Autor Tópico: Instalar Ubuntu em notebook HP  (Lida 3509 vezes)

Offline Hiperion_rex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu em notebook HP
« Online: 26 de Julho de 2013, 10:37 »
Pessoal, bom dia!
Estou querendo instalar o Linux junto com o Windows 7 Home Premium e escolhi o Ubuntu por ser a melhor distribuição para os primeiros passos no mundo Linux. Já vi vários tutoriais sobre a instalação do Ubuntu junto com o Windows mas estou com algumas dúvida devido a estrutura de partições do notebook HP:

Hoje atualmente tenho meu HD particionado da seguinte forma:
C: em NFTS 130 GB com Windows 7 primaria
D: em FAT32 4 GB com HP_TOOLS  primária -> é um cj de ferramentas para recuperação do notebook, a HP recomenda não alterar a letra desse volume
E: em NTFS com 330 GB com meus dados lógica -> foi criada por mim, eliminei uma partição primaria que continha o recovery da HP para isso
SYSTEM 0,2 GB primaria -> criado pelo Windows para restauração de sistema

Como tenho 3 partições primarias, não terei problema com o limite de partições primárias. Minha ideia é criar a partição do Ubuntu e swap a partir da partição E, veem algum problema nisso? Qual o tamanho ideal da partição do Ubuntu e swap (tenho 4 GB de memoria)

Como já possuo uma partição de dados, preciso converter ela para FAT32 para uso comum entre o Windows e Linux, ou o Ubuntu enxerga e edita normalmente NTFS?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em notebook HP
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2013, 11:10 »
Ola

Na partição "E" , crie ela como partição extendida no proprio windows.

Dentro desta partição extendida, crie mais tres partições lógicas vazias (sem formatação).

A primeira para ser a raiz "/" do sistema Linux com um minimo de 20 a 30 gigas ( dependendo dos programas extras que pretenda instalar, como software para renderização em 3D, etc, já que photoshop (GIMP no pinguim e o pacote office já vêm instalados)

A segunda partição lógica seria para sua "/home" ou pasta pessoal dos usuarios que pretenda criar. ( uns 100 gigas ou 30 gigas no minimo para isto, dependendo do numero de usuarios)

E a terceira com 4 gigas (ser for um notebook e deseje manter a hibernação), 2 gigas se usar software "pesado" como renderizar video ou 3d, um giga ou nada se desktop e só vá usar o linux para conhecer. A recomendação seria sempre a mesma quantidade de Ram.

E sim, o Linux lê sem problemas partições NTFS, mas não faça a "/home" em NTFS pois seu sistema pode se degradar. É possivel fazer, mas pode haver lentidão e corrupção de dados ao acessar pastas do sistema linux pelo Windows. Mantenha Ext4 ou outra que desejar (reiserFS, HpFs, etc.) pois o windows não poderá acessá-las mantendo a integriddade do Linux.

Finalmente, um conselho: Use o Linux por uns dois meses como "testar o Ubuntu", ou seja, sem instalar no computador. Assim voce podera conhecer o Linux sem "estragar" sua maquina, vera quais são suas dificuldades na curva de aprendizado de um sistema novo para voce, verá as diferenças do linux para o Windows e aprenderá como pensar em "Linuxês". Com isto sua experiência será mais facil e prazerosa.

Se gostar do Linux (tenho certeza), aí sim, parta para a instalação.

Como tem 4 gigas, voce pode instalar o programa de virtualização "virtualbox" no seu Windows" e colocar o Ubuntu em uma maquina virtual com 2 gigas de ram virtual para o sistema linux. Assim voce experimenta o seu linux sem deixar o Windows e se acostumar com o seu pinguim. Vale a pela a experiencia.


[]'s

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em notebook HP
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2013, 17:49 »
Acrescentando:

Quando tiver se familiarizado mais com o Linux (e não precisar de nenhum programa que é compatível só com o Windows), remova o Windows e use somente o Linux, esqueça que o Windows existe. Senão qualquer dificuldade você pensará automaticamente em voltar para o Windows onde tudo é mais fácil.


Abraços!

Offline Hiperion_rex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em notebook HP
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2013, 22:20 »
Ihhh, usei o Universal USB Instalei e gravei a ISO do Ubuntu 12.04 64 bits em meu pen drive, dei boot no note e tentei fazer rodar via usb mas trava toda vez naquela tela roxa escrito ubuntu com os cinco pontinhos brancos embaixo. Para naquilo e fica....

Baixe a iso mais de uma vez para me certificar.

Tentei também com o Linux Mint e mesma coisa, trava no incio, a tela fica preta e permanece assim.

O único que foi até o momento é o Tails Linus.

Meu notebook é um HP dv6-6c30br, o que pode ser?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em notebook HP
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2013, 22:39 »
Verificou o MD5 da ISO do Ubuntu?

Se já fez isso, tente instalar pelo Ubuntu Alternate << nesse link tem um tutorial bem completo =)

Offline Kadu_tbj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • Busque a DEUS enquanto se pode achar...
    • Ver perfil
    • Obedecendo ao Chamado do Mestre
Re: Instalar Ubuntu em notebook HP
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2013, 19:07 »
Acrescentando:

Quando tiver se familiarizado mais com o Linux (e não precisar de nenhum programa que é compatível só com o Windows), remova o Windows e use somente o Linux, esqueça que o Windows existe. Senão qualquer dificuldade você pensará automaticamente em voltar para o Windows onde tudo é mais fácil.


Abraços!

Falou tudo mano....foi assim que começei...deixei os 2 por 1 mes em dual boot depois so ubuntu isso foi em 2009 depois nunca nunca mais rwindows...viva a liberdade, viva o linux, viva ubuntu!!!
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre