Autor Tópico: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks  (Lida 197911 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #120 Online: 21 de Dezembro de 2013, 11:21 »

Galactus... vocês que "me apresentaram" o kernel... mas o vício é meu tá


Qué isso! Vício? Imagina se isso fosse contagioso! rsrsrsrsrsrsr
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #121 Online: 27 de Dezembro de 2013, 00:46 »
Galactus, tens feito testes com o NUMA ativado em processadores tipo o phenom X4, que são varios processadores dentro de um?

pelo que vi, num sistema servidor, com mais de um processador físico, parece que ajuda, mas estranho que no kernel LQX, por exemplo, o numa vem ativado, e pelo menos para o foldingathome ele, o kernel, se revelou melhor

Outra coisa. Quanto ao timer frequency, qual a documentação que vocês tem?

Os kerneis -ck, do graysky, são 1000hz, o lqx também, o ice, idem. mas o CK é o que traz flags específicas ao processador, algo como o omnislash fazia com o "concurrency-level-2 ou 4".

Só que não acho documentação para isso. Os kerneis se revelaram muito melhores que no windows... mas me informaram que o windows seria kernel-rt, mas mesmo o kernel RT é melhor que o stock e muuuuuuito melhor que o windows, então estou procurando algo para estudar sobre isso


aliás... novos testes lá, se quiserem acompanhar
http://forum.clubedohardware.com.br/brincando-kernel-teste/1162772?p=6100055#post6100055

Outra... a quantas anda teu projeto, e do HQX também... quero compilar o kernel de vocês e comparar.

HQX entendeu como funciona no arch? chegou a pegar algum patch?
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 07:48 por Ilkyest »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #122 Online: 27 de Dezembro de 2013, 12:20 »
Galactus, tens feito testes com o NUMA ativado em processadores tipo o phenom X4, que são varios processadores dentro de um?

pelo que vi, num sistema servidor, com mais de um processador físico, parece que ajuda, mas estranho que no kernel LQX, por exemplo, o numa vem ativado, e pelo menos para o foldingathome ele, o kernel, se revelou melhor

Outra coisa. Quanto ao timer frequency, qual a documentação que vocês tem?

Os kerneis -ck, do graysky, são 1000hz, o lqx também, o ice, idem. mas o CK é o que traz flags específicas ao processador, algo como o omnislash fazia com o "concurrency-level-2 ou 4".

Só que não acho documentação para isso. Os kerneis se revelaram muito melhores que no windows... mas me informaram que o windows seria kernel-rt, mas mesmo o kernel RT é melhor que o stock e muuuuuuito melhor que o windows, então estou procurando algo para estudar sobre isso


aliás... novos testes lá, se quiserem acompanhar
http://forum.clubedohardware.com.br/brincando-kernel-teste/1162772?p=6100055#post6100055

Outra... a quantas anda teu projeto, e do HQX também... quero compilar o kernel de vocês e comparar.

HQX entendeu como funciona no arch? chegou a pegar algum patch?

Então Ilkyest, eu acabei de comentar no meu outro tópico que a versão 3.12.6 do Liquorix resolveu o problema da transferência de arquivos em rede. Notou se melhorou alguma coisa pra você quanto a isso?

Respondendo as suas perguntas, eu sempre desliguei o suporte ao NUMA quando compilo os meus kerneis. Nunca tive placa mãe com suporte a mais de um processador físico. Agora você fez testes que mostram que é melhor deixar ele ativo? Vou testar. Não tenho  nenhum Phenom X4 para testar, vou testar no A10 5800k que tenho aqui.

Eu sempre usei o Trio maravilha: 1000MHz, Low Latency, Preempt em minhas compilações, quando possível, depende do processador também né.  Você leu na documentação do CK que ele inclusive recomenda desligar o controle de freqüência do processador? É o que eu faço também em processadores para desktop potentes, quando tenho um em mãos.

Se você usa o BFS, tem que usar 1000MHz. É o melhor resultado. O CK mesmo fala isso na documentação dele. Até o kernel do Fedora tá usando 1000MHz. Se os outros controles de freqüência  estão ligados, o gasto de energia não sobe tanto assim para um Notebook, e para um desktop você não precisa se preocupar tanto com conta de luz. Documentação quanto a frequencia do processador eu não tenho nenhuma para te indicar no momento. Foi com os testes mesmo que eu cheguei a mesma conclusão do CK. 1000Mhz na cabeça todas as vezes que for possível.

