Autor Tópico: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?  (Lida 160747 vezes)

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Online: 10 de Junho de 2013, 00:01 »
Bom, uso o Ubuntu a cerca de 1 ano e 6 meses mas nada assim, que posso dizer, de forma continua, diariamente. Infelizmente continua com o Dual Boot com o Windows 7 no início e atualmente com o Windows 8.

Então gostaria de mudar isso de vez e migrar para o mundo linux, mas ai tem um problema, infelizmente ainda dependo do Windows para acessar alguns sites/programas devido o plugin ou por serem desenvolvidos para Windows. Gostaria de usar a distro para programar, jogar alguns joguinhos como CS e CrossFire, maquinas virtuais, escutar música, ver vídeos em boa qualidade, fazer download das músicas mas em qualidade relativamente boa"alta" "notei uma carência de alguns programas para o ubuntu" e etc.

Só que da última vez que instalei o Ubuntu andei tendo alguns problemas logo no início, uns erros alertando que certo programa parou de funcionar e isso fez com que eu deixa-se um pouco o Ubuntu e usa-se o Windows 8.

Então galera, deveria migrar definitivamente para o Ubuntu ? Ou partir para outra distro?  tipo o OpenSUSE ou Fedora cujo vejo muitos elogios.

Abraço.

« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 16:03 por NexusX »
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2013, 00:28 »
Cara, você não tem muita saída. O ubuntu é a melhorzinha no mundo linux em termos de usabilidade e facilidade. Fora isso (e as distros que são baseadas no próprio ubuntu) o resto nem vale a pena (a não ser que você goste de ficar testando distros). Para usuários iniciantes e poucos familiarizados com o linux, ou é ubuntu em dual-boot, ou é apenas Windows. Ainda mais os que são dependentes de programas que só existem no Windows.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2013, 02:23 »
Se existe tanta dependência de programas pra Windows, então é mais óbvio ficar no Windows mesmo. Sugiro inclusive um downgrade do 8 pro 7.
Mas se ainda quiser experimentar uma distribuição Linux viável pra começar, tenta o Linux Mint 13 com interface Cinnamon. Ele é baseado no Ubuntu 12.04 LTS e visualmente lembra um pouco o Windows 7 com tema escuro. E tem um "Software Manager" pra ajudar a instalar novos programas, tal como a "Central de Programas" do Ubuntu.

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2013, 10:32 »
Tipo uma coisa que gosto do Ubuntu é o fato de não ter não ter problemas com lentidão , vírus, ser customizável e etc.
Agora em relação ao Windows, uso ele por causa dos programas que não estão disponíveis para o Ubuntu ou qualquer outra distro. Já pensei na hipótese de rodar o Windows XP ou até mesmo o 7 na Máquina Virtual, para não ficar dependendo do Dual Boot sempre, nisso só usaria o Windows quando fosse necessário, como alguns programas de banco, cd's de cursos e por fim para a programação.

Uma outra coisa que me chama a atenção no Ubuntu é o simples fato de ter um Suporte "atualizações" em longo período, em relação as outras distros que citei OpenSUSE e o Fedora.
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

blackwinds

  • Visitante
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 10:55 »
rapaz,ja tentou rodar os programas que voce precisa pelo wine?

Offline portaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • Flavitu
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2013, 11:02 »
Gostaria de saber só por mero interesse se poderia dizer-me quais os sites que lhe exigem o windows, (é que eu já tive uma caso muito parecido e irritou-me imenso que desnhem cursos só para serem vistos em IE)

Tmabém gostaria de saber se podia dizer-me quais os programas que nãoencontra para ubuntu e que precisa mesmo a ver se lhe descubro alguma alternativa.

Pronto posto isso , digo já que entendo o seu ponto de vista e que vejo muitas vezes probelmas destes principalmente com usuários iniciantes que desconhecem algumas apps ou métodos pouco conhecidos, é que o linux é ainda meio desconhecido.


