Autor Tópico: Perguntas que já devem ter sido respondidas...  (Lida 42175 vezes)

LosNachos

  • Visitante
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Online: 11 de Outubro de 2005, 16:47 »
Olá a todos...

Sou novato tanto no linux quanto neste fórum, portanto postei esta série de perguntas que acredito já devam ter sido feitas e até respondidas, contrariando a ética de fóruns. Por favor me desculpem todos, mas o que acontece é que venho do Windows, as respostas que encontro são invariavelmente ainda complexas para minha pessoa Win e infelizmente não tenho muito tempo para pesquisar e me virar sozinho (embora tente sempre que posso).

As dúvidas são, provavelmente, simples:

1) Fuçando, reparei que alguns programas estão instalados, mas não têm "atalhos" em qualquer menu. Isso significa que quando instalo programas não é criado, como no Windows, um atalho ou grupo em nenhum menu?

2) Depois de muito sofrer, consegui conectar na internet, meio que de modo "cego". Fui configurando um programa chamado pppoeconfg, utilizando as configurações padrão. Antes disso, foi um parto conseguir fazer minha placa de rede "existir". Confusas as informações sobre DHCP; até agora não sei o que é isso. Como saber, agora, se tudo está certinho e/ou se pode melhorar? E como colocar um simples atalho no Desktop para eu dar dois cliques e conectar (tipo discador do Windows)?

3) Alguns arquivos são marcados como executáveis, porém não consigo abrí-los. Dando dois cliques neles, nada acontece. Bom, como sou o único usuário no computador, como irei utilizar aqueles programas? Não seria eu o root? Não poderia, então, fazer o que quisesse?

4) No Adicionar Aplicações, muitas estão sombreadas e pelo que eu entendi não podem ser instaladas, devendo, para isso, ser adicionado o repositório (é esse o nome) Universe. Devo adicioná-lo?

5) Sobre as perguntas de acesso aos programas. Já baixei alguns programas que preciso na minha máquina mas, se não consegui executar arquivos no computador, como vou conseguir instalar novos programas? Nem tentei... e por falar nisso, o que é isso de .tar.gz? Estou boiando ;-(
Imagine o cara que nada sabe, acostumado a dar dois cliques em um .exe para instalar qualquer coisa (seguramente ou não) ter que lidar com todas essas restrições... loucura...


Obrigado pela paciência de todos e, mais uma vez, desculpem pelas perguntas...


Abraços,
Ilídio Leite

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2005, 18:48 »
Citação de: "LosNachos"
1) Fuçando, reparei que alguns programas estão instalados, mas não têm "atalhos" em qualquer menu. Isso significa que quando instalo programas não é criado, como no Windows, um atalho ou grupo em nenhum menu?

Alguns programas não criam os atalhos mesmo. Recomendo que você instale o SMEG (Simple Menu Editor for Gnome) que é um editor de menus. Abra o gerenciador de pacotes (Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) e instale o pacote "smeg".

Citação de: "LosNachos"
2) Depois de muito sofrer, consegui conectar na internet, meio que de modo "cego". Fui configurando um programa chamado pppoeconfg, utilizando as configurações padrão. Antes disso, foi um parto conseguir fazer minha placa de rede "existir". Confusas as informações sobre DHCP; até agora não sei o que é isso. Como saber, agora, se tudo está certinho e/ou se pode melhorar? E como colocar um simples atalho no Desktop para eu dar dois cliques e conectar (tipo discador do Windows)?

Quando você executa o utilitário "pppoeconf" como root (colocando o "sudo" na frente) você configura uma conexão banda larga que exija nome de usuário e senha, como é o caso do Speedy. Em uma daquelas perguntas que ele faz, está se você quer ativar a conexão no boot. Se você responder "SIM" basta ligar o computador que você já estará conectado e não precisa de nenhum atalho pra se conectar.

Citação de: "LosNachos"
3) Alguns arquivos são marcados como executáveis, porém não consigo abrí-los. Dando dois cliques neles, nada acontece. Bom, como sou o único usuário no computador, como irei utilizar aqueles programas? Não seria eu o root? Não poderia, então, fazer o que quisesse?

