Faz algum tempo venho percebendo que praticamente todos os dispositivos de armazenamento que utilizo, ao colocar esses dispositivos no Ubuntu recebo a informação de sua capacidade (até aí, nada demais). Eis que toda vez que vou fazer coisas como "enviar um arquivo de 1.8 gigas para um cartão de memória de 2 Gigas" recebo o aviso de "falta de espaço". Ora, se o arquivo tem 1.8 gigas e a memória 2.0 gigas, como não há espaço? O mesmo se repete para meu HD externo que possui 320 gigas de capacidade de armazenamento e que com algo como 200 gigas da aviso de "cheio" (?)... assim como a memória do meu celular (smarthphone - 8 gigas)... meu pendrive (4 gigas)... Ou seja, em TODOS os meus dispositivos de armazenamento recebo o aviso de "não haver mais capacidade" quando sempre há algum espaço sim. O que seria isso?
Obs. Acabei de verificar aqui que um dos meus cartões de memória (de 2 gigas) está com 411,6 MB de espaço ocupado e está avisando que está cheio. Ora, o próprio sistema me avisa que há 1.5 Gigas de espaço livre. Então como está cheio? e não consigo inserir mais nada nele ?!?