Não use dual boot, use máquina virtual em linux para emular windows sem perder funcionalidade.

Se tiver mais vntade de usar windows, não há problema parta para ele, pode sempre usar windows e contar aqui nos fóruns livres coisas como - olha uso tal programa livre no windows, olha tenho tal jogo livre no windows, olha o windows faz isto melhorque Linux (que duvido que haja algo que faça melhor enquanto sistema eheheh)

Abraço!

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2013, 11:34 »
rapaz,ja tentou rodar os programas que voce precisa pelo wine?
Sim, já tentei, mas o CD do curso de inglês e espanhol não emite som e fica com um bug no Flash, tentei todas as configurações possíveis mas nada, tudo através do Wine.
Gostaria de saber só por mero interesse se poderia dizer-me quais os sites que lhe exigem o windows, (é que eu já tive uma caso muito parecido e irritou-me imenso que desnhem cursos só para serem vistos em IE)

Tmabém gostaria de saber se podia dizer-me quais os programas que nãoencontra para ubuntu e que precisa mesmo a ver se lhe descubro alguma alternativa.

Pronto posto isso , digo já que entendo o seu ponto de vista e que vejo muitas vezes probelmas destes principalmente com usuários iniciantes que desconhecem algumas apps ou métodos pouco conhecidos, é que o linux é ainda meio desconhecido.


Não use dual boot, use máquina virtual em linux para emular windows sem perder funcionalidade.

Se tiver mais vntade de usar windows, não há problema parta para ele, pode sempre usar windows e contar aqui nos fóruns livres coisas como - olha uso tal programa livre no windows, olha tenho tal jogo livre no windows, olha o windows faz isto melhorque Linux (que duvido que haja algo que faça melhor enquanto sistema eheheh)

Abraço!
Então cara, vou te dar uma ideia. Nesse exato momento estou no Ubuntu feliz da vida, mas chega uma hora que tenho que estudar, usar o CD do curso que citei acima, pronto, ai tenho que usar a bosque do Windows, que demorara pra ligar e ainda me vicia no sistema. Nisso passo dias, semanas sem usar o Ubuntu direito.

Tipo não uso esses programas como Photoshop, Core Draw, apesar de ter instalado no Windows. Uso muito programas como o Itunes por causa dos eletrônicos, Eclipse que do Windows é diferente do Linux, tentei usar importando os códigos mas deram erro, sendo que estão corretos no Windows, Algorítimo, UML, o free youtube to mp3 converter onde é possível aumentar o som da música sem perder a qualidade.

A respeito dos jogos, não jogo muitos jogos, já que não vejo sentido em dedicar o tempo todo em jogos e na hora de acessar o site da caixa econômica federal e fazer o bendito login pede uma derma de plugin, ai lasca tudo, lá vou eu ter que voltar para o Windows. Outra coisa, tipo o pacote Office,o Power Point me atende melhor que nos pacotes office's livres, Open Office ,Libre Office e BR Office, outra coisa que pude notar, que caso faça um documento no office livre, mesmo salvando de forma que seja compatível com o do Office do Windows fica diferente, com uns errinhos ali e outros aqui, cores diferentes e etc.


Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2013, 11:53 »
-p/ mim isso é uma questão simples
-quem é gamermaniaco ou usa programa proprietario deve ficar com windows ou usar dual-boot


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2013, 12:03 »
Citar
e ainda me vicia no sistema. Nisso passo dias, semanas sem usar o Ubuntu direito.

Tipo não uso esses programas como Photoshop, Core Draw, apesar de ter instalado no Windows. Uso muito programas como o Itunes por causa dos eletrônicos, Eclipse que do Windows é diferente do Linux, tentei usar importando os códigos mas deram erro, sendo que estão corretos no Windows, Algorítimo, UML, o free youtube to mp3 converter onde é possível aumentar o som da música sem perder a qualidade.

