Autor Tópico: Vírus ou não?  (Lida 1664 vezes)

ncc1701

  • Visitante
Vírus ou não?
« Online: 30 de Julho de 2013, 14:56 »
Olá a todos.

Esta é a segunda vez que me sirvo deste forum para solicitar ajuda, e, na verdade, são dois os problemas que não estou conseguindo solucionar. Estou ainda aprendendo a lidar com o Linux e tem me encantado. Uso também o Windows 8, por necessidades profissionais. O W8 está no HD e o Ubuntu - 13.04 - num pen drive, o qual comanda a iniciação (aparece uma tela onde ele é default, e para eu acessar o W8, preciso percorrer a lista que aparece).

Tenho medo de vírus, sempre procurei anti-virus para Windows; pesquisando em diversas páginas, entendi que o Ubuntu não requer tal aplicativo, mas li uma orientação de que seria interessante tê-lo no Linux, até para proteger o Windows, pois este estaria "dormindo", permitindo caça efetiva a virus no próprio. Portanto, instalei o avast para Linux, e aí vieram meus problemas:

a- Fiz varredura no HD do W8, usando o AV do Ubuntu; apareceu virus, assim: em "page file.sys", "win32: Patched - HO(trj)". Deletei o arquivo (jogar na quarentena estava travando o AV), mesmo com medo de danificar o W8, pois li noutra página que ele é arquivo de swap do Windows, porém ao logar nele, abriu normalmente; voltando ao Ubuntu, nova varredura, de novo o virus; deletei; nova volta ao W8, nova varredura posterior, novamente o vírus. Pergunto: terei de formatar o HD ou é preciosismo do avast? Formatar é problema, pois acho que perderei a instalação do Ubuntu, vez que ele domina a inicialização, mencionando o W8.

b- O bendito avast, fiquei sabendo depois, é, digamos, desabilitado do Ubuntu após sair do SO, tendo eu continuamente de digitar no Terminal o comando "sudo sysctl -w kernel.shmmax=128000000", a cada login no SO, aprendido numa página gringa. Noutra página gringa ensina-se a mantê-lo permanentemente disponível, seguindo os passos "sudo gedit /etc/sysctl.conf" e "kernel.shmmax = 128000000", com posterior reboot. A primeira página gringa faz funcionar certo, mas a segunda, que seria definitiva, não funciona. Alguma dica?

Desde já agradeço aos que se dispuseram a tentar me ajudar.

Abraços.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Vírus ou não?
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2013, 17:29 »
Deve ser falso positivo. Não fica esquentando a cabeça com vírus não, um Avast no próprio windows já está de bom tamanho.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Vírus ou não?
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2013, 17:52 »
Cara, sendo bem sincero com você, você parece ser meio paranóico com essas coisas de vírus. Não esquenta a cabeça. Stay frosty  8)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Vírus ou não?
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2013, 18:01 »
Cara, todo usuário Window$ vem com essa paranóia pro Linux. ;)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Vírus ou não?
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2013, 18:10 »
Cara, todo usuário Window$ vem com essa paranóia pro Linux. ;)

Eu não vim  ;D

ncc1701

  • Visitante
Re: Vírus ou não?
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2013, 21:45 »
Ok, então, deixarei como está; este win está há uma semana instalado e não naveguei em sites suspeitos, somente fiz pesquisas em sites de grandes magazines. O medo é porque uso internet de três bancos, e estou abrindo todos somente pelo Ubuntu. Gracias! :)