Autor Tópico: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF  (Lida 52513 vezes)

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #30 Online: 10 de Agosto de 2013, 02:00 »
Pessoal,
Não sei se posso fazer uma pergunta neste tópico quando já abri outro mais antigo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107557.msg595812.html#msg595812
Mas parece que o meu problema é parecido com o de kamis, inclusive o hardware também é bem moderno, com placa NVIDIA, Processador 4ª ger. Intel, e também não tive sucesso ,apesar do tópico que abri ser bem mais antigo.
Talvez, as informações que vou dar sirvam para solucionar este problema.
Se não puder, desconsiderem ou apaguem minha pergunta.
La vai : 
Em alguma das tentativas que fiz,acho que foi com o Ubuntu 12,04, parou a instalação na tela preta/roxa citada antes.
Na instalação do Ubuntu 13.04, termina em uma mensagem de que o sistema está em baixa resolução e quando clico para continuar assim mesmo, ele trava e fica só um "X" sobre uma tela preta.
Quando consegui instalar pelo Ubuntu minimal , ao reiniciar trava em uma tela preta com um (-) piscando.
Quando instalei pelo Ubuntu Alternate, ao reiniciar para na famosa tela preta/roxa.
Quando tentei com o Mageia 3, termina em uma tela preta com um X no lugar do cursor, que posso mover com o mouse, mas nada acontece.
Também fiz várias tentativas: desabilitar UEFI, Argumentos de instalação, Instalar Drive de NVIDIA mais recente, e outras em desespero de causa.
Espero ter ajudado.


Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #31 Online: 10 de Agosto de 2013, 02:36 »
Na minha inexperiente opinião...rsrs....eu acho que deve ser o kernel que ainda não está bom o bastante para lidar com hardwares tão modernos assim.
O jeito menos doloroso é esperar sair o Ubuntu 13.10 oficialmente para ver se consegue instalar. Ou se preferir, faça como a kamis e troque de PC (método doloroso rsrs)

Abçs!

Creto

  • Visitante
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #32 Online: 10 de Agosto de 2013, 11:36 »
By The Way (btw) ou seja, por falar nisto... Entretanto...
Eu já não sei o português "papa chibé" que falamos aqui no Pará, olha lá o idioma do "Tio" e, ainda por cima de siglas.
Boa sorte! Mas se não trocarem, pergunte por ai quem mora perto de você quem sabe um companheiro do fórum possa dar uma força de corpo presente, claro tentando contato por MP se for o caso.

Duas cabeças pensam melhor ;)

T+

Offline adias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #33 Online: 10 de Agosto de 2013, 16:31 »
Mais uma pista: O Ubuntu 10.04 64 Bit funciona!!!
Eu consegui usar pelo live CD. Ele só não  reconhecer as conexões de rede.
Foi o único que funcionou até agora. Engraçado que  ,por ser mais antigo ,eu pensava que seria mais difícil de dar certo.

Offline kamis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #34 Online: 11 de Agosto de 2013, 17:05 »
Genteeeeeee! Consegui instalar! Tô postando do meu Ubuntu 13.04 agoraaa! Weeeee! =D

Ontem fui à Best Buy e eles disseram que só aceitariam o pc de volta se eu pagasse U$130,00 porque o Windows não tava mais instalado. A outra opção era ir à Asus e pedir para arrumarem o Windows, esses pcs novos não vem mais nem com o serial ou com o CD do Windows. Haha!

Fiquei muito chateada, deixei o pc de lado e já tava me preparando pra enfrenta muitaaaa confusão durante a semana. Mas daí decidi tentar mais uma vez e tô aqui!

Vou preparar um post dizendo tudo o que mexi, tudo o que configurei e falando sobre o que funciona e o que não funciona.

Muito obrigada a todos pela ajuda! =D

Creto

  • Visitante
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #35 Online: 11 de Agosto de 2013, 18:09 »
Olá kamis,

Isso sera muito valido ao fórum e a mim Hegehe que estou juntando um dinheiro aqui para comprar um notebook e desses novos é radar travanca, fico feliz pela sua persistência e por ter encontrado a resolução do problema.

[]'s

Paulo Creto

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #36 Online: 11 de Agosto de 2013, 18:50 »
Genteeeeeee! Consegui instalar! Tô postando do meu Ubuntu 13.04 agoraaa! Weeeee! =D

Ontem fui à Best Buy e eles disseram que só aceitariam o pc de volta se eu pagasse U$130,00 porque o Windows não tava mais instalado. A outra opção era ir à Asus e pedir para arrumarem o Windows, esses pcs novos não vem mais nem com o serial ou com o CD do Windows. Haha!

Fiquei muito chateada, deixei o pc de lado e já tava me preparando pra enfrenta muitaaaa confusão durante a semana. Mas daí decidi tentar mais uma vez e tô aqui!

Vou preparar um post dizendo tudo o que mexi, tudo o que configurei e falando sobre o que funciona e o que não funciona.

Muito obrigada a todos pela ajuda! =D

Que bom!! Fico feliz que tenha dado certo!!  :D

É isso aí kamis, jamais desista  ;)

blackwinds

  • Visitante
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #37 Online: 11 de Agosto de 2013, 19:00 »
Que bom que conseguiu!

Offline kamis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #38 Online: 12 de Agosto de 2013, 01:01 »
Bom, aqui vai a descrição do que fiz para instalar o Ubuntu 13.04 no Asus Q550LF:

1. Configurações no menu da BIOS:

Em "Advanced":

Mantive tudo habilitado, descobri com tentativa e erro mesmo.




Em "Advanced"->"USB Configuration":

Tudo habilitado também. Tive que checar direitinho isso porque durante a instalação eu estava recebendo vários erros relacionados à USB. Na verdade, mesmo depois de conseguir instalar e configurar tudo, durante a inicialização são apresentados erros dizendo que não foi possível numerar todas as portas USB.




Em "Boot":

Foi preciso desabilitar a opção "Launch PXE OpROM policy". Com essa opção habilitada eu não consigo dar boot pelo cd. Porém, depois de instalado eu pude habilitar novamente sem problemas.




Em "Boot"->"Security"

Secure Boot desabilitado.




2. Configurações de inicialização do Linux:

Essa é a configuração mais importante, sem isso nada funciona. Segui as dicas desse link: http://webent.altervista.org/2012/09/16/how-to-install-ubuntu-linux-12-04-or-newer-on-the-zenbook-ux32vd/.

É preciso editar os parâmetros do boot. Usando o CD de instalação, quando estiver destacada no GRUB a opção "Try Ubuntu Without Installing" deve-se pressionar a tecla "e" e editar o seguinte parâmetro:

Onde está escrito:
Código: [Selecionar]
boot=casper quiet splash
Deve-se substituir por:
Código: [Selecionar]
boot=casper quiet nomodeset

Essa opção faz a instalação "destravar" e sair da tela preta/roxa.


Depois disso é só pressionar "F10" e a instalação segue normalmente.

3. Particionamento do disco:

Além das partições "/", "swap" e "/home", precisei criar uma partição para ser usada como "EFI boot partition".



4. O que funciona e o que não funciona:

- O duplo toque no touchpad funciona para rolagem de páginas e para acessar o menu do botão direito. Porém, não consigo dar zoom nas páginas usando o touchpad.

- Não consigo habilitar/desabilitar o Wi-Fi e alterar o brilho da tela. Essas opções estão disponíveis com "F2", "F3" e "F4" respectivamente. Porém, consigo alterar a iluminação do teclado, desabilitar o touchpade e alterar o volume dos auto-falantes normalmente.

- A tela do notebook é touch, eu consigo mover o cursor tocando na tela, mas não funciona quando eu tento clicar em algo.

- Ainda não consegui instalar o driver pra placa NVIDIA GT 745M. Tentei baixar o driver do site da NVIDIA e após a instalação o Gnome/Unity parou de funcionar. Quando tento logar aparece a opção "Unable to login in Gnome" (usando o Gnome Shell) e no Unity as barras não aparecem, tenho somente o papel de parede.

- O external subwoofer não funciona, mas vi que existem drivers do ALSA. Tenho que tstar ainda.

5. Minha opinião:
Se você é usuário Linux, precisa do Linux pra trabalhar e estudar como eu ou simplesmente é o OS que você quer usar, não compre esse laptop. Na verdade, tente comprar algo que seja compatível com Linux. Existe a System76 que fabrica computadores construídos para rodar Ubuntu. Se não puder comprar um da System76, tente pesquisar nos fóruns algum que seja conhecido por ser compatível com o Linux.
Eu acabei ficando admirada com o preco (U$999) e com as configurações, mas peguei algo que pode não ser útil pra mim.

Bom, é isso. Obrigada a todos que acompanharam a minha saga. ;)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #39 Online: 12 de Agosto de 2013, 01:17 »
Citar
- Ainda não consegui instalar o driver pra placa NVIDIA GT 745M. Tentei baixar o driver do site da NVIDIA e após a instalação o Gnome/Unity parou de funcionar. Quando tento logar aparece a opção "Unable to login in Gnome" (usando o Gnome Shell) e no Unity as barras não aparecem, tenho somente o papel de parede.

Que luta heim  :-\

kamis, já tentou isso?

Vídeo (meu canal xD)

Creto

  • Visitante
Re: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #40 Online: 12 de Agosto de 2013, 06:01 »
Certo então contínue..., mas abra um tópico para cada quizila e quem sabe o pessoal vá auxiliando até resolver as coisas, hein?

Boa sorte!

T+
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 08:00 por Creto »

Offline kamis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #41 Online: 12 de Agosto de 2013, 10:34 »
Citar
- Ainda não consegui instalar o driver pra placa NVIDIA GT 745M. Tentei baixar o driver do site da NVIDIA e após a instalação o Gnome/Unity parou de funcionar. Quando tento logar aparece a opção "Unable to login in Gnome" (usando o Gnome Shell) e no Unity as barras não aparecem, tenho somente o papel de parede.

Que luta heim  :-\

kamis, já tentou isso?

Vídeo (meu canal xD)

Obrigada! Vou tentar! =)

Offline kamis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #42 Online: 12 de Agosto de 2013, 10:36 »
Certo então contínue..., mas abra um tópico para cada quizila e quem sabe o pessoal vá auxiliando até resolver as coisas, hein?

Boa sorte!

T+

Obrigada! Com certeza vou abrir um tópico pra cada. Quero ter tudo funcinando! =)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #43 Online: 12 de Agosto de 2013, 21:13 »
Certo então contínue..., mas abra um tópico para cada quizila e quem sabe o pessoal vá auxiliando até resolver as coisas, hein?

Boa sorte!

T+

Obrigada! Com certeza vou abrir um tópico pra cada. Quero ter tudo funcinando! =)

É isso aí =)
Com isso, você adquire conhecimento  ;)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Instalação parada na tela preta/roxa Asus Q550LF
« Resposta #44 Online: 12 de Agosto de 2013, 21:15 »
O Renan lembrou o mais importante, adquirir o conhecimento!! :D