É, vai ser bem difícil você partir pro ubuntu direto. Não adianta ficar dando murro em ponta de faca, você ainda necessita muito do Windows, e irá ficar dependente dele por um bom tempo.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2013, 12:15 »
-p/ mim isso é uma questão simples
-quem é gamermaniaco ou usa programa proprietario deve ficar com windows ou usar dual-boot


Então não sou um gamermaniaco, já passei desse período. Se for jogar vão ser jogos leves/antigos que rodem propriamente pelo Linux.

É, vai ser bem difícil você partir pro ubuntu direto. Não adianta ficar dando murro em ponta de faca, você ainda necessita muito do Windows, e irá ficar dependente dele por um bom tempo.  :-\

Então aqui em casa tem uma segunda máquina com o Windows 7 e o mint cujo nem uso direito e tem o mesmo desempenho do notebook.
Posso passar a usar essa máquina para os estudos.
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2013, 13:08 »
Gostaria de saber só por mero interesse se poderia dizer-me quais os sites que lhe exigem o windows, (é que eu já tive uma caso muito parecido e irritou-me imenso que desnhem cursos só para serem vistos em IE)

Tmabém gostaria de saber se podia dizer-me quais os programas que nãoencontra para ubuntu e que precisa mesmo a ver se lhe descubro alguma alternativa.

Pronto posto isso , digo já que entendo o seu ponto de vista e que vejo muitas vezes probelmas destes principalmente com usuários iniciantes que desconhecem algumas apps ou métodos pouco conhecidos, é que o linux é ainda meio desconhecido.


Não use dual boot, use máquina virtual em linux para emular windows sem perder funcionalidade.

Se tiver mais vntade de usar windows, não há problema parta para ele, pode sempre usar windows e contar aqui nos fóruns livres coisas como - olha uso tal programa livre no windows, olha tenho tal jogo livre no windows, olha o windows faz isto melhorque Linux (que duvido que haja algo que faça melhor enquanto sistema eheheh)

Abraço!

Sei lá quantos programas que só rodam no windows, vc tem que dizer para a gente quais usa, e daí vemos se roda no pinguim ou não.

E máquina virtual não emula o windows, ela roda o windows, são conceitos bem diferentes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2013, 13:15 »
Sistema Operacional é apenas uma ferramenta, as "vantagens" do Windows não supera sua instabilidade,
pense bem se vale a pena pagar esse preço.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2013, 14:08 »
Eu acesso o site da caixa e o internet banking pelo ubuntu normalmente sem pedir plugin algum. Tanto no firefox quanto no chrome é tranquilo.

Agora se for jogar é melhor dual-boot.

Jogos = w7
Todo o resto = gnu/linux
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2013, 14:23 »
Eu acesso o site da caixa e o internet banking pelo ubuntu normalmente sem pedir plugin algum. Tanto no firefox quanto no chrome é tranquilo.

Agora se for jogar é melhor dual-boot.

Jogos = w7
Todo o resto = gnu/linux
Hum ... Sei ... já falaram acima ... Mas se você ler mais um pouco tem outras ferramentas.
 
Agora o internet banking da caixa eu não testei recentemente, mas da última vez não foi possível, espero que agora seja.

E a respeito das interfaces, quais poderiam me indicar ?
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2013, 14:37 »
Eu acesso o site da caixa e o internet banking pelo ubuntu normalmente sem pedir plugin algum. Tanto no firefox quanto no chrome é tranquilo.

Agora se for jogar é melhor dual-boot.

Jogos = w7
Todo o resto = gnu/linux
Hum ... Sei ... já falaram acima ... Mas se você ler mais um pouco tem outras ferramentas.
 
Agora o internet banking da caixa eu não testei recentemente, mas da última vez não foi possível, espero que agora seja.

E a respeito das interfaces, quais poderiam me indicar ?


Eu gosto muito da xfce, mais tem outras bacanas como mate ou cinnamon.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2