, GL_IBM_texture_mirrored_repeat,
   GL_KTX_buffer_region, GL_NV_blend_square, GL_NV_conditional_render,
   GL_NV_copy_depth_to_color, GL_NV_copy_image, GL_NV_explicit_multisample,
   GL_NV_float_buffer, GL_NV_half_float, GL_NV_primitive_restart,
   GL_NV_texgen_reflection, GL_NV_texture_barrier, GL_SGIS_generate_mipmap,
   GL_SGIS_texture_edge_clamp, GL_SGIS_texture_lod, GL_SUN_multi_draw_arrays,
   GL_WIN_swap_hint, WGL_EXT_swap_control

81 GLX Visuals
   visual  x   bf lv rg d st  colorbuffer  sr ax dp st accumbuffer  ms  cav
 id dep cl sp  sz l  ci b ro  r  g  b  a F gb bf th cl  r  g  b  a ns b eat

Rodrigo.Machado

#3
Catalyts rodando !

http://i61.photobucket.com/albums/h70/rmf824/Linux/catalyst.png Imagem acima do permitido

Rodrigo.Machado

#4
Bom pessoal vamos ao desenvolvimento...

ao iniciar o steam deu um erro de driver update:

http://i61.photobucket.com/albums/h70/rmf824/Linux/steam.png Imagem acima do permitido

Bom atualizei o driver utilizando os seguintes codigos

apt-get remove --purge fglrx*


download do driver
http://www.ubuntuupdates.org/package/core/precise/restricted/updates/fglrx-experimental-13

após instalar o driver faça o passo 2 do tutorial (link) novamente:

gksu gedit /etc/X11/Xsession.d/10fglrx

insira o destacado em vermelho ao script:

LIBGL_DRIVERS_PATH=/usr/lib/fglrx/dri
if [ `uname -m` = 'x86_64' ]; then
if [ -d /usr/lib32/fglrx/dri ]; then
LIBGL_DRIVERS_PATH=${LIBGL_DRIVERS_PATH}:/usr/lib32/fglrx/dri:/usr/lib/x86_64-linux-gnu/dri
if [ ! -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:
fi
LD_LIBRARY_PATH=${LD_LIBRARY_PATH}/usr/lib32
export LD_LIBRARY_PATH
fi
fi
export LIBGL_DRIVERS_PATH

reinicie o computador.

---------------

Dota2 funcionando grafico FULL

http://i61.photobucket.com/albums/h70/rmf824/Linux/dota2linux.png Imagem acima do permitido

Rodrigo.Machado

logo aqui nesse post coloco os resultados do office 2013 e o estudo para rodar o skyrin e adobe

Sergio Benjamim

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

spowsleuh

Poxa! Será que esse procedimento vale pro notebook Sony Vaio VPCSB35FB ? Ele tem VGA híbrido também com essas placas da amd e o gráfico integrado da intel, com o modo stamina voltado para economizar bateria, usando o gráfico integrado da intel, e o modo speed, usando o gráfico da AMD.
Parabéns pelo tutorial.
Como eu uso o CrunchBang, eu não sei o que fazer, já que todo vídeo que eu vejo tem uma linha de distorção no meio dele de vez em quando, o que irrita muito.