Você pode nos dizer quais são estes arquivos? Alguns arquivos as vezes só rodam no modo texto, portanto se você da 2 clics não vê o arquivo sendo executado. Para executar este tipo de arquivos, abra um terminal, navegue até o diretório onde ele se encontre (ex: cd /home/meuusuario/Desktop) e execute-o da seguinte forma: "./arquivoexecutavel".

Citação de: "LosNachos"
4) No Adicionar Aplicações, muitas estão sombreadas e pelo que eu entendi não podem ser instaladas, devendo, para isso, ser adicionado o repositório (é esse o nome) Universe. Devo adicioná-lo?

Sombreadas como? Não estou entendendo. Se você não tem o repositório então as aplicações nem devem aparecer na lista. Para adicionar os repositórios extras utilize a seguinte dica: http://www.ubuntubrasil.org/guia/#extrarepositories

Citação de: "LosNachos"
5) Sobre as perguntas de acesso aos programas. Já baixei alguns programas que preciso na minha máquina mas, se não consegui executar arquivos no computador, como vou conseguir instalar novos programas? Nem tentei... e por falar nisso, o que é isso de .tar.gz? Estou boiando ;-(
Imagine o cara que nada sabe, acostumado a dar dois cliques em um .exe para instalar qualquer coisa (seguramente ou não) ter que lidar com todas essas restrições... loucura...

Se você não tem conhecimento ainda de instalação de programas avançados, limite-se a instalar os programas do Gerenciador de Pacote Synaptic. Adicione os novos repositórios conforme a resposta que dei acima, atualize a lista e veja se o programa que você quer não está lá. Se você quer aprender um pouco mais sobre instalar programas no Linux dê uma lida neste artigo que publiquiei em meu blog: http://www.tuxresources.org/blog/?p=11


Citação de: "LosNachos"
Obrigado pela paciência de todos e, mais uma vez, desculpem pelas perguntas...


Abraços,
Ilídio Leite

Estamos aqui justamente para isso. Ajudar e sermos ajudados. Juntos aprendemos, este é o conecito de comunidade.

Bem vindo ao mundo Linux!

LosNachos

  • Visitante
Obrigado... ;-)
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2005, 11:34 »
obrigado pelas respostas... não achei que fosse ser recebido tão bem, visto que em outros fóruns os usuários normalmente não têm muita paciência com os novatos e suas perguntas bobas...

e se a idéia é ajudar, em breve, espero, estarei colaborando bastante, respondendo sempre que puder... acredito que muitos como eu passarão por problemas semelhantes...

abraços a todos e mais uma vez obrigado,
Ilídio Leite

LosNachos

  • Visitante
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2005, 11:43 »
Led, não sei se fiz da forma correta, mas nas configurações da minha placa de rede o campo Gateway deixei em branco... não sabia o que colocar...

E também não sei porque, minha placa de rede sempre está desativada, eu tenho que ativá-la sempre que preciso conectar e, depois disso, rodar pon dsl-provider... se não fizer isso, parece que ainda não estou automaticamente conectado, como você disse (e também o programa pppoeconf me disse ;-)

abraços...

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2005, 15:29 »
LosNachos, execute novamente o pppoeconf

Ele vai perguntar username, senha e DNS. Na maioria das vezes você não precisa definir DNS, basta dar ENTER. Os DNS já vem automaticamente. Para quem não sabe, DND é o IP de um servidor que converte os nomes (exemplo: www.site.com.br) em números IP, para poder exibí-los. Um dos problemas mais comuns é o "Conecta mas não navega". Acontece quando seu computador não consegue puxar o endereço dos servidores DNS, ai você tem que adicionar na mão.
Preste atenção nas perguntas que o pppoeconf faz pra você. Uma delas por padrão vem "não" perguntando se você quer ativar o serviço no boot. Diga que SIM.

