Autor Tópico: Linux 1.52% pela primeira vez.  (Lida 26621 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #30 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:11 »
Eu não acho que deveria ser computado mesmo mobiles e chromebooks. Somente desktops com Linux mesmo...

Abçs!

Em relação aos mobiles, concordo plenamente. Entretanto, na contagem de dispositivos com Windows do site de pesquisa estão incluídos os laptops com o SO da Microsoft, então porque não incluir os Chromebooks, que nada mais são do que laptops com o ChromeOS (que também é Linux). Onde estaria a coerência nessa análise (laptops com Windows pode, laptops com Linux não)?

ChromeOS deixou de ser Linux? Em caso positivo, qual sua definição de um SO Linux?

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #31 Online: 01 de Outubro de 2013, 22:20 »
Eu não acho que deveria ser computado mesmo mobiles e chromebooks. Somente desktops com Linux mesmo...

Abçs!

Em relação aos mobiles, concordo plenamente. Entretanto, na contagem de dispositivos com Windows do site de pesquisa estão incluídos os laptops com o SO da Microsoft, então porque não incluir os Chromebooks, que nada mais são do que laptops com o ChromeOS (que também é Linux). Onde estaria a coerência nessa análise (laptops com Windows pode, laptops com Linux não)?

ChromeOS deixou de ser Linux? Em caso positivo, qual sua definição de um SO Linux?



Pensando melhor, acho que você está certo rsrs
É que eu acho estranho/errado ficar chamando um laptop/notebook que vem com uma distro Linux já instalada por padrão de Chromebook, nesse caso. Se fosse assim, laptops/notebooks que vem com o Ubuntu instalado por padrão se chama Ubuntubook? rsrs

O que você acha?

Abçs!
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 22:23 por Renan Rischiotto »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #32 Online: 02 de Outubro de 2013, 09:20 »
Esses termos, ultrabook (Intel inventou), chromebook (Google inventou), macbook (Apple inventou) e sei lá mais o que *book no fundo no fundo é tudo notebook. Pelo menos na minha opinião. Única coisa que muda é tempo de bateria, potência, resolução etc.

Jogadas de marketing né...
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #33 Online: 02 de Outubro de 2013, 10:22 »
Pensando melhor, acho que você está certo rsrs
É que eu acho estranho/errado ficar chamando um laptop/notebook que vem com uma distro Linux já instalada por padrão de Chromebook, nesse caso. Se fosse assim, laptops/notebooks que vem com o Ubuntu instalado por padrão se chama Ubuntubook? rsrs

O que você acha?

Abçs!
Estes termos são apenas invenções criadas pelos fabricantes como forma de diferenciar os seus produtos, porém no fundo eles são todos laptops (sejam eles, ultrabooks, netbooks, notebooks, chromebooks, seiláoquêbooks, etc,.)


Esses termos, ultrabook (Intel inventou), chromebook (Google inventou), macbook (Apple inventou) e sei lá mais o que *book no fundo no fundo é tudo notebook. Pelo menos na minha opinião. Única coisa que muda é tempo de bateria, potência, resolução etc.

Jogadas de marketing né...

Pois é.

Acho mais fácil utilizar o termo laptop, o que engloba todos eles.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 10:26 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez
« Resposta #34 Online: 02 de Outubro de 2013, 10:45 »
Acho mais fácil utilizar o termo laptop, o que engloba todos eles.

É preciosismo, você não está errado, mas existe uma pequena diferença histórica entre laptop e notebook!

O termo laptop é mais antigo, e se referia a portáteis com componentes de desktop ( memorias ram, etc). O nome "laptop" caiu em desuso pelos fabricantes atualmente.

1) laptop possui entradas de ar na traseira do gabinete, notebook podem ter a ventilação na parte de baixo da maquina

2) laptop possui telas de 15 a 19", notebooks têm telas de 11 a 15" (menores que 10" os fabricantes chamam de subnotebooks)

3) laptops são mais pesados que notebooks

Como ambos os termos foram generalizados ao longo do tempo, e pelo histórico mais o exposto acima, é possivel afirmar que todo laptop é um notebook, mas nem todo notebook é um laptop.

Sem esquecer as novas categorias criadas pelo mercado, como netbooks, ultrabooks e tablets, e estes, definitivamente não são laptops.

Só para registrar um pouco de historia

[]'s

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez
« Resposta #35 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:00 »
Acho mais fácil utilizar o termo laptop, o que engloba todos eles.

É preciosismo, você não está errado, mas existe uma pequena diferença histórica entre laptop e notebook!

O termo laptop é mais antigo, e se referia a portáteis com componentes de desktop ( memorias ram, etc). O nome "laptop" caiu em desuso pelos fabricantes atualmente.

1) laptop possui entradas de ar na traseira do gabinete, notebook podem ter a ventilação na parte de baixo da maquina

2) laptop possui telas de 15 a 19", notebooks têm telas de 11 a 15" (menores que 10" os fabricantes chamam de subnotebooks)

3) laptops são mais pesados que notebooks

Como ambos os termos foram generalizados ao longo do tempo, e pelo histórico mais o exposto acima, é possivel afirmar que todo laptop é um notebook, mas nem todo notebook é um laptop.

