Autor Tópico: Windows está pronto para o uso em Desktop?  (Lida 8936 vezes)

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Online: 22 de Setembro de 2006, 21:09 »


Antes que venham encher os comentários com ofensas à minha pessoa , como por exemplo: xiita, adorador do deus pingüim, dentre outras coisas, peço-lhes que reflitam comigo um pouco. Muito se fala que o Linux (e outros Sistemas Operacionais) não estão prontos para serem usados pela maioria da população, mas a que se deve essa afirmação? O Windows está realmente pronto para eles? É o que veremos.

Quando você compra um computador que vem com o Windows instalado, ele já vem bonitinho para uso, com todos os codecs instalados, com todo seu hardware funcionando e com seus principais aplicativos funcionando. Mas o que nem todos devem saber é que antes dele chegar em sua mão, ele passou por um ‘técnico’ que fez todo o trabalho pesado para você.

É ele quem instala os codecs, para seu Windows reconhecer seus vídeos e suas músicas, é ele quem instala e configura seu hardware adequadamente, é ele quem instala o Office (geralmente uma versão pirata), enfim, é ele quem prepara o sistema para ser usado no seu Desktop.

Mas e com o Linux? Bem, com o Linux, as coisas são bem diferentes, geralmente quem se interessa por ele baixa-o diretamente da internet. É como se você estivesse acabado de instalar o Windows, mas sem realizar os procedimentos que o nosso amigo ‘técnico’ realiza ele se tornará inutilizável, sem falar nos procedimentos de segurança, como instalar anti-vírus, anti-spyware e outros.

A grande diferença é que no Linux quem tem que fazer a parte ‘braçal’ vai ser o próprio usuário, assim ficando a imagem que ele ainda tem muito a evoluir para ser usado pela maioria da população.

Mas se formos ser completamente imparciais, o Linux ainda leva vantagem se for comparado ao Windows direto da ‘fabrica’, pois ele já trás consigo aplicativos que provavelmente você não precisará trocar, como por exemplo:

1) OpenOffice: Que para uma pessoa que não utiliza muitas formatações avançadas, ele é mais do que suficiente, ainda com a vantagem de exportar diretamente em pdf.

2) Gimp: Que para muitos compete diretamente com o Photoshop, não vou entrar no mérito desta questão, use-o e tire sua própria conclusão.

3) Firefox: Que sem duvida é um dos melhores (se não o melhor) navegador que existe.

4) Inkscape: Que pode concorrer diretamente com o Corel Draw.

Dentre outros softwares que vão do gosto de cada um. Já do outro lado, as coisas são bem diferentes, ele não vem com o Office instalado por padrão, apesar de serem da mesma empresa, não vem com nenhum anti-vírus instalado, não possuem um bom editor de imagens (prestem atenção que eu falei BOM), são desprovidos de um programa para desenho vetorial, ou seja, ele vem sem muitas coisas.

A grande jogada da Microsoft é fazer com que antes do produto deles chegar em sua mão, ele tenha que passar por outra pessoa, e ela, é quem realmente vai deixa-lo pronto para uso, tanto é que alguns deles perguntam quais softwares o cliente vai precisar.

Sei que tem algumas empresas que já distribuem o Linux direto nos computadores, mas infelizmente, eles não estão fazendo um bom trabalho, deixando o sistema todo desconfigurado e sempre colocando na cabeça do cliente que se ele quiser (e pagar uma taxa extra) eles instalam e MOLDAM o Windows de acordo com as necessidades deles.

Antes que venham falar que só estou aqui para defender o Linux ou coisas do tipo, quero falar que acho praticamente impossível um SO (Sistema Operacional) ser considerado pronto PARA SER USADO PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO, pois cada um tem necessidades diferentes.

O que acontece nessa briga Windows X Linux, é que o Windows é moldado antes de chegar a casa do cliente, e com o Linux quem tem que fazer esse trabalho de molde é o próprio usuário (pelo menos por enquanto), e nesse quesito a Microsoft leva vantagem.

fonte: http://linux-sem-misterio.securitybnt.com/
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2006, 21:42 »
Olá.

Em Portugal algumas empresas vendem computadores e instalam Linux mediante o pagamento do serviço.  Se você não quiser ter o trabalho de instalar o Ubuntu Linux (e talvez de aprender como se faz) pode sempre pagar a alguém que o faça certo ?

Afinal você tem que pagar para instalarem e configurarem o Windows, o anti-virus, para consertarem o seu carro...

Ainda esta noite ao jantar um amigo meu, empresário apresentaram-lhe o orçamento de €6000 para instalação de um sistema Windows, com servidores de aplicações, aplicações de facturação, etc... Numa estimativa "por alto" este meu amigo esta a considerar pagar a um profissional que instale um sistema Linux com aplicações que fazem o que ele precisa por entre €500 e €1000. Ready to use.

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2006, 21:52 »
Eu concordo com o Autor do Artigo. Todo mundo fala que o Windows é muito fácil, mas dá um CD do XP para o cara se virar pra ver o que acontece!

Para um usário final, que não sabe mexer mesmo num SO, vai ser bronca para ele no Windows ou no Linux.

A melhor coisa é como fazemos nos Install Fest daqui, instalamos e configuramos tudo para um usuário Desktop. O cara vai chegar em casa e usar! Como acontece com o Windows. Se o Windows fosse tão fácil assim os Técnicos estariam fritos! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2006, 21:53 »
Pode crer galactus, acho incrivel como tudo ao nosso redor pode ser manipulado em favor de alguem ou de algo.
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2006, 22:55 »
Discordo de você. Não se trata de o Windows estar ou não pronto para o desktop. Ele É o desktop. O Windows, principalmente aqui no Brasil é sinônimo de sistema operacional : só existe um sistema operacional e ele se chama Windows.

Se você tem um problema no Windows, o que você faz ? Pergunta para o seu amigo / colega / vizinho / cachorro / papagaio, que pelo menos um deles será capaz de responder facilmente. Ou pelo menos ajudá-lo a formatar o computador (coisa não muito rara se tratando do sistema operativo da Microsoft) caso o sujeito em questão não saiba a solução do problema.

E se você tem um problema no Linux, o que você faz ? Com certeza 90% das pessoas as quais você está acostumado a perguntar assuntos relativos à computador sequer sabem que o Linux já possui uma interface gráfica. Você tem de buscar a informação na internet, em fóruns, listas de discussão, etc. Algumas pessoas simplesmente não possuem tempo ou paciência para fazer isso. Elas preferem continuar perguntando para o seu amigo / colega / vizinho / cachorro / papagaio, e assim seguem suas vidas resolvendo seus problemas ou formatando.

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2006, 23:06 »
kra com esse seu pensamento o Linux nunca vai evoluir, e cada vez mais a microsoft vai ficar mais rica
e vc oq ganha com isso? talvez a proibição de fazer certas coisas por usar uma versão pirata.
e com o SL oq vc ganha? vc pode até n ganhar dinheiro, mas te garanto que tem outras coisas alem dele.

apesar de n concorda respeito sua opnião
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2006, 23:15 »
não adianta, é fato:
usuário que nunca mexeu em um PC terá dificuldades tanto no windows como no linux. O que inoja são pessoas que sequer se permitiram testar o Linux sairem dizendo que o Linux é um lixo, que no Linux você faz TUDO tendo que escrever, que pra usar Linux você precisa decorar livros e livros de códigos complexos, que Linux é pra nerd cabeção...

Já não insisto mais. Quer windows? então toma, fiiio, de mão beijada. Fique com esta bosque que só tem interface bonita (sim, xp e vista são bonitos sim, não há receio em afirmar isso) e mais nada.

É isso, acabou.
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline Ubuntu Surfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2006, 01:55 »
Fique com esta bosque que só tem interface bonita (sim, xp e vista são bonitos sim, não há receio em afirmar isso) e mais nada.

É isso, acabou.


O Vista pode até ter um visual bonito. Mas aquele visual teletubbies do XP é horrível!!!!

