Autor Tópico: O Ubuntu vai receber atualizações faseadas — mais estabilidade!  (Lida 11188 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
« Última modificação: 19 de Agosto de 2013, 18:31 por Renan Rischiotto »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:30 »
Profissionalismo !!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2013, 14:09 »
??????
Que doidera é essa?
1) Como eles vão selecionar os usuários que irão receber as atualizações, vai ser aleatório sortear, IP's ou sei lá o quê?
2) Eles tem o número total de usuários do Ubuntu? Como vão determinar 10% do total?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:35 »
 Tão me espionando é? @___@ Acho que é pelo zeitgeist....
 Enfim, eu achei legal, evita uma "pane" geral nos usuários mas testes internos ainda são melhores, pq os 10% que pegarem uma atualização bugada primeiro seriam uma minoria então seria mais difícil pedir ajuda e teria que esperar a correção ???
Rolling Release é o máximo \o/

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2013, 10:36 »
Interessante, não sabia.
Bezerra.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:38 »
Bem tudo ainda está muito nebuloso, não foi bem explicado, mas acho que fui o único que não achou isso legal. :-\

Acidentes com aeronaves são raros pelas estatísticas, mas ocorrem muito mais acidentes com aviões de porte pequeno do que com grandes aeronaves e imagino que isso ocorra pelo fato de que em aviões maiores a responsabilidade das empresas em transportar uma grande quantidade de pessoas as tornem mais precavidas na manutenção do que as empresas/empresários donos de pequenas aeronaves. Claro que ninguém, quer em grandes aeronaves, quer em pequenas aeronaves, deseja que acidentes ocorram, mas certamente o cuidado para se evitar isso é infinitamente maior nas grandes aeronaves.

Mesmo pensamento eu trago nessa conversa. Quando se tinha um universo maior de utilizadores das atualizações é óbvio que existia uma responsabilidade maior em lançá-las ao público, agora com uma amostra desse universo (10%) pode-se ser mais "negligente" com essas atualizações, afinal poucos poderiam ser afetados, dando tempo para desfazer o problema.

A grande pergunta que fica:

Quem será escolhido para ficar nesses 10% que terá uma chance bem maior de ter seu sistema quebrado por uma atualização defeituosa?

Será aleatória a escolha ou será uma parcela de usuários mais experientes com capacidade de relatar/diagnosticar o bug?

O sistema de atualização ficará mais demorado (10%, depois mais 10%, depois mais 10%....)?


A princípio não gostei nem um pouco disso, mas certamente terão de explicar melhor isso aí.

Faz muito tempo que uso o Ubuntu, sempre atualizei (quando tinha atualização para ser feita) e nunca tive meu sistema quebrado. Agora com essa nova filosofia tomara que continue ainda assim e que não seja aleatória a escolha desses 10%, mas sim com pessoas capazes de definir o bug e até sugerir a correção do mesmo.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 11:41 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:46 »
Sei que a atualização do Android no GNexus é assim, por onda.
Usuário Linux- 449417

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2013, 16:33 »
Bem tudo ainda está muito nebuloso, não foi bem explicado, mas acho que fui o único que não achou isso legal. :-\

Acidentes com aeronaves são raros pelas estatísticas, mas ocorrem muito mais acidentes com aviões de porte pequeno do que com grandes aeronaves e imagino que isso ocorra pelo fato de que em aviões maiores a responsabilidade das empresas em transportar uma grande quantidade de pessoas as tornem mais precavidas na manutenção do que as empresas/empresários donos de pequenas aeronaves. Claro que ninguém, quer em grandes aeronaves, quer em pequenas aeronaves, deseja que acidentes ocorram, mas certamente o cuidado para se evitar isso é infinitamente maior nas grandes aeronaves.

Mesmo pensamento eu trago nessa conversa. Quando se tinha um universo maior de utilizadores das atualizações é óbvio que existia uma responsabilidade maior em lançá-las ao público, agora com uma amostra desse universo (10%) pode-se ser mais "negligente" com essas atualizações, afinal poucos poderiam ser afetados, dando tempo para desfazer o problema.

A grande pergunta que fica:

Quem será escolhido para ficar nesses 10% que terá uma chance bem maior de ter seu sistema quebrado por uma atualização defeituosa?

Será aleatória a escolha ou será uma parcela de usuários mais experientes com capacidade de relatar/diagnosticar o bug?

O sistema de atualização ficará mais demorado (10%, depois mais 10%, depois mais 10%....)?


A princípio não gostei nem um pouco disso, mas certamente terão de explicar melhor isso aí.

Faz muito tempo que uso o Ubuntu, sempre atualizei (quando tinha atualização para ser feita) e nunca tive meu sistema quebrado. Agora com essa nova filosofia tomara que continue ainda assim e que não seja aleatória a escolha desses 10%, mas sim com pessoas capazes de definir o bug e até sugerir a correção do mesmo.

