Autor Tópico: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS, XFCE ou MATE  (Lida 6955 vezes)

Offline fsantana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS, XFCE ou MATE
« Online: 11 de Maio de 2013, 22:19 »
Boa noite.
Desculpem a minha ignorância.
Instalei o Gnome3 mas fiquei bastante desiludido comparativamente com o Unity!
Tenho visto os posts de diversos utilizadores do Ubuntu, e quase todos apreciam mais o Gnome2 em detrimento do Gnome3.
Dos primeiros 4 ambientes referidos em assunto, qual deles é o melhor e que tenha uma versão "stable" de modo a não colidir com o software existente por instalação directa aquando da instalação do Ubuntu 12.04.2 LTS?
Falaram-me no 5.ambiente (MATE) - qual é o vosso comentário?
É superior a qualquer um deles no aspecto de cumprir à altura as integrais funções do "extinto" Gnome2 incluindo necessariamente a sua  estabilidade?
Antecipadamente grato.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS, XFCE ou MATE
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2013, 22:20 »
O MATE nada mais é que uma derivação (fork) do velho GNOME 2.x. É tão personalizável quanto, e algumas distribuições usam-no por padrão (Linux Mint 13 MATE, por exemplo).

Offline fsantana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS, XFCE ou MATE
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2013, 22:25 »
O MATE nada mais é que uma derivação (fork) do velho GNOME 2.x. É tão personalizável quanto, e algumas distribuições usam-no por padrão (Linux Mint 13 MATE, por exemplo).

Eliseu Carvalho,
Obrigado pela rápida resposta.
Como não tenho a necessária experiência como poderia a partir da consola do ubuntu 12.04 LTS, lançar os necessários comandos para a sua instalação?
E caso não fique cativado o suficiente e queira reverter a situação, que comando(s) terei igualmente que lançar para não deixar quaisquer resquícios provocados por aquela instalação?
O meu obrigado desde já.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS, XFCE ou MATE
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2013, 22:31 »
Como não tenho a necessária experiência como poderia a partir da consola do ubuntu 12.04 LTS, lançar os necessários comandos para a sua instalação?

Pra instalar o MATE no Ubuntu 12.04 é necessário por isso no terminal:

sudo add-apt-repository "deb http://packages.mate-desktop.org/repo/ubuntu precise main"
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-desktop-environment


Depois disso, basta fazer logout e iniciar uma nova sessão, escolhendo "MATE" no lugar de "Ubuntu" ou "Ubuntu 2D".
Se preferir, pode instalar o Linux Mint 13 MATE, que é um SO derivado do Ubuntu 12.04 LTS que usa o MATE por padrão.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS, XFCE ou MATE
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2013, 09:38 »
Já que está usando o Ubuntu 12.04 Precise, você poderia instalar o "Gnome Session Fallback". Pra instalar, é só pesquisar por esse nome na Central de Programas do Ubuntu, ou alternativamente pelo comando abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gnome-session-fallback
Ao instalar este pacote, surgirá uma nova opção de modo gráfico na tela de login do sistema. Selecione a opção "Gnome Classic" e veja como ficou.

No geral, é quase tudo igual ao velho Gnome 2, com algumas diferenças: No "Gnome Session Fallback", para você adicionar ou remover applets das barras superior ou inferior, você deve segurar as teclas Window + ALT, antes de clicar nelas com o botão direito do mouse.