Quando você configura o adsl pelo pppoeconf é normal que na interface de redes do ubuntu a placa apareça como DESCONFIGURADA. Pode ficar tranquilo, nem mexa la. O pppoeconf cria uma NOVA interface de rede... digamos... falsa. É pra manter a compatibilidade e ela se chama "ppp0".

Você pode usar o comando "ifconfig" para ver todas informações das interfaces de rede. Você verá que a placa de rede (eth0) vai estar desconfigurada, porém a interface "ppp0" estará funcionando e com um IP válido definido.

Espero ter ajudado,

Um forte abraço...

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2005, 16:45 »
Hey, LosNachos, se vc. estiver usando o Ubuntu novo, o 5.10, bem pode ser que seus problemas com a Internet serão resolvidos dando uma olhada no link abaixo.
Esse Ubuntu novo tá (ou tava) com um bug que não grava as informações do pppoeconf automaticamente, porisso eu também tinha de rodar ele de novo toda vez que bootava, a solução foi usar um script do Kanotix, funciona que é uma blz.
Vê se é isso mesmo. Esquece esse negócio de configuar a rede, como foi explicado, vc. só precisa colocar o login e a senha no pppoe, se tiver usando o Velox, isso é o no. do seu telefone, certo?

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=898

Saúde
« Última modificação: 06 de Julho de 2006, 01:10 por n3t0 »
Nevermore! Nevermore! - Poe

LosNachos

  • Visitante
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2005, 20:18 »
oi, Led...

na verdade, mesmo quando respondo sim sobre a ativação no boot, tenho que rodar manualmente... quero dizer, não ativa automaticamente no boot...
sobre o ppp0 não havia reparado... significa então que não é necessário ativar a placa de rede eth0? entendi certo? bastaria então ativar o serviço do pppoeconf sem "ligar" eth0?

olhando mais abaixo a resposta do enceladus, parece que é um bug da versão 5.10, que estou usando... vou tentar a dica que ele deu e substituir o conteúdo do /etc/network/interfaces


obrigado, Led e enceladus, pelas dicas e paciência :-)
abraços,
Ilídio Leite

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2005, 23:55 »
Citação de: "LosNachos"
sobre o ppp0 não havia reparado... significa então que não é necessário ativar a placa de rede eth0? entendi certo? bastaria então ativar o serviço do pppoeconf sem "ligar" eth0?


Exatamente...

Mas é claro que se você mexer nas configurações da eth0 depois sua net vai dar pau... claro. Mesmo o sistema achando que ela está desconfigurada, não esqueça que está... rsrs

[]s

LosNachos

  • Visitante
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2005, 20:43 »
eu de novo...

bom gente... parece que nada dá certo por aqui... estou desanimando...
tenho que ligar a eth0 para conectar... e tenho que rodar o pon dsl-provider depois... senão não conecto...
baixei o 5.10 (agora não rc) e esperava que tudo fosse ficar legal... mas da mesma maneira nada deu certo ;-( reinstalei tudo do zero, claro....

e o pior é que parece que o sistema tá muito lento... tudo demora pra abrir... testando o Kurumin vejo que, aqui, ele é bem legal... roda tudo na boa... e rápido !!!

não sei o que faço...

abraços,
Ilídio Leite

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:25 »
talvez sou eu que não percebo, porque antes eu tava com o breezy que consegui atualizando do hoary, agora eu tô com o breezy instalado pelo próprio cd do breezy final e eu tô achando bem mais rápido... mas antes era bemmm lento :P
levava mais de 2 minutos do carregamento no grub até o carregamento do wallpaper no gnome >.<
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

LosNachos

  • Visitante
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2005, 08:54 »
o carregamento não é lento... a abertura de programas sim... bastante !!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2005, 10:43 »
Pessoal as duas versões do Breezy (Ubuntu/Kubuntu) estão bem mais rápidas que as anteriores. Tanto no boot como na abertura de programas. Já notaram a melhora do OpenOffice? Aqui o Ubuntu demora 55 segundos no boot. E ainda não desliguei nada daquele monte de coisa que ele carrega que eu não uso.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2