Permissão e Resolv.conf

Iniciado por BollaBR, 31 de Maio de 2013, 10:24

tópico anterior - próximo tópico

BollaBR

Salve pessoal, tudo bem?

Minha primeira dúvida é referente ao /etc/resolf.conf.
Toda vez que eu reinicio a máquina, o meu resolf.conf fica limpo, e eu preciso desse arquivo para conexão com a internet;
Pelo menos meu servidor conecta na internet quando eu configuro o arquivo com os nameserver 8.8.8.8 e nameserver 8.8.4.4..
Alguem saberia me dizer como faço para deixar sempre registrado? Mesmo depois do reboot ou algo assim?

Beleza, a minha segunda dúvida é a seguinte:
Como que eu faço para deixar a permissão 777 como padrão para todo e qualquer arquivo/pasta?

Abraços e obrigado!

selvaking

Citação de: BollaBR online 31 de Maio de 2013, 10:24
Minha primeira dúvida é referente ao /etc/resolf.conf.
Toda vez que eu reinicio a máquina, o meu resolf.conf fica limpo, e eu preciso desse arquivo para conexão com a internet;
Pelo menos meu servidor conecta na internet quando eu configuro o arquivo com os nameserver 8.8.8.8 e nameserver 8.8.4.4..
Alguem saberia me dizer como faço para deixar sempre registrado? Mesmo depois do reboot ou algo assim?
Este arquivo não é mais pra ser editado manualmente. Quem edita ele é o programa network-manager. Aquele ícone que mostra o status da rede na barra. Clique nele e selecione "Editar conexões...", selecione na caixa que aparece a aba que vc quer editar (Com fio, Sem fio, Banda Larga Móvel, VPN, DSL), selecione a conexão e clique no botão editar. procure por "Configurações IPv4" e "Servidores DNS". Coloque estes que vc quer usar.

Citação de: BollaBR online 31 de Maio de 2013, 10:24
Beleza, a minha segunda dúvida é a seguinte:
Como que eu faço para deixar a permissão 777 como padrão para todo e qualquer arquivo/pasta?

Acostume-se a trabalhar com as permissões no padrão do ubuntu. São chatas inicialmente mas com o tempo vc se acostuma. Elas trazem segurança.
mas como provavelmente esteja chovendo no molhado se vc for um novato no mundo linux e for ex-usuario do janelas, o comando que vc quer é este:
sudo chmod -R 777 /localizacao_da/pasta

Use por sua conta e risco. De antemão te aviso que se for dado na raiz, alguns programas deixarão de ser executados. Não tem como reverter. A não ser que vc saiba as permissões de todas as pastas e arquivos afetados.

Como no mundo linux, erros são os primeiros passos para os acertos, você pode cometer o seu primeiro erro.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

NOOB Saibot

Realmente tutoriais antigos nos levam a esta falha.
Mas além da dica do selvaking, podemos também
adicionar a linha  dns-nameservers 8.8.8.8 no arquivo /etc/network/interfaces.

zekkerj

CitarComo que eu faço para deixar a permissão 777 como padrão para todo e qualquer arquivo/pasta?
Se você quer destruir seu sistema, pq não formata o disco, ou joga o computador na parede? Será mais rápido, e vai te dar menos trabalho. Mas o resultado será o mesmo!!!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

BollaBR

@selvaking
Eu estou usando ubuntu server, mas desde já obrigado pela dica!!

@Saibot
Vou tentar alterar este arquivo então! Qualquer coisa eu retorno! Obrigado pela dica!

@Zekkerj
Calma cara! Também não é assim.. Eu não quero dar 777 em TODO o sistema, apenas nas pastas que são criadas no diretório /home/Clientes/Nome_Do_Cliente/www.. Perguntei como faria, pois no CPANEL, mesmo sendo 755, elas tem permissão de escrita, e isso ajuda muito na hora de configurar e instalar algum sistema/script.. Mas se não da, tranquilo.. Mesmo assim obrigado pela dica de formatar ou jogar na parede.. rsrsrs..

Minha intenção nisso, era apenas facilitar o trabalho para eu e meu sócio, pois somos os únicos com acesso a esse servidos..

Abraços e obrigado!

zekkerj

Então, BollaBR, de vez em quando a gente tem que ser "dramático" pra chamar a atenção pro erro de procedimento.

A operação que vc quer fazer vai dar acesso a todos os seus clientes a todos os arquivos; o problema é que ela dá acesso demais. Um cliente vai poder ler arquivos dos outros, e pior, um vai poder apagar arquivos dos outros.

Só funciona em alguns poucos casos, e normalmente precisa ter outro sistema por cima proporcionando o controle de acesso --- por exemplo o Samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D