Autor Tópico: [Resolvido] Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?  (Lida 5462 vezes)

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Olá.
Instalei o Ubuntu crendo que a partição já estaria sendo feita, mas, como ele não consegue inicializar devido o rwindows, acho que me enganei...Tenho duas questões:
- Há como eu criar as partições, agora que já está tudo feito?
- Se não, como desinstalar o Ubuntu sem desinstalar o Windows 8?
Grata.
Perdão por qualquer coisa, sou novo aqui.
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 01:17 por lucix »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2013, 11:28 »
Olá lucix,

Consegue tirar uma imagem do Gerenciador de disco do windows, mostrando como seu disco está particionado, e postar aqui?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2013, 11:38 »

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2013, 11:47 »

ola

humm pelo o que eu vi o ubuntu não esta instalado da maneira tradicional( com particionamento e instalação do grub)

colega como instalou o ubuntu ai pelo wubi se for apenas o remova como qualquer programa no windows....
ubuntu 12.04

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2013, 11:57 »

ola

humm pelo o que eu vi o ubuntu não esta instalado da maneira tradicional( com particionamento e instalação do grub)

colega como instalou o ubuntu ai pelo wubi se for apenas o remova como qualquer programa no windows....
Já desinstalei e não rolou o bagulho(não foi excluído).

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2013, 12:00 »
Pelo visto não dá pra formatar, também.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2013, 12:03 »
Pelo visto não dá pra formatar, também.
ola

tudo bem abra o explorer e navegue ate a unidade c:

nela você vera uma pasta com o nome wubi quando estiver dentro dela tire um print e mostre aqui.
ubuntu 12.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2013, 12:12 »
Já desinstalei e não rolou o bagulho(não foi excluído).
Pelo visto não dá pra formatar, também.

Qual o problema que está te causando?
Como você sabe que não foi desinstalado?
Pq vc acha que é necessário formatar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2013, 12:29 »
Consegui aqui. Obrigado, mesmo! Fui no painel de controle e desinstalei o ubuntu como se fosse um programa normal  :-[  Obrigado! Amo vocês! <3

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 12:31 »
Obs.: não era pra eu ter ouvido um técnico pelo celular. Ele me garantiu que eu precisaria formatar, quando, na verdade, era algo tão bobo.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2013, 12:36 »
A julgar pelo Windows 8, suponho que essa máquina aí tem Secure Boot. Se quiser migrar pro Ubuntu, tem que ser como único SO mesmo, pois fazer dual boot em máquina com Secure Boot é uma dor de cabeça sem fim  :-[

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2013, 13:24 »
Se quiser instalar o Ubuntu, siga essas dicas:

Desativando o fast startup (aqui também)

Dual Boot com Windows 8 e Ubuntu 12.10 + UEFI (Funciona também com o Ubuntu 12.04.2)

Na última dica, é orientado a desativar o secure boot, pelo Setup do seu computador (ligue ele e aperte F2, F5 ou F12, depende do computador). Eu segui as dicas aqui em um DELL Inspiron 3420, e deu certo, está rodando bem o Ubuntu. É só ter paciência e particionar do jeito que está na dica, e tomar cuidado na opção da instalação do Grub, que tem que ser na partição que vai ficar o /boot (preste muita atenção nas imagens).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2013, 13:59 »
Grato pelas dicas. Irei tentar novamente aqui e, no término, posto no que deu.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2013, 23:41 »
Pessoal,

Tenho o W8 e o Ubuntu 12.04.2 instalados em minha máquina.

O Ubuntu funciona perfeitamente, tanto com o secure boot ativado como desativado.

Não fiz questão de fazer dual boot, porque teria que ser pelo W8 ou usando um PPA.

Na verdade, nem uso o W8, mas quando ligo - muito raramente - peço para "bootar" pela partição, na bios / UEFI.
Para voltar ao "normal" / Ubuntu, adoto o mesmo procedimento.

Pelo que me lembro, fiz a instalação como sempre. Deixei um espaço livre, criado com o gerenciador de disco do Windows, e botei o Ubuntu lá. Não gravei o gerenciador na MBR - gravei na própria partição, até pq acho que a UEFI nem usa MBR.

(Infelizmente, há um limite de redução do espaço do Windows. Meu disco é de 500Gb. Pude usar só metade, mas pra mim é até demais...)


Dia desses, minha prima comprou um Positivo com um processador B800 e W8. Pesadíssimo para a máquina.
Até pensei em instalar o Ubuntu, mas fiquei com medo de dar algo errado na máquina dos outros.

De todo modo, acho que poderíamos criar vídeos ou tutoriais com imagens de todas as fases do processo.

Um dia, com tempo, quem sabe, restauro a condição original de meu note e refaço o processo.

Não é bicho de sete cabeças não, até pq a Canonical deu a graninha pra M$ pelas chaves... funciona mesmo.

Acho que dá também pra instalar assim o Debian 7, porém só com o UEFI ativado (ou no modo Legacy), mas sem o secure boot. O Debian tem suporte para UEFI, mas não deram $ pra M$. Pelo que andei lendo, o "boot" pelo pen drive é mais tranquilo...

Acho que este é um tema fundamental a ser trabalhado, de modo a aumentar a base de usuários Ubuntu que não querem abrir mão totalmente do Windows, até porque praticamente todas as máquinas vendidas atualmente estão com W8 e secure boot - refiro-me especialmente aos notebooks.



« Última modificação: 11 de Junho de 2013, 23:43 por alevian »
Linux User 586375

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2013, 23:50 »
Pronto. O Ubuntu está instalado em dual boot com o win8 e consigo usar os dois com perfeição. Entretanto, uma mensagem de erro aparece na inicialização do Windows quando o fast startup e o secure boot estão desativados. Quando as mensagens de erro(não li por completo, mas falavam algo sobre o secure boot) surgem, tenho de ir pra BIOS ativar tudo de novo e, só assim - após mais duas mesmas mensagens de erro -, prosseguir. Notei que o Windows estava mais prático e rápido em relação ao Ubuntu, mas continuo a considerar o Ubuntu mais modificável(embora nem tanto como antigamente, na minha humilde opinião) e seguro que o Windows. Como eu afirmei, consigo utilizar os dois sem problema - só as mensagens de erro, mesmo. Sinceramente, sinto que o Linux e o Windows não se dão muito bem.