Autor Tópico: comprimir pdf  (Lida 6383 vezes)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
comprimir pdf
« Online: 20 de Abril de 2012, 09:14 »
Pessoal, precisei comprimir um pdf e encontrei o script abaixo, bem legal, que faz uso do ghostscript.
Vale a pena.

http://ubuntued.info/reduza-o-tamanho-dos-seus-pdfs

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: comprimir pdf
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2012, 14:08 »
Excelente dica e deixarei, por escrito aqui, para facilitar:

Este artigo tem o objectivo de adicionar a funcionalidade de comprimir os pdf’s no Ubuntu, sem perda de qualidade! Esta funcionalidade de compressão dos pdf’s é possível através de um script criado por Ricardo Ferreira chamado “Compress PDF“. Actualmente o script integra-se na funcionalidade de scripts do Nautilus (o explorador de ficheiros do Ubuntu) e por isso está sempre presente de uma forma muito rápida para que sempre que precise de reduzir o tamanho de um pdf não perca tempo.

Este artigo foi escrito a pedido do próprio autor, o Ricardo Ferreira, para dar a conhecer esta funcionalidade que certamente muitos utilizadores a acharão muito importante. Aliás, esta funcionalidade, o Compress PDF, é considerada tão importante que em breve será adicionada ao excelente programa Ubuntu Tweak.

Atualmente e infelizmente, apesar do script estar hospedado no site Launchpad, ele não tem o método de instalação comum do Ubuntu: através de repositórios. Por isso, para já, o utilizador não terá acesso a um instalador do script que o mantenha sempre na última versão. Terá assim, de instalar manualmente o script e, se precisar de actualizar, posteriormente, terá de o fazer manualmente.

O script faz uso de umas bibliotecas de janelas de diálogo, chamadas Zenity e por isso mesmo tem algumas dependências que deverão ser satisfeitas antes de instalar o script. Para além disso, deve-se salientar que este excelente script está já disponível em várias línguas, actualmente 8,  nomeadamente a portuguesa!

Por fim resta dizer que pelos testes que fiz (ver vídeo no final do artigo), a compressão é realmente uma mais valia. Por exemplo imprimi em PDF o artigo “Como instalar o Ubuntu Maverick Meerkat” que resultou num ficheiro de 477KB, depois comprimi e resultou num ficheiro exactamente igual mas com o tamanho de 135KB!

Instalação

Tal como referido acima, a instalação terá de ser feita manualmente, por isso, deverá seguir este procedimento de uma forma sequencial não saltando nenhum passo!

Satisfaça as dependências

Para ter acesso às funcionalidades deste script, antes de o instalar, precisa de ter satisfeitas algumas dependências de certos pacotes. Para tal, abra o terminal e escreva o seguinte:

# sudo apt-get install ghostscript zenity

Zenity é o pacote que proporcionará as janelas de diálogo e o pacote ghostscript permitirá a compressão dos pdf’s.

Instale o Compress PDF

Após a instalação das dependências, já poderá instalar o Compress PDF. Actualmente a versão do Compress PDF vai na versão 1.4, por isso, este procedimento serve para essa versão. No caso de este artigo se tornar desactualizado agradecemos que indique nos comentários para actualizar para a nova versão.

Para começar abra o terminal. De seguida deverá escrever o seguinte no terminal que fará download do Compress PDF para a sua Pasta Pessoal:

# wget http://launchpad.net/compress-pdf/1.x/1.4/+download/Compress-PDF-1.4.tar.gz

Depois de concluída a transferência, deverá copiar o seguinte para o terminal para descomprimir o ficheiro transferido para a pasta correcta, a pasta dos scripts do Nautilus:

# tar zxvf Compress-PDF-1.4.tar.gz -C ~/.gnome2/nautilus-scripts/

Após este último passo, o Compress PDF ficará logo disponível para o utilizar. No entanto, antes de utilizar, recomendo que elimine o ficheiro que fez download, pois não precisará mais dele. Ele está na sua Pasta Pessoal com o nome de “Compress-PDF-1.4.tar.gz“.

Para ver a instalação do script, veja este artigo que ainda apresenta a utilização do mesmo num ficheiro pdf!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ar7rqbSlOz4&feature=player_embedded


Viva o Ubuntu!!!!!!!  ;D
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 10:10 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: comprimir pdf
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2012, 14:42 »
só uma observação: não sei porque mas o meu parou de funcionar ontem, ou seja, quando clico para comprimir, ele gera um pdf com menos de 2kb e ao abri-lo dá um erro de arquivo corrompido.

Não fiz nada de diferente, então não sei porque parou de funcionar.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: comprimir pdf
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2012, 16:34 »
só uma observação: não sei porque mas o meu parou de funcionar ontem, ou seja, quando clico para comprimir, ele gera um pdf com menos de 2kb e ao abri-lo dá um erro de arquivo corrompido.

Não fiz nada de diferente, então não sei porque parou de funcionar.

Instala esse aplicativo, porque não uso o visualizador PDF do Ubuntu:

O Adobe Reader 8.1.7 Português para linux 32 e 64bit (.deb).(Imprima até 16 páginas(folhas) em uma só página)

Faça o download dele, nesse link abaixo:

Clique nesse Link direto : http://www.4shared.com/file/3ZzFLkMG/AdobeReader_ptb-817-1i386_2.html

e se  quiser instalar o Nero Linux 4.0.0.0 de 2009.(freeware-gratuito para usar a vontade)

Faça o download dele, nesse link abaixo:

CLique nesse Link direto : http://www.4shared.com/file/wHDD5LFw/Nero_Linux_4000-2009.html
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 10:09 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline procopiogomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: comprimir pdf
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2012, 09:55 »
 Ah, como o Compress pdf me ajudou! Ótimo script!
 Funcionou direitinho aqui, gostei que se pode escolher a qualidade da compressão.
 
 Obrigado!

Offline JRodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: comprimir pdf
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2013, 17:11 »
Edvaldo como instalar este teu script no Ubuntu 12.10/13.04??

Não estou conseguindo.

Aguardo.
Obrigado
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, 17:33 por JRodrigues »

Offline JRodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: comprimir pdf
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2013, 08:56 »
O pessoal do Launchpad respondeu meu questionamento; Para instalar este script no Ubuntu 13 04 e só fazer o seguinte:

descomprimir o conteúdo do arquivo: Compress-PDF-1.4.tar.gz
Para a seguinte pasta:   /home/usuário/.local/share/nautilus/scripts/
Caso nao veja a pasta .local em sua pasta de usuário aperte Ctrl+H

Pronto! ao clicar com o botão direito no mouse vá em Scripts está lá o Compress PDF.

Grato.