Autor Tópico: Configurar smbclient sem authenticação  (Lida 2482 vezes)

Offline ACFAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Configurar smbclient sem authenticação
« Online: 13 de Julho de 2013, 13:59 »
Eu sou novato em Linux. Tenho um Netbook rodando o Lubuntu.
Utilizo este netbook no escritório onde trabalho no qual acesso a rede wifi para internet e agora tenho permissão, por esta mesma rede, acesso a impressora e aos arquivos que estão na máquina principal do escritório em ambiente Windows.

Instalei pelo gerenciador de pacotes Synaptic o samba e, por ele, não tive dificuldades de achar a impressora instalada na máquina windows. Na verdade eu não tinha o drive da impressora mas consegui baixa e instalar.

Estava tudo funcionando perfeitamente porém, permitiram-me que eu tivesse acesso aos arquivos desta máquina. Aí começou o meu problema pois quando clicava na pasta do compartilhamento me pedia uma autenticação. E não existe senha. É aberta
Aí comecei pesquisar em foruns para resolver este problema editei arquivos e no final não consegui o que queria e o pior, não consigo ter acesso mais a impressora, ou seja, fiz uma cagada geral.
O estado da impressora aparece assim (Parada - Backend /usr/lib/cups/backend/smb does not exist!)

Quando eu tento reconfigurar, me pede authenticação coisa que não pedia antes.
O pessoal do escritório não colocou nenhuma senha para acesso a esta máquina.
Preciso, se alguém puder, auxiliar-me na configuração do samba, principalmente smbclient sem authenticação.
Se precisar copio e posto aqui o arquivo smb.conf ou outros, se necessitar, para verificação e editar as linhas destes arquivos que estão me dando dor de cabeça.

Desde já agradeço

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Configurar smbclient sem authenticação
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2013, 15:57 »
Mas oque é essa máquina? É um computador comum com pastas compartilhadas? Um servidor de Domínio?
Se for  uma máquina que serve de estação de trabalho ela pode estar em um domínio.
 
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 16:01 por NOOB Saibot »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar smbclient sem authenticação
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2013, 22:53 »
Difícil que a pasta não tenha senha. O Windows não implementa mais acesso anônimo.

Tá mais pra estar em domínio, ou todos já terem memorizado a senha de acesso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D