Sem esquecer as novas categorias criadas pelo mercado, como netbooks, ultrabooks e tablets, e estes, definitivamente não são laptops.

Só para registrar um pouco de historia

[]'s


Como sempre outra aula de história da informática... começo a acreditar que o apelido "dino" não é a toa... :D


Tota,

Já pensou ao invés de ser odontólogo, se tornar professor de história da informática... faria muito sucesso nas palestras do Campus Party aí em sampa...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #36 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:36 »
Por alguns anos fui professor do curso de mestrado em informatica para odontologia onde abordava um pouco da história da informática.

Hoje dou aulas de modelagem 3D e prototipagem rápida com scanners 3D e impressoras 3D dentre outros assuntos relacionados a informatica em odontologia, como estética e modelagem facial com finalidade protética e forense, modelagem e planejamento de guias cirurgicos utilizando tomografias computadorizadas e ressonância magnética.

Tudo isto usando software livre quando possivel. Para tanto, tenho que usar Windows, macOS e Linux.

Por sorte de "dino", eu nasci nos primórdios da revolução da informação e vi e testei a maioria dos dispositivos desde seu inicio. Rolos de fita de 3", disquetes de 5,25", disquetes de 3,5", fitas DAT, Iomega Zipdrive, telas de fósforo branco e ambar, o primeiro mouse, a primeira placa de som (sound blaster 8 bits), o primeiro HD (mfm), impressoras de agulhas, interfaces para conectar o computador (cérebro eletrônico, na época) a maquinas de escrever elétricas (IBM e Facit) bem como a aparelhos de telex, o primeiro scanner de mesa e de mão, o primeiro editor de textos (wordstar), a primeira planilha (visicalc), o primeiro antivirus (Norton), a primeira placa de video dedicada (hercules) o primeiro modem (1200 kbps), criei um BBS, usei gopher, chat, trumpet e NCSA Mosaic, e por aí afora...

Meu primeiro pendrive tinha 32kb e custou 100 dolares...

O primeiro Palmtop (USRobotics) e a primeira calculadora HP...

Isto como um "pequeno" resumo.

[]'s
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 11:40 por Tota »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #37 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:50 »

[...] criei um BBS, [...]



[off topic]Estou començando a acreditar que você deve ser um espião americano da NSA enviado para espionar o desenvolvimento das TI aqui no Brasil, isso sim... :D :D :D [/off topic]
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #38 Online: 02 de Outubro de 2013, 13:14 »

[...] criei um BBS, [...]



[off topic]Estou començando a acreditar que você deve ser um espião americano da NSA enviado para espionar o desenvolvimento das TI aqui no Brasil, isso sim... :D :D :D [/off topic]

Não... Meu bbs era pequeno, tinha 4 linhas telefônicas...

Na época, o maior era o do Aleksandar Mandic, o Mandic BBS que ele vendeu para o grupo folha de sp e criou o Universo on line (UOL) e criou o IG

O meu era só para os amigos, não existia Internet como a conhecemos hoje.

[]'s
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 13:19 por Tota »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez
« Resposta #39 Online: 02 de Outubro de 2013, 14:35 »
Acho mais fácil utilizar o termo laptop, o que engloba todos eles.

É preciosismo, você não está errado, mas existe uma pequena diferença histórica entre laptop e notebook!

O termo laptop é mais antigo, e se referia a portáteis com componentes de desktop ( memorias ram, etc). O nome "laptop" caiu em desuso pelos fabricantes atualmente.

1) laptop possui entradas de ar na traseira do gabinete, notebook podem ter a ventilação na parte de baixo da maquina

2) laptop possui telas de 15 a 19", notebooks têm telas de 11 a 15" (menores que 10" os fabricantes chamam de subnotebooks)

3) laptops são mais pesados que notebooks

Como ambos os termos foram generalizados ao longo do tempo, e pelo histórico mais o exposto acima, é possivel afirmar que todo laptop é um notebook, mas nem todo notebook é um laptop.

Sem esquecer as novas categorias criadas pelo mercado, como netbooks, ultrabooks e tablets, e estes, definitivamente não são laptops.

Só para registrar um pouco de historia

[]'s

Sim Tota, concordo contigo. Tecnicamente era essa a definição utilizada. Você está certíssimo.

Gostaria apenas de fazer uma observação: hoje em dia não há mais uma "padronização", ou seja, vai de cada loja definir o que é notebook, netbook, laptop, chromebook, etc.

Por exemplo, para a Amazon, notebook é o termo geral, sendo dividido nas categorias laptop, netbook, ultrabook, convertible, etc...

Já para a newegg é um pouco diferente. Eles consideram laptops/notebooks como a categoria principal, vindo então as subcategorias netbook, ultrabooks, chromebooks, etc.

Esses são apenas dois exemplo (englobando duas das maiores lojas da web) para demonstrar essa falta de padronização.

