Autor Tópico: Meu particionamento pessoal  (Lida 7863 vezes)

Creto

  • Visitante
Meu particionamento pessoal
« Online: 25 de Agosto de 2013, 09:22 »
Olá gente,

PS: Como a duvida não é para resolver nenhum crá-crá no sistema, decidi postar aqui até por o contador de mensagens do fórum ser desativado aqui e peço que por favor o deixem aqui.

Devido eu ler o tópico do Galactus | Usando o XFS no desktop voltou uma velha duvida que sempre deixava para depois, mas hoje tomei coragem e confessarei minha falta de "leitura" e contar com a boa vontade do pessoal safo que gosta de ensinar por aqui.

A duvida:

Sempre li e vi em alguns particionamentos o uso das partições "/boot; /var; /tmp e etc." porém eu mesmo como sou um usuário de desktop e meu uso de PC se resume a "GIMP, Inkscape, Audacity, alguns mais" e para fuçar muito e estudar e aprender sobre servidores Linux e WEB não particiono jamais meu HD dessa forma mas apenas o básico sendo assim:

/raiz ext4 com mais ou menos 20GB
swap com no máximo 2GB
/home com todo o restante do HD

Com mudanças quando uso (usava) mais de uma distro no HD as vezes até 8 no meu HD de 500GB, mas sempre nessa mesma ordem ou seja jamais criei as partições para:

/boot
/var
/tmp

E no momento não recordo quais outras se encontra nos insaladores, mas enfim, quando eu preciso de um particionamento avançado com todas essas partições? Ou meu particionamento básico citado mais acima é errado?

Agradeço antecipadamente as participações.

Creto
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 16:38 por Creto »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2013, 10:40 »
Olha Creto, vamos esperar algum companheiro aqui se manifestar, mas depende muito da finalidade do seu sistema se e para uso pessoal ou um servidor.

Meu exemplo, tenho um SSD de 64g da kingstom e tenho 4g de memoria entao....nao particionei nada, nem a /home separada!!! deixei tudo no / e sem swap(faz alguns anos(ubuntu 9.04) que uso sem swap e nunca tive nenhum problema).

Mas, no meu caso, e quando eu for formatar ou reinstalar? Ai salvo os meus arquivos em um HD externo que tenho de 400g que da muito menos trabalho do que manter a /home.(prefiro reinstalar e reconfigurar tudo do que ter que ficar correndo atras de acertar problemas posteriores decorrentes de configuraçoes antigas e posso tbm copiar os arquivos ocultos da home de algum programa que eu desejo e restaurar posteriormente)

O particionamento que vc esta sugerindo acho que e mais para ter um controle do sistema de arquivos, mais para um servidor do que para um desktop comum, em um servidor, como ele gera muitos logs e arquivos temporarios seria necessario a partição separada para nao causar instabilidade no sitema. Porem na maioria das vezes, vc acaba desperdiçando espaço porque vai ter que definir um tamanho para essa partição, no caso de /var e /tmp e isso vai depender de como a maquina e usada. Vc pode deixar para o /tmp 4g(exemplo) mas com o passar do tempo vera que por exemplo estao gravados la somente 100 mega de dados....o resto do espaço vc "perdeu" ou tera que fazer um ajuste.

O /boot separado nao faz a minima diferença, na verdade so vai atrapalhar, um dia se por ventura vc tenha que recuperar o Ubuntu ou outra distribuição vc tera que montar essa partição tbm junto com o sistema de arquivos, senao nada feito!!! Porque na raiz vao haver somente links para a partição de boot, entao se vc nao montar o /boot vc nao recupera o sistema.

/var e /temp vc poderia separar mas na minha opiniao e perda de tempo e espaço, particionamento padrao para a maioria das pessoas cai bem.

