Autor Tópico: Curso que foque interação hardware software  (Lida 1316 vezes)

Offline r.alencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Curso que foque interação hardware software
« Online: 03 de Junho de 2013, 14:04 »
Olá pessoal! Espero que este seja o tópico certo para solicitar estas dicas!

Me chamo Rodrigo, sou psicanalista, faço doutorado em psicologia clínica e tenho me intrigado com algumas aproximações feitas entre filosofia, psicanálise e virtualidade vs real.

Gostaria de ver com vocês se alguém sabe de algum curso sobre interação entre Hardware e Software. Algo que eu pudesse ter contatos com fundamentos de aproveitamento e utilização de hardware, o caminho feito do hardware até a interface gráfica e as ideias dispostas neste funcionamento.

O único que encontrei próximo disso é esse: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/589/aprendendo-linux-fundamentos. Mas acredito que me prenderá no beabá da utilização do Ubuntu, o que já me viro com certa tranquilidade.

Cheguei a estudar lógica de programação mas parei no começo, na medida em que a coisa complexifica não consegui avançar sozinho.

Aguardo sugestões.

Abraços.

Rodrigo Alencar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Curso que foque interação hardware software
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2013, 17:18 »
Depende do quanto você quer conhecer, na linha teórica, você vai ter que passar por matérias como: lógica matemática, lógica de programação, autômatos, sistemas operacionais, compiladores... a maioria das matérias base, de um curso de ciência da computação. Existem excelentes livros sobre cada assunto: "Compiladores - Princípios, Técnicas e Ferramentas" dos autores Alfred V. Aho, Revi Sethi e Jeffrey D. Ullman; "Sistemas Operacionais - Conceitos e Aplicações" do Abraham Silberschatz, Greg Gagne e Peter Baer Galvin; entre outros clássicos. Mas você pode abordar de outro jeito, ficando um pouco mais no alto nível, conhecendo uma implementação especifica; um livro que eu achei interessante, nessa linha, foi o "Computer Science from the Bottom Up".

Offline r.alencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Curso que foque interação hardware software
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2013, 15:39 »
Depende do quanto você quer conhecer, na linha teórica, você vai ter que passar por matérias como: lógica matemática, lógica de programação, autômatos, sistemas operacionais, compiladores... a maioria das matérias base, de um curso de ciência da computação. Existem excelentes livros sobre cada assunto: "Compiladores - Princípios, Técnicas e Ferramentas" dos autores Alfred V. Aho, Revi Sethi e Jeffrey D. Ullman; "Sistemas Operacionais - Conceitos e Aplicações" do Abraham Silberschatz, Greg Gagne e Peter Baer Galvin; entre outros clássicos. Mas você pode abordar de outro jeito, ficando um pouco mais no alto nível, conhecendo uma implementação especifica; um livro que eu achei interessante, nessa linha, foi o "Computer Science from the Bottom Up".

Valeu igor. darei uma olhada. pensei num curso mesmo que fosse à distância pois quando peguei um apostila de lógica para estudar sério tive dificuldades. Pensei que a ajuda de um interlocutor fosse bacana, mas pelo que você disse o meu recorte está bem abrangente. O indice do livro parece bem interessante, lerei com calma.

Como o interesse não é voltado para a formação técnica imaginei que fosse difícil encontrar cursos com esse recorte.

Obrigado pela dica.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Curso que foque interação hardware software
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2013, 16:56 »
É, hoje - principalmente pra quem domina inglês - não falta material, por exemplo: https://www.coursera.org/