Autor Tópico: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?  (Lida 20477 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Online: 12 de Agosto de 2013, 03:25 »
Olá!

Gostaria de saber qual é a diferença entre esses dois programas...
Com o Wine já conseguimos rodar os programas e jogos do Windows, então qual a utilidade do PlayOnLinux?


Abraços!

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2013, 08:40 »
PlayOnLinux é um programa baseado no Wine. O mesmo vale para outros como Cedega e Crossover Linux.

A diferença? Maior facilidade na instalação de softwares mais complicados.

Um exemplo disso é o Office 2007. Para instalá-lo no seu PC puramente pelo Wine, você precisará instalar antes um monte de bibliotecas, DLLs e fontes TTF para ele funcionar legal. Isso deve ser feito manualmente, e parte desse processo pode requerer que você copie DLLs de uma instalação do Windows para a sua pasta padrão do Wine, situada geralmente em "~/.wine/drive_c/windows/system32/". Para usuários avançados isso não é problema, mas para usuários leigos sim.

Programas como PlayOnLinux são projetados especificamente para usuários leigos, para facilitar a eles o processo de instalação de programas como Office, Photoshop, e até mesmo alguns jogos. Ele baixa direto do site da Microsoft todas as dependências necessárias para tal aplicação, como por exemplo as bibliotecas run-time do Visual C++ 2010, e as fontes mais comuns como Arial, Times New Roman, etc.

Utilizei inclusive ele recentemente para instalar o Office 2007 no computador do meu pai, e o resultado foi muito bom. O programa ficou bem sincronizado com o Unity, e foi bem fácil associar arquivos doc, xls e ppt ao programa.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 08:42 por Solid One »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2013, 13:48 »
Ah..blz! Valeu! =)

Mas então qual é a diferença entre o PlayOnLinux, Cedega e Crossover? Os três não fazem a mesma coisa?

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2013, 14:19 »
Cedega parece ser projetado para jogos (dizem que ele consegue otimizar alguns jogos, deixando-os um pouco "menos lento" que no Wine), enquanto que Crossover Linux é projetado para softwares profissionais e produtividade. No entanto, isso não é regra, pois às vezes ambos "trocam as bolas" e fazem seus papéis inversos. Ah, e ambos são pagos.

PlayOnLinux, por outro lado, faz ambas essas tarefas e é um software livre. Esse programa torna a instalação de alguns programas bem mais fácil, mas quando comparado ao Crossover Linux e ao Cedega, não é tão prático no que diz respeito à instalação e configuração, e não sei se é tão eficiente em jogos. O Office 2007 por exemplo, quando instalado pelo PlayOnLinux, não costuma criar atalhos no menu do Gnome / Unity por padrão, muito menos faz as associações de arquivos DOC, XLS e PPT para seus respectivos softwares desta suíte de escritório. Essas operações precisam ser feitas manualmente no PlayOnLinux, enquanto que o Crossover Linux faz tudo isso já automaticamente.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2013, 14:26 »
Obrigado Solid One, ótima explicação  ;)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2013, 03:50 »
Mais uma pequena dúvida rsrs

Eu preciso instalar o Wine também caso eu queira utilizar o PlayOnLinux?

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2013, 08:49 »
Mais uma pequena dúvida rsrs

Eu preciso instalar o Wine também caso eu queira utilizar o PlayOnLinux?

Não. Embora o PlayOnLinux seja baseado no Wine, ele não depende diretamente do Wine instalado a partir dos repositórios.

Quando você instala qualquer coisa pelo PlayOnLinux, ele baixa uma versão específica do Wine diretamente do site. Ele baixa o Wine em formato "tar.gz" puro, extrai na pasta temporária, e utiliza o Wine a partir desta pasta. Além disso, no PlayOnLinux, cada programa utiliza uma versão diferente do Wine. O Office 2007, quando instalado pelo PlayOnLinux por exemplo, utiliza a versão 1.2.x do Wine.

O mesmo vale para Crossover Linux, e possivelmente também para o Cedega. Estes possuem uma instalação do Wine já dentro do pacote, e utilizam-na na hora de executar aplicações Windows.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2013, 09:32 »
Mais uma vez, obrigado meu chapa!  :D

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2013, 09:52 »
Cara, última vez que eu pergunto (espero) kkkkkkkkkkkkk

Então, queria saber se esses programas (Wine, PlayOnLinux, CrossOver e Cedega) deixam muitos "rastros" no sistema depois de desinstalados, pois já ouvi dizerem que esses programas "poluem" o Ubuntu. Não sei se falam isso por aversão ao Windows...rsrs ou por causa do que falei, então melhor tirar a dúvida com quem entende.


[]'s

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2013, 14:31 »
Cara, última vez que eu pergunto (espero) kkkkkkkkkkkkk

Então, queria saber se esses programas (Wine, PlayOnLinux, CrossOver e Cedega) deixam muitos "rastros" no sistema depois de desinstalados, pois já ouvi dizerem que esses programas "poluem" o Ubuntu. Não sei se falam isso por aversão ao Windows...rsrs ou por causa do que falei, então melhor tirar a dúvida com quem entende.


[]'s

Não muito. O Wine, por si só, cria apenas uma pasta oculta situada em "~/.wine", e eu acho que o Wine por si só não consegue criar associações de arquivos. Associações geralmente devem ser feitas por fora, e é preciso fazer todo um tratamento específico, de modo a tornar o programa Windows mais "integrado" à sua instalação do Linux. No entanto, se um programa Windows cria atalhos no menu iniciar após instalado, esses atalhos são inseridos no seu sistema. Ou seja, podem ser criados arquivos ".desktop" na pasta "~/.local/share/applications", e ícones (em formatos png ou gif, geralmente) em "~/.local/share/icons". Em suma, se quiser limpar o Wine, é só remover a pasta "~/.wine" que 90% da "poluição" vai embora.

Já o PlayOnLinux, é praticamente a mesma coisa que o Wine, exceto que a pasta oculta tem um caminho diferente: "~/.PlayOnLinux". No entanto, parece que ele polui menos a máquina no que diz respeito a criação de atalhos e ícones. O Office 2007, quando instalei pelo PlayOnLinux, não criou atalhos ".desktop" na pasta "~/.local/share/applications" nem em outro lugar similar, logo os atalhos do Office 2007 não apareceram no menu do Unity (ou Gnome, dependendo do modo gráfico). Ficou tudo situado na própria pasta oculta do PlayOnLinux. No entanto, para copiar os atalhos para a área de trabalho, basta clicar com o botão direito no programa instalado, na interface do PlayOnLinux. E ao fazê-lo, basicamente o arquivo ".desktop" é copiado para a área de trabalho, e ao transferi-lo para "~/.local/share/applications/", ele passa a ser acessível pelo menu. Para limpá-lo, é só apagar a sua respectiva pasta oculta, que 95% (senão 100%) dele é apagado.

O CrossOver Linux, por sua vez, é o que polui mais a máquina, justamente pelo fato dele já criar os atalhos e associações por conta própria. Para isso, ele cria vários arquivos em ~/.local/share/applications" e "~/.local/share/icons". E ao desinstalá-lo do computador, acho que ele deixa todos os arquivos intactos no computador. Pelo menos, todos os arquivos que ele cria situam-se em diretórios específicos, logo fica mais fácil efetuar sua remoção manual.

No entanto, na minha opinião isso não é muito preocupante não. Por mais que sejam deixados "rastros" no sistema, dificilmente eles poderão ser utilizados para prejudicar a máquina. Como o núcleo do sistema é Linux, este torna-se bastante resistente a esse tipo de falhas.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2013, 19:46 »
Obrigado!!!

Mas esses caminhos que você citou:

~/.local/share/applications" e "~/.local/share/icons


Onde que ficam? Tipo, antes do .local qual pasta é? /usr?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 19:50 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2013, 19:48 »
Renan, o símbolo ~, indica ao prompt que o caminho tem que ser a pasta home do usuário atual.

echo $USER
echo $HOME


===============

Percebi que o Play On Linux faz o download do Wine na velocidade da "carroça do tio jão". :(
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 19:55 por Arthur Bernardes »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2013, 19:56 »
Renan, o símbolo ~, indica ao prompt que o caminho tem que ser a pasta home do usuário atual.

echo $USER
echo $HOME


Hmm...
Mas então, não existe essa pasta .local na minha /home

http://img12.imageshack.us/img12/1589/crfu.png


E o que são esses echo $USER e echo $HOME que postou?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 19:58 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2013, 20:00 »
Renan, analisa bem, estou vendo-a daqui.

São variáveis de ambiente que mostram qual usuário está logado no Shell e sua respectiva pasta home.

Código: (echo $USER) [Selecionar]
arthur
Código: (echo $HOME) [Selecionar]
/home/arthur

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre o Wine e o PlayOnLinux?
« Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2013, 20:03 »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que FAIL meu kkkkkkk
Ela tá la mesmo rsrs

Obrigado =P