Autor Tópico: Alterar idioma oficial do Fórum?  (Lida 8349 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Alterar idioma oficial do Fórum?
« Online: 29 de Junho de 2013, 20:15 »
Com base no comentário de Ioca100 nesse tópico, será que o fórum deve modificar o seu idioma oficial pelo fato de estarmos num mundo globalizado e fazermos parte do Mercosul?

Não levanto essa discussão como uma forma de crítica ao comentário de Ioca100, mas sim, levando em consideração as modificações em que o mundo e, consequentemente, nós vivemos.

Agora acho complicado se essa modificação ocorrer, pois perderemos o foco do fórum no que tange o idioma oficial (língua portuguesa). Acredito que estaríamos sobrepondo fórum da mesma distro, mas com focos diferentes (idiomas diferentes).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2013, 20:21 »
É verdade, a aldeia global em que o mundo está virando, é hora de rever conceitos.Vamos pensar, o novo sempre traz algum medo, pois, já estamos na zona de conforto.É o tempo do tradutor Google, você fala e o computador entende e tudo tende a ficar melhor nessa interação.
Veja que frequento esse Fórum desde 2007/08 e nunca tinha visto um linuxista argentino postar aqui em Espanhol.Seria fácil mandar o tópico para a quarentena, tendo em vista nossas regras, mas seria uma indelicadeza com o colega.Levei o assunto para a administração.Vamos aguardar.

Boa jkmsjq.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 20:29 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2013, 20:31 »
Discordo Ioca100.

Se for para abrir o fórum para outros idiomas utilizando-se do Google Tradutor, será muito mais fácil migrar todos os membros para o fórum internacional.

Isso que quero dizer quanto ao "sobrepor fórum de mesma distro com focos diferentes".

Acredito que precisamos incentivar e apoiar a criação do fórum do Ubuntu em língua espanhola (caso não exista) ou então que esses membros se cadastrem lá, caso já exista.

Não afirmo isso como uma forma de preconceito aos "el hermanos", mas uma forma de organização mesmo dos respectivos fórum nos seus devidos idiomas.

Espero ter me explicitado claramente...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2013, 20:37 »
Tudo bem colega, também fiquei confuso, hehehe. Imagine você quando a Inteligência Artificial estiver bem mais avançada, mas deixa isso para depois, quando chegar esse o tempo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 20:38 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2013, 20:43 »
Olha acho que não devemos mudar o idioma de nada não e deviamos redirecionar o usuário para o endereço abaixo.

O fórum ubuntu em espanhol é este - http://www.ubuntu-es.org/forum#.Uc9xCN8jjZ4
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 20:45 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2013, 20:52 »
Olha acho que não devemos mudar o idioma de nada não e deviamos redirecionar o usuário para o endereço abaixo.

O fórum ubuntu em espanhol é este - http://www.ubuntu-es.org/forum#.Uc9xCN8jjZ4
Bem, nesse caso é exceção, pois, o usuário não pediu suporte técnico, ele só nos congratulou e nos elogiou, por isso não tranquei de imediato, mas caso ele continue e peça algum auxílio, certamente, que indicaremos a ele o fórum em Espanhol que você mencionou.
Agora, pensar no futuro não é proibido.

OBS: Tendo em vista vários usuários estarem contra, trancamos o tópico.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, 22:29 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Creto

  • Visitante
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2013, 21:39 »
Diria eu:

Não!

Pensem que nenhum dos fóruns oficiais do Ubuntu mudariam seu idioma padrão por conta do mundo globalizado e podem ter certeza de que se tu ou eu for postar por lá em pt_BR vai levar esculacho.

T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2013, 21:43 »
Esse fórum é de língua portuguesa, então creio que devemos falar português. Se o usuário nos elogiou, ou gostou do fórum, e comunicou isso em espanhol, isso já é outra coisa; agora qualquer "elogio" ao fórum é permissão para descumprir regras? E esse papo de mercosul (heheh...), o que cargas d'água isso tem a ver? Nego aqui viaja, pelamor...  ::)  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Alterar idioma oficial do Fórum?
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2013, 10:22 »
É verdade, a aldeia global em que o mundo está virando, é hora de rever conceitos.Vamos pensar, o novo sempre traz algum medo, pois, já estamos na zona de conforto.É o tempo do tradutor Google, você fala e o computador entende e tudo tende a ficar melhor nessa interação.
Veja que frequento esse Fórum desde 2007/08 e nunca tinha visto um linuxista argentino postar aqui em Espanhol.Seria fácil mandar o tópico para a quarentena, tendo em vista nossas regras, mas seria uma indelicadeza com o colega.Levei o assunto para a administração.Vamos aguardar.

Boa jkmsjq.

Argentino eu não sei, mas italiano eu vi sim em 2007 naquele famoso tópico do alarcon sobre modems para conexão discada, veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg91572.html#msg91572

Minha inscrição no fórum é relativamente recente, mas acompanhava o fórum de modo offline desde aquela época e usei muito as dicas desse usuário para fazer minha conexão discada funcionar.

Um exemplo de usuário tentando ajudar até em italiano, talvez usando o google tradutor que devia ser bem ruim a época.

Já que o fórum tem regras e uma delas é com relação ao idioma, penso que deve sim ser dito, com educação, para usar o Português aqui.

No mínimo se a pessoa pergunta em outro idioma, quem se dispuser a responder (a final o mais importante é o compartilhamento de conhecimentos), que o faça em Português. Se temos "o trabalho" de entender em outro idioma, então que a pessoa também tenha o mesmo "trabalho" de traduzir para o seu idioma as instruções postadas aqui.

Afinal as dúvidas de um usuário podem ser as mesmas de outro que só fale e entenda o Português, língua oficial deste fórum.
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 10:25 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].