Autor Tópico: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks  (Lida 197904 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #135 Online: 22 de Maio de 2014, 18:15 »
Fiz alguns testes aqui quanto a dica do dnsmasq no 14.04 e dá pra usar.

Tem que fazer basicamente como o Visterine falou antes. Remover o network-manager para poder instalar o dnsmasq e depois reinstalar o network-manager. O problema é que você deve pegar esses pacotes no Ubuntu packages antes de desistalar o network-manager e o network-manager-gnome. Senão vai ficar sem rede, pois os dois pacotes não estão no cache do apt.

Depois da reinstalação e reconfiguração dentro deste processo, o dnsmasq funciona no 14.04. Acelera bastante a navegação depois que faz cache. Mas a parte de navegação em uma rede com samba fica horrível. O gerenciador fica lá pensando, pensando até que acha o servidor e depois pensa, pensa para abrir as pastas. Depois que faz cache fica rápido, mas basta reiniciar a máquina para voltar tudo de novo como era antes.

Os desenvolvedores do Ubuntu alterarm o resolv.conf novamente. E falam para não usar o dnsmasq em uma rede com VPN! Então fica a dica, usar o dnsmasq com o 14.04 só para quem navega e  não usa essa máquina  para navegar em uma rede com samba e nem com VPN.

Como eu uso minhas máquinas com samba, não dá pra usar o dnsmasq no 14.04, o desempenho fica horrível. Sem o dnsmasq a navegação com o samba fica uma bala no 14.04.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #136 Online: 22 de Maio de 2014, 18:21 »
Tópico alterado! Testei as outras dicas e funcionaram numa boa.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #137 Online: 02 de Julho de 2014, 08:39 »
Galactus,

Citar
"Notem que não usei o nome Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu ou outro nome de qualquer variante da família Ubuntu. Isso porque as dicas a seguir servem para qualquer variante do Ubuntu, versões 12.04, 12.10 ou 13.04. 32 ou 64 bits."

Haverá uma atualização para o Ubuntu 14.04?
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 08:46 por Visterine »
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #138 Online: 02 de Julho de 2014, 14:40 »
Galactus,

Citar
"Notem que não usei o nome Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu ou outro nome de qualquer variante da família Ubuntu. Isso porque as dicas a seguir servem para qualquer variante do Ubuntu, versões 12.04, 12.10 ou 13.04. 32 ou 64 bits."

Haverá uma atualização para o Ubuntu 14.04?

Oi Vistorine. Então, eu já testei no 14.04 só não alterei o texto do tutorial, serve no 14.04 sim. Só a parte do dnsmasq que não. Mas já avisei no tópico.

Vou alterar mais duas coisas no tópico, na verdade alterar uma no sysctl e acrescentar outra dica para diminuir a latência do sistema. Também devo alterar uma coisa ou duas no tutorial do KDE em ponto de bala.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #139 Online: 03 de Julho de 2014, 13:54 »
Olá! O kernel lowlatency é destinado a desktops? Qual a diferença dele e o normal?

Abraços!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #140 Online: 03 de Julho de 2014, 18:06 »
Olá! O kernel lowlatency é destinado a desktops? Qual a diferença dele e o normal?

Abraços!

Oi Renan, o kernel lowlatency é destinado a desktop e também para quem quiser ter um sistema mais rápido para trabalhar com áudio e vídeo.

Um kernel lowlatency tem configurações modificadas para tornar a respostas às requisições do sistema mais rápidas, mas não ainda imediatas como num kernel real time ou RT. Como isso é feito? Aplicam o patch Preempção do Ingo Molnar, compilam o kernel com opções mais agressivas como 1000MHz para o processador, entre outras coisas, e dão prioridade ao áudio e vídeo entre os processos do sistema, entre outras coisas também.

O kernel genérico geralmente  não tem o patch do Ingo Molnar e nem foi compilado com 1000MHz para o processador, além disso os processos de multimidia não tem prioridade sobre os demais processos do sistema.

A parte ruim disso é que se você não tem uma máquina tão potente para te dar uma resposta tão rápida, o sistema acaba ficando lento pois ele tenta meio que adivinhar qual processo deve ser colocado na frente do outro, assim se atolando com tantos processos de uma só vez.

Por isso que os kerneis para servidores dificilmente são compilados com preempção e 1000MHz.

