Duvida Ubuntu [Resolvido]

Iniciado por tiLuciano, 31 de Julho de 2013, 17:30

tópico anterior - próximo tópico

tiLuciano

Olá pessoal, boa tarde.
Eu migrei do Windows para o Ubuntu já tem um mês, mas minhas duvidas em relação a ele estão me consumindo.
É o seguinte, gostaria de saber se no Ubuntu, nós precisamos fazer aqueles procedimentos que faziamos no Windows, tipo, desfragmentação de disco, utilizar o CCleaner (contando com todas a ferramentas que ele tinha), limpeza de memória, enfim, esses tipos de coisa.

É necessário fazer isso no Ubuntu? Se sim, quais ferramentas posso utilizar?

Obrigado.

Renan Rischiotto

Olá!

Já tive essa mesma dúvida caro amigo, e a resposta é sim e não rsrsrs

Sim, porque com o tempo o sistema vai acumulando kernels antigos, o cache de pacotes vai crescendo etc (mas creio que demorará muito para chegar a um ponto de o sistema ficar lento, a menos que você instale e deinstale mil programas por dia rsrs), então depois de uma tempinho, basta executar:

sudo apt-get autoremove

sudo apt-get autoclean

sudo apt-get clean

dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge

Existe um programa chamado BleachBit que faz essas limpezas, mas acho que pelo terminal é mais simples e rápido.

Não, porque a limpeza no Linux é mais simples, basta executar os comandos mencionados para uma ótima limpeza, e não de um milhão de programas como no Windows, para desfragmentação, limpeza de registro, etc.

Abraços!

tiLuciano

Citação de: Renan Rischiotto online 31 de Julho de 2013, 17:36
Olá!

Já tive essa mesma dúvida caro amigo, e a resposta é sim e não rsrsrs

Sim, porque com o tempo o sistema vai acumulando kernels antigos, o cache de pacotes vai crescendo etc, então depois de uma tempinho, basta executar:

sudo apt-get autoremove

sudo apt-get autoclean

sudo apt-get clean

dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge

Existe um programa chamado Bleachbit que faz essas limpezas, mas acho que pelo terminal é mais simples e rápido.

Não, porque a limpeza no Linux é mais simples, basta executar os comandos mencionados para uma ótima limpeza, e não de um milhão de programas como no Windows, para desfragmentação, limpeza de registro, etc.

Abraços!

Esses comandos que você me passou fazem o que exatamente? Eles podem por algum motivo danificar o sistema?

Renan Rischiotto

- sudo apt-get autoremove = Remove pacotes órfãos (pacotes que não são mais utilizados), são pacotes que foram instalados para satisfazer dependências de outros pacotes (programas) e que não são mais necessários.

- sudo apt-get clean e autoclean = São comandos parecidos, o primeiro não remove o arquivo de lock de /var/cache/apt/archives/ e /var/cache/apt/archives/partial/. O segundo, tal como o clean, limpa o repositório local de ficheiros de pacotes obtidos. A diferença é que apenas remove ficheiros de pacotes que já não podem ser mais descarregados, e são na maioria dos casos inúteis. Isto permite a manutenção de uma cache durante um longo período sem que ela cresça descontroladamente.

Saiba mais nas paginas de manual: Digite man apt-get no terminal e leia mais ;)

- O último comando serve para remover kernels antigos, agora não me pergunte pra que serve cada caractere do comando porque eu não sei (também sou iniciante rsrs)

E sim, esses comandos podem ser executados sem problemas.

Abraços!

tiLuciano

Citação de: Renan Rischiotto online 31 de Julho de 2013, 17:44
- sudo apt-get autoremove = Remove pacotes órfãos (pacotes que não são mais utilizados), são pacotes que foram instalados para satisfazer dependências de outros pacotes (programas) e que não são mais necessários.

- sudo apt-get clean e autoclean = São comandos parecidos, o primeiro não remove o arquivo de lock de /var/cache/apt/archives/ e /var/cache/apt/archives/partial/. O segundo, tal como o clean, autoclean limpa o repositório local de ficheiros de pacotes obtidos. A diferença é que apenas remove ficheiros de pacotes que já não podem ser mais descarregados, e são na maioria dos casos inúteis. Isto permite a manutenção de uma cache durante um longo período sem que ela cresça descontroladamente.

Saiba mais nas paginas de manual: Digite man apt-get no terminal e leia mais ;)

- O último comando serve para remover kernels antigos, agora não me pergunte pra que serve cada caractere do comando porque eu não sei (também sou iniciante rsrs)

E sim, esses comandos podem ser executados sem problemas.

Abraços!

Entendo, muito obrigado.

Ioca100

Só complementando a resposta do Renan.

Esse comando para remover kernel antigo, só deve ser executado quando existirem muitos deles sem uso, isso demora um pouco, sempre é aconselhável ter dois kerneis, pois, um pode dar problema e a gente usa o outro.
Aqui no meu hardware fico mais de um ano sem fazer limpeza e o sistema não fica lento.
Usuário Linux- 449417

Arthur Bernardes

O Bleachbit pode ser melhor, porque ele remove completamente o cache do APT.

/var/cache/apt/archives

Você pode limpá-lo com o seguinte comando.

sudo rm /var/cache/apt/archives/*

o Ubuntu Tweak Tool, pode ser melhor para iniciantes, por oferecer uma interface gráfica amigável ao usuário, até mesmo para remover Kernels antigos.

Renan Rischiotto

tiLuciano

Valeuzão galera...a cada dia aprendo algo novo sobre o Ubuntu nessa casa, rsrsrs ^^.