Autor Tópico: Licenças de software  (Lida 4437 vezes)

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Licenças de software
« Online: 07 de Novembro de 2013, 14:38 »
Olá

Esta questão penso ser mais direcionada para quem tem a respossabildiade de gerir um parque informático...

Como é que vocês fazem para responder perante uma auditoria (interna ou externa) ou a alguma entidade que exija o comprovativo da legalidade/licença do software instalado?
Estou a referir-me a software como Ubuntu e também outros softwares como LibreOffice , Thunderbird, etc

Na minha opinião os textos das licenças não são suficientemente claros para serem entendidos por um auditor. Ou seja, não tem evidências suficientes sobre a liberdade de instalação e uso.

Exemplos:
http://www.ubuntu.com/about/about-ubuntu/licensing

Enfim, como vocês resolvem este problema?


« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 15:00 por alexcunha »

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Licenças de software
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:28 »
se tiver alguma auditoria e voce falar que esta utilizando Ubuntu/Linux o perito irá somente lhe pedir para acessar o computador presencialmente e só, pelo menos foi que aconteceu comigo uma vez, eles procuram somente softwares proprietários, quando viram o console preto e branco na Sala de servidores , deram fora da sala rapidamente rs e foram procurar micosoft symancatec,cadi,solid work.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Licenças de software
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:33 »
Ola

Não tenho muita certeza. mas se instalou o Ubuntu sem software adicional (de fora dos repositórios), voce estará protegido pelas diretivas do projeto GNU sob as licenças da Free Software Foundarion.

Não entendo qual certificação você procura, pois uma auditoria reconheceria o uso de software livre sem questionamentos.

No caso de software proprietário instalado no Ubuntu, a licensa de uso deste aplicativo deve ser guardada e geralmente é integrante dos arquivos baixados (geralmente um arquivo texto License)

Todos os pacotes para o sistema GNU/Linux são distribuidos com suas respectivas licensas que estão nas pastas correspondentes a estes arquivos ( No Ubuntu geralmente estão na pasta/subpastas /usr)

[]'s

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Licenças de software
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2013, 15:47 »
Citar
Não entendo qual certificação você procura, pois uma auditoria reconheceria o uso de software livre sem questionamentos.

Tota na empresa em que eu trabalhava isso deu um abacaxi  :o

Será que não existe algo que esteja sendo feito pelas empresas, além de falar que o Ubuntu é livre.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 16:02 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Licenças de software
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2013, 20:48 »
O ônus da acusação é do fiscal. Ele teria que apontar que você está utilizando versões de tais programas que são proprietários.
Lei de direitos autorais (e de software) são claras que é a vontade do desenvolvedor que vale. Se ele liberou o aplicativo com uma licença GPL, deve-se aceitar o seu interesse.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Licenças de software
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2013, 12:41 »
Pessoal, eu agradeço as vossas sugestões.

Mas aqui eu tenho muita responsabiliade e a atitude tem de ser proativa. Ou seja, tenho de ter respostas prontas para quaisquer possiveis questões.

A minha opção no momento é ter um inventário dos softwares instalados por posto detalhando em cada um dos postos o nome do software, o tipo e licença. Sendo software proprietário, terei a indicação do documento de compra com respetiva data. No caso de software livre, terei de ter link para a licença. O problema é que os textos de licenças não são suficientemente claros para auditores que assumem à priopri que qualquer software tem de ser pago e tem de ter um comprovativo de compra.

A questão colocada pelo colega Hqxrivem é o ponto exato:
"Será que não existe algo que esteja sendo feito pelas empresas, além de falar que o Ubuntu é livre. ?" <-- é esse o meu ponto (mas não só para Ubuntu, mas qq software livre)

Fico na expetativa de outras opiniões e experiências.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, 12:44 por alexcunha »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Licenças de software
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2013, 13:32 »
Software livre/aberto não precisa ser gratuito, por isso as licenças não são "claras".

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Licenças de software
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2013, 15:31 »
Bom, quanto ao LibreOffice, mostra isso pra ele: http://www.libreoffice.org/about-us/faq/licensing-faq/is-libreoffice-really-free/

Citação de: site oficial
Is LibreOffice really free?

Yes, LibreOffice is totally free. You don't have to pay anything to download it, install it or use it. Not now, and not ever.

Citação de: minha tradução livre
LibreOffice é realmente gratuito?

Sim, o LibreOffice é totalmente gratuito. Você não precisa pagar nada para baixá-lo, instalá-lo ou usá-lo. Nem agora, e nem nunca.

Acredito, que outros programas grandes tenha um FAQ equivalente à este. Acho que nele está bastante claro a questão da liberdade. Ele também tem uma página que aborda a licensa aqui de forma mais "técnica" e chata de entender, porém necessária.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.