Autor Tópico: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???  (Lida 53162 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2013, 10:56 »
O ext4 não tem ferramenta de desfragmentar o seu sistema de arquivos, ele refaz o seu índice de diretórios, o que é bem diferente de uma desfragmentação. Com você vai inchando o sistema com um monte de dados é bom de tempos em tempos reorganizar as informações de onde ele colocou tudo. Como o ext4 faz alocação dinâmica dos dados antes de os gravar, as chances de fragmentação são mínimas, mas existe. É só pedir o relatório da checagem que mencionei acima. Vai aparecer algo lá menor que 5% na maioria dos casos.

O problema da fragmentação dos dados tem haver muito mais com o sistema de arquivos do que com o SO em si.

Vejam o caso do XFS. Existe a ferramenta para desfragmentar o seu sistema de arquivos. Ele também tem alocação dinâmica dos blocos, mas acharam por bem de deixar tudo o menos fragmentado possível. Por quê? Ele foi pensado para ser grande. Então imagine um sistema com mais de 50TB de dados. Se ele tiver 5% de fragmentação já serão 2,5TB de dados fragmentados! Isso vai ou não fazer diferença no final das contas para o desempenho do sistema?

É evidente que para os simples mortais com apenas um HD que em muitos casos nem enche pela metade, isso não vai fazer diferença, mas num sistema grande vai, e muito!

Se eu tenho as ferramentas que podem fazer meu sistema de arquivos achar as coisas mais rapidamente e reordenar os dados para melhorar o tempo de acesso, eu faço uso dessas ferramentas. Se o desenvolvedor as criou, é porque deve ser necessário. Pelo menos algum dia.

Vejam, não estou discordando de ninguém, são apenas minhas experiências no uso diário desses sistemas de arquivos. Pra mim fez diferença, mas com certeza pode ser que não faça para algum de vocês.
 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2013, 11:21 »
No Windows além do registro temos também muitos processos inicializando com o sistema, esses processos muitas vezes não são opcionais (somente através de msconfig) e vem associados com programas instalados (ou seja eles fazem algo sem a sua permissão).
Esses dois pontos citados acima são os maiores vilões do tempo de inicialização do Windows. No linux a instalação de programas não escreve em registro, até pq não há registro. Além de ser necessário comando manual para incluir programas na inicialização do sistema.
Então como já dito, caso ocorra alguma lentidão a mesma seria somente por fragmentação, problema que em ext4 ocorre em escala infinitamente menor que no NTFS.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2013, 11:59 »
Citar
Além de ser necessário comando manual para incluir programas na inicialização do sistema.

Sem querer discordar do amigo, mas quando eu instalei o driver da NVIDIA aqui no Ubuntu, ele automaticamente coloca o NVIDIA X Server Settings para iniciar junto com o sistema.

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #18 Online: 19 de Julho de 2013, 12:15 »
Vcs acham que mesmo em um cenário com frequente manipulação de programas, o linux está livre desse defeito? Ví que os usuários garfo e galactus acham que isso pode penalizar a performance do sistema.

Agradeço a todos pela atenção!

Totalmente livre não está, pode todo sistema de arquivos é sujeito a fragmentação. Entretanto, este problema no Linux é muito menos intenso, já que o sistema de arquivos EXT4 (e outros) gerenciam este problema muito melhor do que os sistemas de arquivos utilizados no Windows.

Minha sugestão: utilize o pinguim numa boa e verá que isso se confirma na prática, ou seja, você não terá que se preocupar com isso. Se por acaso perceber alguma lentidão do sistema depois de um tempo (o que acho bem difícil de vir a ocorrer) basta seguir as dicas dos demais colegas.

Aqui vai um artigo interessante sobre o tema:
http://pplware.sapo.pt/linux/porque-nao-e-preciso-desfragmentar-o-disco-em-linux/




Agradeço a ajuda mas infelizmente, desfragmentação não é a principal causa da lentidão no windows. Sempre uso programas pra limpar o registro e desfragmentar mas não adianta!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #19 Online: 19 de Julho de 2013, 12:32 »
Citar
Agradeço a ajuda mas infelizmente, desfragmentação não é a principal causa da lentidão no windows. Sempre uso programas pra limpar o registro e desfragmentar mas não adianta!

Fato. Os programas para limpeza e desfragmentação do Windows servem apenas para fazer uma manutenção no sistema, mas uma formatação a longo prazo é inevitável.

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #20 Online: 19 de Julho de 2013, 12:51 »
Você tem que observar também o gasto de memória e de processador em algum programa, te recomendo o SysPeek.

Meu computador é um pouco antigo, e tem apenas 1 GB de memória RAM, por isso acho útil uma boa memória Swap.
Quanto mais programas você instalar e quanto mais programas estiverem no arranque do Ubuntu, mais consumirá de memória.
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #21 Online: 19 de Julho de 2013, 13:02 »
Se quiser limpar pacotes de atualizações que são armazenado com o tempo.
rode: sudo apt-get autoremove -y
e respondendo sua pergunta, acho que desde 5 anos que uso e nunca tive problemas com boot, ou lentidão.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2013, 13:03 »
Se quiser limpar pacotes de atualizações que são armazenado com o tempo.
rode: sudo apt-get autoremove -y
e respondendo sua pergunta, acho que desde 5 anos que uso e nunca tive problemas com boot, ou lentidão.

Vc está com a mesma instalação a 5 anos? Apenas atualizando?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2013, 13:06 »
Vc está com a mesma instalação a 5 anos? Apenas atualizando?

Aqui +1 mesma maquina com Ubuntu 8.04 atualizando até o 12.10 só reiniciando uma ou duas vezes ao ano para limpar a poeira dos coolers.

Esta maquina faz parte do projeto seti @t home e fica ligada 24X24 horas.

[]'s

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #24 Online: 19 de Julho de 2013, 13:14 »
Vc está com a mesma instalação a 5 anos? Apenas atualizando?

Aqui +1 mesma maquina com Ubuntu 8.04 atualizando até o 12.10 só reiniciando uma ou duas vezes ao ano para limpar a poeira dos coolers.

Esta maquina faz parte do projeto seti @t home e fica ligada 24X24 horas.

[]'s

Empolgante! Mas tenho que te perguntar mais uma vez e peço que seja bem honesto. Não tem diferença de desempenho para uma maquina recém formatada?
Sei que essa estabilidade deve depender também do tipo de uso.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2013, 13:15 »
Não. Comecei com o kurumim e passei para o Ubuntu Karmic Koala, mas sempre faço do zero, preservando apenas a partição /home. Hoje uso o 12.04LTS. Usei o Lucid Lynx até maio desse ano. Já testei em virtualbox todos eles desde o Lucid Lynx, e um que gostei a beça foi o 10.10 por causa da interface, daí em vez de usar a interface Unity, uso a XFCE que é mais simples. Não gostei do MATE.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #26 Online: 19 de Julho de 2013, 13:19 »
As atualizações são para corrigir qualquer problema com bugs e o Ubuntu não tem problemas com lentidão.
A meu ver, não. Nunca tive problemas com ele. Vivo tranquilo. Perdi aquele medo de colocar o pendriver e infectar o PC, pois ele sempre pede a senha de root para instalar qualquer coisa, então, com o firewall ativado, fica tudo em perfeita sintonia.
sudo ufw enable para aativar
sudo ufw status para conferir
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #27 Online: 19 de Julho de 2013, 17:53 »
Citar
Além de ser necessário comando manual para incluir programas na inicialização do sistema.

Sem querer discordar do amigo, mas quando eu instalei o driver da NVIDIA aqui no Ubuntu, ele automaticamente coloca o NVIDIA X Server Settings para iniciar junto com o sistema.

Casos isolados, e compreensível por se algo que "gerencia" o seu hardware.
Agora experimenta conferir o msconfig no windows uma semana após a instalação do sistema, a maioria dos programas geram serviços na inicialização do sistema. e o pior, sem você saber.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #28 Online: 19 de Julho de 2013, 18:10 »
É verdade   >:(

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #29 Online: 19 de Julho de 2013, 22:54 »
Eu sou iniciante, mas tenho o windows 7 e o Kubuntu instalado praticamente com o mesmo tempo de uso, resultado, o windows demora mais de 2 minutos para se tornar utilizável no boot, enquanto que o Kubuntu menos de 1 minuto, (descontados os tempos de login), e depois de fazer o login o Kubuntu já é utilizável sem travas, enquanto o windows depois do login ainda tem que ficar esperando até ele acordar e vez, para desligar os sistemas a diferença também é absurda, o windows demora mais de 3 minutos pra desligar, enquanto o Kubuntu é quase que imediatamente (20 a 40 segundos), por isso evito ao máximo de usar o windows, mas como ele é original decidi deixa-lo na máquina. (valores aproximados)

Comparando o uso, o GNU/Linux é superior também, tanto no consumo de memória, quanto na rapidez de abrir seus programas. Travas ocorrem nos dois, mas o pinguim resolve melhor seus pitis, sem precisar usar o botão de reset, enquanto o windows muitas vezes só com o botão para reinicia-lo. Claro por ser iniciante, fiz muitas bobeiras e tive que reinstalar algumas vezes, mas isso faz parte.

Conclusão se você quer velocidade e estabilidade use GNU/Linux, Ubuntu, Kubuntu, e por ai vai, tem uma infinidade de cores para escolher.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.