/         - 30 giga se vc for instalar bastante coisa
/home - a maior partição
swap   - se tem mais de 4 ou 4 giga de ram esquece swap, se quiser deixe 1 ou 2 gigas.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 10:50 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:27 »
 Eu tenho 4 GB de ram mas mantenho swap, pra hibernação.
 Uma dúvida, ao separar a /boot e usa-la em mais de uma distro, caso eu instale um custom kernel, ele vai funcionar nas duas distros? ???
Rolling Release é o máximo \o/

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2013, 12:22 »
So para lembrar tbm os amigos mais novos no sistema, e acrescentando ao que o pylm69 reportou, a hibernação foi desativada por padrao no ubuntu(12.04) e mais recente porque havia muita incompatibilidade com hardwares diversos, as vezes a hibernação funcionava outras vezes nao. Entao ela foi desabilitada, mas pode ser habilitada novamente.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2013, 13:11 »
Excelente explicação do platao! E ele ainda tem a coragem de dizer:

Citar
Olha Creto, vamos esperar algum companheiro aqui se manifestar...

rsrsrs

Citar
prefiro reinstalar e reconfigurar tudo do que ter que ficar correndo atras de acertar problemas posteriores decorrentes de configuraçoes antigas

Eu também, sempre tive problemas com /home separada.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2013, 14:05 »
Eu tenho 4 GB de ram mas mantenho swap, pra hibernação.
 Uma dúvida, ao separar a /boot e usa-la em mais de uma distro, caso eu instale um custom kernel, ele vai funcionar nas duas distros? ???

Vc tem que linkar a imagem do kernel custon no grub para cada partição que contenha o sistema.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

clodoaldops

  • Visitante
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2013, 14:32 »
Eu sempre faço o básico: / , swap e /home. Porém mantenho no mínimo mais uma partição para testes.

Creto

  • Visitante
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:36 »
Olá a todos,

Agradeço primeiramente a participação de todos.

Bem, mesmo eu sendo-burro-assim deu para matar muito a minha duvida platao.

Agora quanto a /home separada gente, eu como sou muito acostumado a quebrar tudo e depois tentar de novo, sempre apago os arquivos ocultos da partição onde quebrei tudo e vou reinstalar.

E já fica a dica aos desavisados, se tens um ubuntu instalado e por ventura for substituir pelo kubuntu (KDE) ou vice versa não esqueça de apagar esses arquivos ocultos senão fica uma feiúra só.

Mais uma vez grato.

T+

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:49 »
E pra quem não sabe, CTRL + H no nautilus pra cer os ocultos ou ls -a no terminal :D
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2013, 20:44 »
E no momento não recordo quais outras se encontra nos insaladores, mas enfim, quando eu preciso de um particionamento avançado com todas essas partições? Ou meu particionamento básico citado mais acima é errado


Ola,

Um pouco de história:

Quando o primeiro kernel do Linux (Minix) foi desenvolvido, existiam servidores com unidades de fita de 3", e computadores pessoais com unidades de disquete de 5 1/4.

Tudo rodava em disquetes ou fita. Foi então lançado o disco rígido (na época chamado winchester, numa analogia ao recarregamento rápido destas espingardas) e estes discos funcionavam a molas (MFM) com capacidades de armazenamento assombrosas para a época, coisa de dez megabytes.

Assim, para um servidor rodar um poderoso banco de dados eram necessários vários "winchesters".

E eles falhavam muito, menos que as fitas, mas ainda assim falhavam muito.

Lógico então, se pensar em montar um servidor "aos pedaços", pois se uma parte desse problema, não comprometeria o todo.

Assim, usavam-se costumeiramente 3 maquinas para uso de missão crítica, todas redundantes. E para isto, se separava em cada "winchester" uma partição diferente.

Hoje usamos SSD, imensamente mais confiáveis se comparados aos HD's MFM da época. Com isto, particionamwntos complexos para maquinas caseiras podem sugerir algum absurdo, e é verdade.

O uso atual para particionamentos complexos, ainda se faz para servidores, ou quando se deseja terminais burros, ou totens multimidia, etc., onde a pasta /boot, /root, etc, rodem remotamente numa maquina a kilometros de distância de onde se vai rodar o sistema.