Mas tem gente que gosta. Cada qual com seu gosto.


Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2006, 16:52 »
kra com esse seu pensamento o Linux nunca vai evoluir, e cada vez mais a microsoft vai ficar mais rica
e vc oq ganha com isso? talvez a proibição de fazer certas coisas por usar uma versão pirata.
e com o SL oq vc ganha? vc pode até n ganhar dinheiro, mas te garanto que tem outras coisas alem dele.

apesar de n concorda respeito sua opnião
kra com esse seu pensamento o Linux nunca vai evoluir, e cada vez mais a microsoft vai ficar mais rica
e vc oq ganha com isso? talvez a proibição de fazer certas coisas por usar uma versão pirata.
e com o SL oq vc ganha? vc pode até n ganhar dinheiro, mas te garanto que tem outras coisas alem dele.

apesar de n concorda respeito sua opnião
Isso não é um pensamento meu. Eu apenas constatei um fato. Não gosto das coisas serem assim, mas infelizmente elas são. Eu acho muito gratificante pesquisar uma informação na internet, participar de uma comunidade que utiliza o mesmo sistema operacional, mas você tem que concordar que a maioria das pessoas não pensam assim.

boi

  • Visitante
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2006, 17:00 »
não adianta, é fato:
usuário que nunca mexeu em um PC terá dificuldades tanto no windows como no linux. O que inoja são pessoas que sequer se permitiram testar o Linux sairem dizendo que o Linux é um lixo, que no Linux você faz TUDO tendo que escrever, que pra usar Linux você precisa decorar livros e livros de códigos complexos, que Linux é pra nerd cabeção...

Já não insisto mais. Quer windows? então toma, fiiio, de mão beijada. Fique com esta bosque que só tem interface bonita (sim, xp e vista são bonitos sim, não há receio em afirmar isso) e mais nada.

É isso, acabou.


Eu também acho isso. Fala-se muito no usuário final, naquele que não sabe e não quer saber nada de computador, mas eu acho que nem é esse usuário o problema. O problema é aquele usuário mais avançado de Windows, aquele cara que se acha um gênio da informática, mas não é capaz nem de ler um manual. Esse tipo de usuário normalmente odeia o Linux.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2006, 17:46 »
Eu considero os usuários Linux os mais evoluidos, mas não pq eles usam o windows e sim pq eles aprendem a pesquisar e compartilhar seus conhecimentos. Essa qualidade não será só usada com o Linux. Eu me sinto muito mais preparado e competente depois que conheci o Linux (uso a quase 5 anos) pq em qualquer dificuldade, eu saberei pesquisar/perguntar e não formatar o HD.

O Linux melhorou minha vida.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2006, 18:46 »
Quando comprei meu primeiro computador, q claro ja veio com o windows ME (belezura).
A primeira coisa q aprendi a fazer foi formatar o computador!!! hauahuahauhauhaua
O S.O não durou 15 dias e começou a bugar. hauahuahauhauha
Galera instalei meu primeiro linux a 3 semanas acho, e fiquei impressionado. Tudo funcionando perfeitinho.
No Windows meu mouse não era reconhecido pra configurar a internet so com cd de instalação do modem e por ai vai!!!
Minha unica indigação é a com os maldios drives da placa de video e da multifucional. Mais isso ão é culpa do linux. Fase oq né???

Abraços... 

Offline fortunato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Viver é muito perigoso... (Guimarães Rosa)
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2006, 17:13 »
Não vou conseguir me conter, preciso compartilhar isso: http://www.albinoblacksheep.com/flash/winrg.php

Aí, me digam como o Windows é legal para desktop.

O Linux melhorou minha vida.

Acho que melhorou a de todos nós, nem tenho mais problemas com minha gastrite que atacava sempre que aconteciam coisas como essa do link que eu postei.


Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Windows está pronto para o uso em Desktop?
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2006, 19:34 »
Não vou conseguir me conter, preciso compartilhar isso: http://www.albinoblacksheep.com/flash/winrg.php


Hoje em dia eu posso rir disso!  :D :D :D :D :D
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0