No Brasil então é que a coisa complica. Quando comprei o meu MSI X340 (CPU Intel Core2Solo), ele era apresentado na loja como um notebook. Veja que até a newegg o considera assim. Entretanto, segundo as especificações da máquina, penso que ele também poderia ser considerado sem problemas como um netbook por suas dimensões reduzidas, peso (cerca de 1kg), ausência de gravador de CD/DVD, CPU single core, etc.

E por aí vai...

Eu prefiro englobar todos eles utilizando a tradução literal do termo inglês laptop (dispositivo usado sobre o colo), de forma, então que o utilizo para todas as máquinas que podem ser utilizadas sobre as pernas.

De qualquer forma, obrigado por mais uma aula sobre os primórdios da informática. :)

Abraço.



Por alguns anos fui professor do curso de mestrado em informatica para odontologia onde abordava um pouco da história da informática.

Hoje dou aulas de modelagem 3D e prototipagem rápida com scanners 3D e impressoras 3D dentre outros assuntos relacionados a informatica em odontologia, como estética e modelagem facial com finalidade protética e forense, modelagem e planejamento de guias cirurgicos utilizando tomografias computadorizadas e ressonância magnética.

Tudo isto usando software livre quando possivel. Para tanto, tenho que usar Windows, macOS e Linux.

Por sorte de "dino", eu nasci nos primórdios da revolução da informação e vi e testei a maioria dos dispositivos desde seu inicio. Rolos de fita de 3", disquetes de 5,25", disquetes de 3,5", fitas DAT, Iomega Zipdrive, telas de fósforo branco e ambar, o primeiro mouse, a primeira placa de som (sound blaster 8 bits), o primeiro HD (mfm), impressoras de agulhas, interfaces para conectar o computador (cérebro eletrônico, na época) a maquinas de escrever elétricas (IBM e Facit) bem como a aparelhos de telex, o primeiro scanner de mesa e de mão, o primeiro editor de textos (wordstar), a primeira planilha (visicalc), o primeiro antivirus (Norton), a primeira placa de video dedicada (hercules) o primeiro modem (1200 kbps), criei um BBS, usei gopher, chat, trumpet e NCSA Mosaic, e por aí afora...

Meu primeiro pendrive tinha 32kb e custou 100 dolares...

O primeiro Palmtop (USRobotics) e a primeira calculadora HP...

Isto como um "pequeno" resumo.

[]'s

E eu que me achava um dino por ser da época dos PCs com joguinhos via fitas cassetes. :)

Rapaz,

Você realmente pode dizer que viu de perto todo o surgimento e desenvolvimento da informática.

Abração.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, 14:43 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #40 Online: 02 de Outubro de 2013, 14:55 »
Por alguns anos fui professor do curso de mestrado em informatica para odontologia onde abordava um pouco da história da informática.

Hoje dou aulas de modelagem 3D e prototipagem rápida com scanners 3D e impressoras 3D dentre outros assuntos relacionados a informatica em odontologia, como estética e modelagem facial com finalidade protética e forense, modelagem e planejamento de guias cirurgicos utilizando tomografias computadorizadas e ressonância magnética.

Tudo isto usando software livre quando possivel. Para tanto, tenho que usar Windows, macOS e Linux.

Por sorte de "dino", eu nasci nos primórdios da revolução da informação e vi e testei a maioria dos dispositivos desde seu inicio. Rolos de fita de 3", disquetes de 5,25", disquetes de 3,5", fitas DAT, Iomega Zipdrive, telas de fósforo branco e ambar, o primeiro mouse, a primeira placa de som (sound blaster 8 bits), o primeiro HD (mfm), impressoras de agulhas, interfaces para conectar o computador (cérebro eletrônico, na época) a maquinas de escrever elétricas (IBM e Facit) bem como a aparelhos de telex, o primeiro scanner de mesa e de mão, o primeiro editor de textos (wordstar), a primeira planilha (visicalc), o primeiro antivirus (Norton), a primeira placa de video dedicada (hercules) o primeiro modem (1200 kbps), criei um BBS, usei gopher, chat, trumpet e NCSA Mosaic, e por aí afora...

Meu primeiro pendrive tinha 32kb e custou 100 dolares...

O primeiro Palmtop (USRobotics) e a primeira calculadora HP...

Isto como um "pequeno" resumo.

[]'s

Parabéns Tota, como é legal participar desta comunidade.A humanidade avança através da intelectualidade, voltada para o bem comum.

Usuário Linux- 449417

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #41 Online: 02 de Outubro de 2013, 22:48 »
Caramba, o Tota sabe muito...deve ser espião mesmo hahaha

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #43 Online: 02 de Janeiro de 2014, 02:40 »
1,73%  ;D

http://www.netmarketshare.com/report.aspx?qprid=9&qpaf=&qpcustom=Linux&qpcustomb=0

Será que tem relação com o fato do windows xp estar perdendo suporte?

Ou pode ser só ruído mesmo...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #44 Online: 02 de Janeiro de 2014, 07:46 »
1,73%  ;D

http://www.netmarketshare.com/report.aspx?qprid=9&qpaf=&qpcustom=Linux&qpcustomb=0

Será que tem relação com o fato do windows xp estar perdendo suporte?

Ou pode ser só ruído mesmo...

Tomara que seja avanço sólido mesmo =)