pylm69 e Sergio Benjamin,
Sou bastante leigo em termos de configurações de instalação.
Meu pc desktop atualmente tem uma placa 945GZM-S2 com clock 1.8GHtz, processador Intel Core 2 Duo, memória RAM 4GB e HD 500GB, onde está instalado o W8, em partição única de HD.
Havia instalado o Ubuntu 13.04 num pen drive Sandisk 128GB, com USB 2.0 (nem o pen nem o pc têm USB 3.0; por isso pensei, quando for instalar no laptop, usar pen de 3.0 na porta apropriada dele, ou um HD igualmente de 3.0).
Para instalar, tentei usar o Gparted, como indicação que peguei num site, em passo-a-passo, mas embananei-me todo. Daí instalei (já fiz umas quatro vezes, juntando com outras que tentei noutro pen drive, de 16GB).
Meu Ubuntu baixei no Baixaki e o queimei num DVD-RW; ele é sistema 32. Não aparece a opção ext4 sem journaling na instalação, quando entro direto pelo botão "instalar", no CD live, e prefiro partição única (ele exige swap; tenho portanto a partição "/" e "swap", esta com cerca de 3GB; e tenho grub instalado direto no hd, pois instalando-o no sdb [o pen drive], não inicializa nem a pau; inicializa normalmente com o grub em sda, assumindo aquela tela cor de vinho com as opções, entre o Ubuntu e o W8, no caso isso ficou de bom tamanho pra mim).
Em resumo:
- No laptop pretendo instalar num hd externo; pode ser instalando pelo modo como faço, desta feita com ext4 com journaling e uns 2GB para o swap? O laptop tem 4GB RAM e é intel core i3; o hd em que pretendo instalar o Ubuntu é um Samsung 1TB USB 3.0.
- No desktop que uso agora, poderia haver um passo-a-passo para eu instalar do modo que aprendi (direto no botão instalar)? Não me preocupo aí com a rapidez. No caso posso manter o ext2 pra não comprometer a vida útil do pen drive? Sérgio me alertou sobre "over provisioning" - como configurar?; e o /tmp e /var, quanto deixaria de espaço pra cada um na hora da instalação? Tendo 4GB de memória, posso contrariar o alerta da instalação e ignorar uma partição para swap? Não uso vários programas ao mesmo tempo, nada de jogos; somente acesso à internet (detesto facebook, não uso), videos, processador de textos...
Aguardo ajuda. Abraços.
---------------------------
Um adendo:
E se eu abandonar a ideia do pen drive no meu desktop atual, instalando o Ubuntu em dual boot com o W8? Nesse caso eu posso fazer?
Teria que zerar o pc, formatando após criar duas partições, uma para o W8, o qual eu instalaria primeiro? [tenho os discos, oficiais, um para o XP, outro para o W8 Pro]. Outra para o Ubuntu? [é hd de 500GB; poderia dividir ao meio, 250 para cada SO].
Ou poderia manter o w8 como está, seguindo a instalação normal do Ubuntu via meu cdlive, que possibilita instalá-lo lado a lado com o w8? Não tentei isso ainda. No caso, depois de clicar, como me habituei (vou na raça, apanhando e aprendendo) em "install" [prefiro a versão em inglês, me força a conviver com o idioma], aparece a tela de opções. Se escolher a primeira opção, instalar lado a lado com o w8, a instalação do Ubuntu separaria automaticamente um pedaço do hd? Se o fizer, poderia deixar tudo do Ubuntu no "/", em ext4 journaling, sem swap [devido à memória de 4BG que tenho]? Ou quem sabe um swap de 2GB? No processo de instalação, habituei-me, na tela de opções, a escolher a última, pra instalar pelo pen drive, se me recordo bem, "anything else"; é aí que aparece a terceira tela, que pede as partições; as telas que vêm depois são fáceis, são de escolha de fuso e de teclado.