Isso me lembrou o Elementary, usei ele quando tava ainda em beta 1 (nossa, que comemoração foi com a beta 2 :3) e as vezes ele quebrava o X com uma atualização, que era resolvida com outra atualização que geralmente era bem rápida ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:02 »
??????
Que doidera é essa?
1) Como eles vão selecionar os usuários que irão receber as atualizações, vai ser aleatório sortear, IP's ou sei lá o quê?
2) Eles tem o número total de usuários do Ubuntu? Como vão determinar 10% do total?


Isso saiu daqui: http://www.murraytwins.com/blog/?p=127

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:21 »
Bem tudo ainda está muito nebuloso, não foi bem explicado, mas acho que fui o único que não achou isso legal. :-\

Acidentes com aeronaves são raros pelas estatísticas, mas ocorrem muito mais acidentes com aviões de porte pequeno do que com grandes aeronaves e imagino que isso ocorra pelo fato de que em aviões maiores a responsabilidade das empresas em transportar uma grande quantidade de pessoas as tornem mais precavidas na manutenção do que as empresas/empresários donos de pequenas aeronaves. Claro que ninguém, quer em grandes aeronaves, quer em pequenas aeronaves, deseja que acidentes ocorram, mas certamente o cuidado para se evitar isso é infinitamente maior nas grandes aeronaves.

Mesmo pensamento eu trago nessa conversa. Quando se tinha um universo maior de utilizadores das atualizações é óbvio que existia uma responsabilidade maior em lançá-las ao público, agora com uma amostra desse universo (10%) pode-se ser mais "negligente" com essas atualizações, afinal poucos poderiam ser afetados, dando tempo para desfazer o problema.

A grande pergunta que fica:

Quem será escolhido para ficar nesses 10% que terá uma chance bem maior de ter seu sistema quebrado por uma atualização defeituosa?

Será aleatória a escolha ou será uma parcela de usuários mais experientes com capacidade de relatar/diagnosticar o bug?

O sistema de atualização ficará mais demorado (10%, depois mais 10%, depois mais 10%....)?


A princípio não gostei nem um pouco disso, mas certamente terão de explicar melhor isso aí.

Faz muito tempo que uso o Ubuntu, sempre atualizei (quando tinha atualização para ser feita) e nunca tive meu sistema quebrado. Agora com essa nova filosofia tomara que continue ainda assim e que não seja aleatória a escolha desses 10%, mas sim com pessoas capazes de definir o bug e até sugerir a correção do mesmo.

Isso me lembrou o Elementary, usei ele quando tava ainda em beta 1 (nossa, que comemoração foi com a beta 2 :3) e as vezes ele quebrava o X com uma atualização, que era resolvida com outra atualização que geralmente era bem rápida ;D

Agregando aqui linuser104....mas hj ja nao é assim? Por exemplo, se vc tem o repositorio proposed habilitado vc ja recebe atualizaçoes primeiro que todas as outras pessoas. Depois que os pacotes passam por uma bateria de testes rapidas, a canonical libera para o repositorio proposed e so depois para os outros utilizadores atualizarem. Eu acho que isso que eles estao queremdo implementar so vai acrescentar mais uma "checagem" antes de liberar os pacotes.....quem sabe o Ubuntu esta se preparando para ser uma distro rolling release??? : )
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 19:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:29 »
Citar
quem sabe o Ubuntu esta se preparando para ser uma distro rolling release???

Seria bom heim =)

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:33 »
Citar
quem sabe o Ubuntu esta se preparando para ser uma distro rolling release???

Seria bom heim =)
Seria maravilhoso ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu vai receber atualizações faseadas — mais estabilidade!
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2013, 18:32 »
Editei o tópico, coloquei o link da matéria que saiu no Ubuntued, muito mais detalhada.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Atualizações do Ubuntu 13.04 serão em fases!
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2013, 10:55 »
??????
Que doidera é essa?
1) Como eles vão selecionar os usuários que irão receber as atualizações, vai ser aleatório sortear, IP's ou sei lá o quê?
2) Eles tem o número total de usuários do Ubuntu? Como vão determinar 10% do total?


Isso saiu daqui: http://www.murraytwins.com/blog/?p=127
É randômico pelo que li no link! XD

Agregando aqui linuser104....mas hj ja nao é assim? Por exemplo, se vc tem o repositorio proposed habilitado vc ja recebe atualizaçoes primeiro que todas as outras pessoas. Depois que os pacotes passam por uma bateria de testes rapidas, a canonical libera para o repositorio proposed e so depois para os outros utilizadores atualizarem. Eu acho que isso que eles estao queremdo implementar so vai acrescentar mais uma "checagem" antes de liberar os pacotes.....quem sabe o Ubuntu esta se preparando para ser uma distro rolling release??? : )
Esse não é randômico, mas concordo com a idéia de que "tem um número de testadores".
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu vai receber atualizações faseadas — mais estabilidade!
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2013, 23:47 »
Excelente!