Se quiser dar uma lida no texto abaixo, explica mais coisas:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuStudio/RealTimeKernel










« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 13:11 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #141 Online: 03 de Julho de 2014, 22:30 »
Hmm...interessante galactus...

- O kernel low latency prioriza multimídia (áudio e vídeo)?

- O meu PC é fraco, é um dual-core 2.0Ghz, 2GB de RAM e uma NVIDIA GeForce 8400Gs 512MB. Então é melhor usar o kernel padrão mesmo?

- Tem vários tipos de kernel no link que você passou, você poderia explicar cada um deles, as diferenças e tal?

- Por que o Ubuntu não vem com o low latency (e acredito que outras distros também não)?

- Como instala o preempt kernel ou o lowlatency kernel? Eles consomem mais energia do que o kernel padrão?

Abração!
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 02:46 por Renan Rischiotto »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #142 Online: 04 de Julho de 2014, 11:38 »
Hmm...interessante galactus...

- O kernel low latency prioriza multimídia (áudio e vídeo)?

- O meu PC é fraco, é um dual-core 2.0Ghz, 2GB de RAM e uma NVIDIA GeForce 8400Gs 512MB. Então é melhor usar o kernel padrão mesmo?

- Tem vários tipos de kernel no link que você passou, você poderia explicar cada um deles, as diferenças e tal?

- Por que o Ubuntu não vem com o low latency (e acredito que outras distros também não)?

- Como instala o preempt kernel ou o lowlatency kernel? Eles consomem mais energia do que o kernel padrão?

Abração!

Bem, não sou o Galactus, mas vou tentar contribuir um pouco com os questionamentos. Vamos lá:

- O kernel low latency prioriza multimídia (áudio e vídeo)?
R: Sim, prioriza tarefas que exigem baixo tempo de latência, como edição de áudio e vídeo.

- O meu PC é fraco, é um dual-core 2.0Ghz, 2GB de RAM e uma NVIDIA GeForce 8400Gs 512MB. Então é melhor usar o kernel padrão mesmo?
R: Sim, é melhor utilizar o Kernel padrão, a não ser que você seja um profissional que mexa bastante com edição de áudio e vídeo (o que não deve ser o caso, dado o hardware indicado).

- Tem vários tipos de kernel no link que você passou, você poderia explicar cada um deles, as diferenças e tal?
R: Ué, as explicações estão lá no link que o Galactus passou, bastando dar uma lida por lá.

- Por que o Ubuntu não vem com o low latency (e acredito que outras distros também não)?
R: Por que o Ubuntu é uma distro destinada ao "usuário comum", não a profissionais do mercado de áudio e vídeo. Desta forma, se utilizado o kernel lowlatency no Ubuntu o resultado poderia ser até o mesmo o inverso, ou seja, perda de desempenho geral do sistema.

- Como instala o preempt kernel ou o lowlatency kernel? Eles consomem mais energia do que o kernel padrão?
R: O lowlatency está disponível nos repositórios do Ubuntu, bastando procurá-lo por lá e instalá-lo (o Synaptic faz isso sem maiores problemas). Quanto ao preempt, o link abaixo pode ajudá-lo nessa empreitada, caso decida ir em frente (apesar de não ser o recomendável, logo vá por sua conta e risco):
https://rt.wiki.kernel.org/index.php/RT_PREEMPT_HOWTO


Quanto ao consumo de energia, kernels com abordagem mais "realtime" tendem a consumir mais, dado seu perfil mais agressivo. Obviamente isso pode ser modificado pelo usuário, bastando saber como fazê-lo nas configurações do Kernel.


Em resumo, o assunto é interessante, especialmente para devs e profissionais que mexem com edição de áudio e vídeo, mas para 90% dos usuários a melhor escolha é mesmo o kernel comum, disponibilizado por padrão no Ubuntu.
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 11:46 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #143 Online: 04 de Julho de 2014, 13:34 »
Grande Hugo! Nossa, toda ajuda é bem vinda! Obrigado por me ajudar nas repostas.

Então, eu só acho que não é porque a máquina do Renan é fraca que ele não pode arriscar uns testes!

Acho que você já viu esse teste com um Celeron né Renan: http://www.youtube.com/watch?v=PSMwkPC_dHc

E tem este com um P4 a 1.5 GHz, a imagem tá ruim, mas dá pra notar a resposta do sistema: http://www.youtube.com/watch?v=OCevVWiZCks


Dual Core de 2GHz, mas qual o modelo exato Renan?  

Se você não quiser compilar nada e fazer um teste com um kernel bastante agressivo, tenta o kernel Liquorix: http://liquorix.net/

Só adicionar o source list dele e fazer a instalação. Roda numa boa no Ubuntu e derivados, inclusive o Mint. Agora o tempo de boot sobe bastante, já que ele não vem preparado para o sistema de inicialização do Ubuntu! Lembrando que Liquorix usa BFS + BFQ que são escalonadores mais agressivos que os usados no Lowlatency.

Agora, o fato de usar BFS + BFQ não quer dizer que fique rápido, como eu e o Hugo já mencionamos com o kernel Lowlatency, o  Open Mandriva por exemplo tá usando BFS + BFQ e tá lento e consumindo mais RAM que a média de outros KDEs. Não sei o que fizeram, mas tá lento. Mas a parte de rede dele tá um canhão pra transferência de arquivos, o que já dá uma pista do motivo da lentidão...

Dá pra deixar sua máquina muito rápida, se um Celeron ficou daquela maneira....

Agora, não foi só o kernel que foi mexido no Celeron!

Você vai ter que usar um ambiente gráfico ou gerenciador de janelas leve pra começar. Como no caso do vídeo com o Celeron, Gnome 2.32 + OpenBox.  

Se quiser se incomodar com essas coisas, senão usa o kernel padrão da sua distro preferida e seja feliz! Isso é que nem acerto de carro para competição, você melhora uma coisa e piora outra. Pra quem gosta é viciante! :)


« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 13:39 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #144 Online: 04 de Julho de 2014, 17:45 »
Obrigado pelas respostas hugoleal e galactus :)

O meu processadorr é modelo E2180.
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 22:58 por Renan Rischiotto »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #145 Online: 04 de Julho de 2014, 20:10 »
Então, eu só acho que não é porque a máquina do Renan é fraca que ele não pode arriscar uns testes!

Com certeza, Galactus. Concordo com você. Testar o mudanças no sistema não custa nada (só se deve ter cuidado para não bagunçá-lo e/ou corrompê-lo) .

Agora, observando os posts anteriores dele, dá pra ver que ele não mexe tanto com edição de aúdio e vídeo. Sendo assim o desempenho geral do sistema muito dificilmente irá melhorar com um Kernel de baixa latência. Na verdade, eu acho bem mais provável que ele caia.

De qualquer forma, deixei algumas dicas no post anterior caso ele deseje mesmo ir em frente, testando outras versões do Kernel.

Abraço.



Obrigado pelas respostas hugoleal e galactus :)

O meu processar é modelo E2180.
Definitivamente este não é um processador indicado para tarefas que se beneficiam de baixa latência como edição de áudio e vídeo. Esse tipo de tarefa, em geral, demanda bastante poder bruto da máquina, o que não é o caso desta CPU.

De qualquer forma, como já disse o nosso grande companheiro Galactus, você pode realizar alguns testes com o Kernel low-latency (ou outras versões mais real-time do Kernel) para verificar se obtém algum ganho.

Abraço.

« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 20:22 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline mspaiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #146 Online: 19 de Agosto de 2014, 19:57 »
Excelente contribuição Galactus, muito obrigado!  :)

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #147 Online: 31 de Agosto de 2014, 21:52 »
Que belo trabalho ein amigo? Parabéns pelo excelente tuto, este sem sombra de dúvidas vai ajudar muito.
gustavopaulinno

Offline overlock_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #148 Online: 06 de Setembro de 2014, 20:05 »
Galactus,

Fiz uma alteração no meu swappiness e deu uma melhorada bruta no sistema,e que eu tenho pouca memória,mas mesmo assim ficou mais rápido,e no fim da sua dica no sysctl ela esta comentada,vc não achou nessessária altera-la?
| Linux User # 480186 | Debian Wheezy | Kernel 3.2.4 rt & pf2 |

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #149 Online: 08 de Setembro de 2014, 16:41 »
Galactus,

Fiz uma alteração no meu swappiness e deu uma melhorada bruta no sistema,e que eu tenho pouca memória,mas mesmo assim ficou mais rápido,e no fim da sua dica no sysctl ela esta comentada,vc não achou nessessária altera-la?

Veja que eu aviso que deixei a linha comentada, mas aviso que você pode fazer o seu teste. Pra você funcionou bem. Mas não é sempre. Por isso preferi deixar comentada, mas quem é curioso sempre vai alterar alguma coisa.  :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2