Também pode ser utilizado em "anéis de segurança" como os servidores de bancos e de Governos. Usando-se 5 anéis no minimo, com o objetivo de se impedir ataques à maquina central.

A primeira maquina acessa a Internet, e geralmente é um firewall, com /boot e /root encriptados e sediados na segunda maquina (2° anel).

A segunda maquina está servindo uma outra sub rede, ligada a terceira maquina por ssl e tem seus dados de boot e root na terceira maquina, e assim sucessivamente até a maquina central no 5º anel.

Para um sujeito invadir o 5º anel, ele tem que acessar a primeira maquina, desencriptar as partições, invadir a segunda, a terceira e seguir em frente.

É lógico de se supor, que o time de segurança irá detectar a invasão do primeiro anel, esperar o ataque ao segundo anel, onde se terá tempo de identificar de onde vem o agressor, e este identificado, ir lá e "tocar fogo no barraco do meliante".

[]'s

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2013, 23:13 »
Tota dando altas explicações  :o

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2013, 23:26 »
Hoje em dia temos imagens com 10 MB @_____@
Rolling Release é o máximo \o/

Creto

  • Visitante
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2013, 05:59 »
Olá,

Mais uma vez me surpreendo com tanto conhecimento que pode se adquirir aqui, pois já li sobre os primeiros computadores, mas com mais essa parte da história um dia ainda vou ficar parecido com você "Tota".

Lembra que a um pouco mais de dois anos atrás, disse que quando eu crescer quero ser igualzinho o "Tota".

Sem as brincadeiras, muito obrigado gente.
T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2013, 11:43 »
Mais uma aula do mestre Tota!

Eu me lembro mesmo dos "winchester"!  Não que eu seja tão velho quanto você! kkkkkkkkkkkkkkkk


Mas voltando ao assunto, esse particionamento avançado, com partições para várias pastas do sistema, realmente são usadas mais em servidores e vai depender muito do uso e finalidade do sistema em questão.

Vou dar um exemplo que ocorreu com um amigo meu e seu servidor de squid! Na primeira vez que ele "montou" o servidor, estava tudo na partição / (raiz).

Aí aconteceu do HD lotar por causa do Squid. Travava o sistema todo, e ele teve que apagar o cache do Squid. Hoje ele não faz mais isso. O Squid tem uma partição em separado só para ele. Se lota a partição do Squid, para só o Squid e não o sistema inteiro.

Isso é apenas um mero exemplo, de tantos, de como um particionamento avançado ajuda e evitar problemas maiores.

Eu acho que para uso em Desktop, para os meros mortais, pode colocar tudo no raiz mesmo, e eu uso uma pequena partição Swap pois minhas máquinas costumam ficarem ligadas por muito tempo. Daí o sistema sempre acaba usando um pouco da Swap.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Meu particionamento pessoal
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2013, 13:05 »
Ja que a galera esta tirando duvidas aqui : ) pergunta aos amigos...

No Virtual box vc escolhe, ao criar um HD para a maquina virtual, se ela vai ter armazenamento fixo(por exemplo vc deixa 8giga reservados) ou se ela vai ter "armazenamento dinamicamente expansivel" ou seja, ela vai usar um determinado tamanho e depois se precisar de mais espaço o sistema vai encarregar de alocar.

Pergunta;

Tem como fazer isso em um servidor com alguma partição? ou tem que ser um tamanho fixo?

Exemplo;

Tem la o /var que esta quase cheio ou prestes a encher, no caso ha espaço no HD do servidor sobrando ainda, tem como o sistema alocar sozinho mais espaço para a partição /var sem a intervenção do operador?

Tem algum script que pode deixar rodando e monitorando o uso das partiçoes isso eu sei que tem no proprio sistema, mas ele nao faz essa função de alocação de mais espaço sozinho? digamos assim? tem como implementar isso via script ou algum serviço?
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 13:15 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997