Autor Tópico: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?  (Lida 13151 vezes)

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #30 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:43 »
Não há uma resposta certa e definitiva para o tema, uma vez que são muitas variáveis que influenciam na opção ou não pelo Linux, que muitas vezes começa com a indicação de uma distro por um amigo próximo e noutras pela compra de uma revista, etc etc.

Eu acredito muito que o Linux irá decolar nos próximos anos. Percebo um movimento muito grande por parte das empresas no sentido de migrarem para o Linux. Vejam o caso do Banco do Brasil, que migrou recentemente mais de 100.000 terminais para uma distribuição própria de Linux, baseada no Mandriva. Tudo funcionando direitinho, aliás, até mais rápido do que antes!!!!

As pessoas estarão utilizando o Linux em seu local de trabalho e ganharão maior confiança, verão que é fácil de usar, que é simples, estável, e permite a livre opção de distros, de interface gráfica, enfim, tudo o que conhecemos. Elas perceberão por conta própria que se trata de um outro sistema operacional, melhor, mais robusto, livre.

Mas concordo com grande parte das coisas que foram expostas nesse fórum. O Linux ainda precisa ser mais "automático". Recentemente apanhei alguns dias para instalar uma placa de TV, insisti e consegui. Acredito que para 90% dos usuários que estivessem testando o Linux, este problema seria motivo suficiente para abandona-lo e sair difamando-o por ai. Mas as coisas têm andado por um ótimo caminho, essa nova versão do Kernel traz muitas melhorias... A entrada do Ubuntu no mercado, humanizou o Linux, e as distros mais tradicionais, tem buscado objetivos mais comuns ou em sintonia com esta nova perspectiva.

Ah! Depende de nós, que utilizamos o Linux e gostamos, difundir ele para o maior número de pessoas possível. Isso ajudará a aumentar a utilização do sistema operacional e a enfraquecer o ruindows. Comece distribuindo alguns CD's para os amigos mais próximos!! Fiz isso, e já consegui alguns avanços... Pouco a pouco, se constrói um gigante!

Fraterno abraço, Zanella.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2006, 12:42 por joao.zanella »
O conhecimento amplia a vida.

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #31 Online: 28 de Setembro de 2006, 11:45 »
   Li todos os comentários referentes a esse tópico e resolvi também comentar.

   Acredito que há muitos fatores nessa questão, mas listarei os três determinantes: comodidade, marketing e pirataria.

   Comodidade do usuário comum, o Average Joe, que troca o aparelho de celular a cada seis meses, mas sequer aceita testar qualquer coisa diferente dos produtos da MS.

   Marketing, ou melhor, falta de investimento em marketing por parte de empresas como a Red Hat, Novell e mesmo a Canonical. Se o objetivo dessas empresas é conquistar tanto o mercado de servidores quanto o de desktops terão que investir em marketing, pois não é distribuindo CDs que esse objetivo será alcançado. Steven J. Vaughan-Nichols concorda.

   E por último, mas não menos importante: pirataria. Pode parecer paradoxal, mas não fosse a pirataria o Windows não estaria presente na esmagadora maioria das máquinas hoje. E o WGA, perguntarão alguns. O WGA não impede o uso do sistema, apenas bloqueia as atualizações de segurança e se segurança fosse uma preocupação do Average Joe ele não usaria o Windows.

   É por essas e algumas outras que o Linux não decola e, embora o declínio do império do Sr. Gates seja inevitável como o de qualquer império, tão cedo não irá decolar.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2006, 11:48 por absolut1983 »
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits