Autor Tópico: Perguntas que já devem ter sido respondidas...  (Lida 42175 vezes)

LosNachos

  • Visitante
Perguntas que já devem ter sido respondidas...
« Online: 11 de Outubro de 2005, 16:47 »
Olá a todos...

Sou novato tanto no linux quanto neste fórum, portanto postei esta série de perguntas que acredito já devam ter sido feitas e até respondidas, contrariando a ética de fóruns. Por favor me desculpem todos, mas o que acontece é que venho do Windows, as respostas que encontro são invariavelmente ainda complexas para minha pessoa Win e infelizmente não tenho muito tempo para pesquisar e me virar sozinho (embora tente sempre que posso).

As dúvidas são, provavelmente, simples:

1) Fuçando, reparei que alguns programas estão instalados, mas não têm "atalhos" em qualquer menu. Isso significa que quando instalo programas não é criado, como no Windows, um atalho ou grupo em nenhum menu?

2) Depois de muito sofrer, consegui conectar na internet, meio que de modo "cego". Fui configurando um programa chamado pppoeconfg, utilizando as configurações padrão. Antes disso, foi um parto conseguir fazer minha placa de rede "existir". Confusas as informações sobre DHCP; até agora não sei o que é isso. Como saber, agora, se tudo está certinho e/ou se pode melhorar? E como colocar um simples atalho no Desktop para eu dar dois cliques e conectar (tipo discador do Windows)?

3) Alguns arquivos são marcados como executáveis, porém não consigo abrí-los. Dando dois cliques neles, nada acontece. Bom, como sou o único usuário no computador, como irei utilizar aqueles programas? Não seria eu o root? Não poderia, então, fazer o que quisesse?

4) No Adicionar Aplicações, muitas estão sombreadas e pelo que eu entendi não podem ser instaladas, devendo, para isso, ser adicionado o repositório (é esse o nome) Universe. Devo adicioná-lo?