Autor Tópico: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!  (Lida 7637 vezes)

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Online: 22 de Setembro de 2006, 17:33 »
Ola galera, ja fazem dias que estou quebrando a cabeça pra resolver um problema com minha Nvidia, tenho uma G-Force 4 MX 4000, e como vocês puderam observar, estou usando Ubuntu que está com a versão do kernel nova 2.6.15-27-386 , pois bem, após a atualização do Kernel, MUITAS coisas ficaram estranhas aqui no Ubuntu, dentre elas, o driver da Nvidia ESTÁ INSTALADO porém não roda nenhum jogo.

Antes que me perguntem, glxgears está rodando normalmente, ja reinstalei milhões de vezes o driver, ja mexi no xorg.conf inumeras vezes, aliás, ja fiz de tudo um pouco, só não reinstalei o Ubuntu.
Gostaria de saber se isso está acontecendo com mais alguém, pois foi depois da atualização do Kernel que se não me engano foi no último sábado (19/09/2006).

Agradeço desde já a ajuda!

PS: Eu usei o Synaptic para instalar os drivers, tentei baixar e instalar também, mas não obtive resultado positivo, eu vi em algum tópico por ai que precisava dos pacotes kernel-source para poder instalar pelo shell, mas quando instalei esse pacote a situação piorou uhaeuheauhea, é rir para não chorar!

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2006, 00:03 »
nossa, ninguem se quer tem uma opinião???  :-[

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2006, 12:50 »
Mesmo que ninguem veja esse tópico, vou fazer mais uma observação sobre meu problema.

como dito acima, o sistema aponta que minha placa está instalada, quando eu digito nvidia-settings a janela de configuração da Nvidia abre normalmente; Quando eu digito glxgears a janela com aquelas "rodinhas" indicando o frame aparece normalmente; Direct Rendering = Yes.

Fora o logo da Nvidia que aparece na inicialização, se tudo isso não indica que a placa está instalada, não sei mais o que poderá indicar... mesmo assim, jogos pelo Wine pedem Directx 8 ou superior pra rodar, outro diz que não encontrou nenhum Graphic Card para rodar o jogo.

Agora eu pergunto, como isso pode ser???? O que está contecendo com meu Ubuntu??

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2006, 16:06 »
Meu caro,
mas você ja tentou rodar algum jogo 3D de Linux ? Pode ser um problema de compatibilidade com o Wine.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2006, 17:47 »
Seria bom detalhar um pouco mais qual a sua maquina. E quais jogos está tentando rodar, e o melhor teste é mesmo com jogos linux, depois ir para o cedega. Dois que sei que rodam facil pelo cedega são o NFSU e o GTA3. Mas voce está tentando pelo wine ou cedega?
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2006, 18:33 »
Eu atualizei ontem e o TORCS tá rodando bunito (60~75 fps) e até um "erro" foi corrigido(reflexo do Sol no retrovisor vinha todo quadrado e com cores mistusadas). Só tenho esse jogo aki, então não sei se ajuda.

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2006, 12:23 »
Pessoal, eu testei jogos nativos do Linux, instalei o BillardGL 1.7, um jogo de Bilhar em 3D e funcionou muito bem, mas não sei se é o bastante pra testar a aceleração Opengl... embora tenha funcionado.

Isso quer dizer que há uma possibilidade do problema se concentrar no próprio WINE !!!
Alguma sugestão???

PS: Andei mexendo na pasta do Wine, coloquei na pasta System32 muitas DLL do windows, mas coloquei com esperança de que resolvesse o problema.

EDIT: o comando make também não funciona de jeito nenhum, mesmo com ./configure rodando bem, descobri isso nas tantativas de instalação.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 12:51 por MalGaniz »

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2006, 15:35 »
off topico: como você atualizou o torcs? e como vc insere o retrovisor, eu clico no numero correspondente e não insere ?
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2006, 17:03 »
PS: Andei mexendo na pasta do Wine, coloquei na pasta System32 muitas DLL do windows, mas coloquei com esperança de que resolvesse o problema.
Pergunto novamente, voce está tentando pelo wine ou cedega? Wine nao roda jogos. E a pasta do cedega não é a wine, é transgaming.
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2006, 17:58 »
PS: Andei mexendo na pasta do Wine, coloquei na pasta System32 muitas DLL do windows, mas coloquei com esperança de que resolvesse o problema.
Pergunto novamente, voce está tentando pelo wine ou cedega? Wine nao roda jogos. E a pasta do cedega não é a wine, é transgaming.


Eu não tenho o Cedega (não sei aonde encontrar), uso Wine e mesmo assim antes sempre jogava Warcraft com ele.

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2006, 18:49 »
Eu não tenho o Cedega (não sei aonde encontrar), uso Wine e mesmo assim antes sempre jogava Warcraft com ele.
Tente com o cedega e voce vai conseguir melhores resultados com certeza. Nessa pagina ai tem muita informação boa relacionado ao cedega www.gulbf.com.br
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2006, 08:42 »
Rode o glxgears, se o FPS der acima de 1000 é praticamente certo que os drivers estão instalados e a aceleração está ativa.

O Cedega viaja um pouco as vezes, pra mim ele falhava nos testes de aceleração 3D, mesmo com os drivers instalados e a aceleração ativa. Aquilo lá pode não dizer muita coisa.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Nvidia no Kernel 2.6.15-27-386 Ajudem-me por favor!
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2006, 13:14 »
Eu ja tenho uma certeza, a aceleração 3D está funcionando muito bem, graças as dicas de um dos colegas, eu testei jogos nativos do Linux que são 3D como dito acima, porém acontece uma série de coisas estranhas:

* Aceleração 3D em jogos do Linux funciona muito bem.
* Jogos instalados para o Wine não funcionam porque pedem DirectX do wIndows. (Ex: wine /home/Eu/.wine/drive_c/Arquivos de programas/Warcraft III/Warcraft III.exe)
* Jogos que são iniciados pelo Wine das pastas do Windows funcionam perfeitamente, desde que não tenham que baixar patches, ja que HDA1 é protegido contra escrita. (Ex: wine /media/hda1/Arquivos de programas/Warcraft III/ Warcraft III.exe)

Resumindo, o wine não consegue rodar jogos que estão instalados no linux por intermédio dele mesmo, mas consegue rodar os jogos ja instalados nas partições NTFS do Windows.

É loucura ou não é?

PS: Estou usando WINE e não o CEDEGA, e sempre rodei jogos pelo Wine apesar dos problemas!
« Última modificação: 26 de Setembro de 2006, 13:17 por MalGaniz »