O meu comentário e nem o texto que postei existe trapaça nenhuma. Pelo contrário, ele tem tudo haver com o título do tópico. Onde está no título do tópico o "Linux nos desktop"? Fala de Linux de uma forma geral, então. a informação do título é que está errada.
Está bem claro que o autor do tópico se referiu a usagem do linux nos desktops ao se referir a porcentagem de uso do mesmo (1.52%). Talvez por engano ele fez um comentário sobre o ubuntu touch, que é outra área, outro departamento (e tem a estatística de uso própria, a de sistema operacional mobile, no qual o iOS é o mais popular).
É óbvio que, se for englobar tudo, linux é um usado em todo lugar: servidores, mainframes, placas de rede, relógios, celulares, torradeiras, geladeiras, gps... assim fica fácil falar que ele é o mais usado (é isso que eu chamei de trapaça). Mas não é dessa maneira que a maioria das pessoas, e dos pesquisadores de estatística veem o mundo.
Mais uma vez, dê uma olhada no link da wiki que postei, e veja as categorias. Linux têm menos de 2% de market share nos desktops. Aceite a realidade, meu amigo.