Quanto a documentação do NUMA, tem muita:

http://pubs.vmware.com/vsphere-4-esx-vcenter/index.jsp?topic=/com.vmware.vsphere.resourcemanagement.doc_40/using_numa_systems_with_esx_esxi/c_what_is_numa.html

http://software.intel.com/en-us/blogs/2009/03/11/learning-experience-of-numa-and-intels-next-generation-xeon-processor-i

http://it.toolbox.com/wiki/index.php/NUMA_Architecture

http://www.sqlskills.com/blogs/jonathan/understanding-non-uniform-memory-accessarchitectures-numa/

http://www.intel.com/content/www/us/en/performance/performance-quickpath-architecture-demo.html

http://www.sqlskills.com/blogs/jonathan/faking-hardware-numa-on-a-smp-machine-for-learning-and-demos/

Veja que todos falam que o NUMA vai ajudar no gerenciamento da memória em processadores com controladora de memória integrada, quando ligar mais de um processador físico com múltiplos núcleos.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #123 Online: 28 de Dezembro de 2013, 10:47 »
é... exatamente.. eu estou testando a 300hz para comparar ao stock, e estou com o NUMA desativado pelo mesmo motivo. Depois pretendo ativá-lo e testar novamente....

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #124 Online: 04 de Janeiro de 2014, 19:17 »
Citar
Veja que todos falam que o NUMA vai ajudar no gerenciamento da memória em processadores com controladora de memória integrada, quando ligar mais de um processador físico com múltiplos núcleos.

aí está.... embora o phenom não seja físico, ele tem controladora de memória no hypertreading... isso que quero testar

o NUMA está habilitado nos novos kerneis... Consegui também um gerador de carga, que é o systester..... 32milhões de digitos levou vinte minutos.... então poderia tentar usar a 32M e usar o folding junto... a temperatura esta amena aqui no RS acho que vai ser bala usar os dois juntos

Eu deixei meus kerneis, todos, ainda em "no-op" sem CFQ nem BFQ habilitados por padrão.... para comparar com o stock mesmo.

Deixei a compactação em Gzip
hugepages em madvise
kernel frequency em 300hz
e politica do governor em "ondemand"

tudo para se aproximar do stock, e fazer as comparações.

já que o hqx tá com medo de se apaixonar pelo arch, ehhehehehehe, eu compartilho os patches que são usados em cada kernel... eles vem junto. Após editar, e rodar o pkgbuild, ele baixa automaticamente os patches.

vou upar no imageshack e depois eu posto aqui

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #125 Online: 05 de Janeiro de 2014, 01:50 »
Citar
já que o hqx tá com medo de se apaixonar pelo arch, ehhehehehehe, eu compartilho os patches que são usados em cada kernel... eles vem junto. Após editar, e rodar o pkgbuild, ele baixa automaticamente os patches.

Instalei o Arch e um bug no EXT4 me levou 1 terabyte de dados  :'( :'( :'( :'( (A culpa foi do EXT4)

« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 18:52 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #126 Online: 05 de Janeiro de 2014, 23:47 »
Fruta que partiu! 1TB de dados partitram desta para pior, Hqx?
Sem backup?  Tá como o tio Linux?  :-[
Eu já passei uns dias muito preocupado.  Faz tempo,  mas aprendi.  Eram 256GB de fotos e filmes da minha filha, o problema era do HD formatado em Reiserfs. O que eu paguei pra recuperar eu comprava dois Hds. Depois dessa tenho tudo duplicado, e até triplicado.

Mas mudando de assunto. Fui compilar o 3.12.6 e as opções padrões estão bem conservadoras. Hqx, posso te enviar um tutorial atualizado para compilação do kernel? Ainda usa seu Gmail?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #127 Online: 06 de Janeiro de 2014, 00:12 »
Citar
já que o hqx tá com medo de se apaixonar pelo arch, ehhehehehehe, eu compartilho os patches que são usados em cada kernel... eles vem junto. Após editar, e rodar o pkgbuild, ele baixa automaticamente os patches.

Instalei o Arch e um bug no EXT4 me levou 1 terabyte de dados  :'( :'( :'( :'( (A culpa foi do EXT4)

baaaaaaaaah meu... eita.....

faz tempo isso? Eu vi um particionador de disco, EASEUS Partition Manager... que me lembro ele conseguia ler ext4, mas enfim

eu uso, agora, só xfs no / e ext4 no home (para acessar do windows) o btrfs eu gostei mas não uso pq não tem fsck, e como as vezes o pc trava, já tive de reinstalar tudo por que o btrfs se perdeu e não consegui recuperar a instalação.... dramas do linux

povo... tive, também, de reinstalar o arch... tinha um erro esquisito que não permitia mais abrir nada no kde, e como queria aumentar o espaço da home, uni o útil ao agradável... Bom disso é que o systester agora está funfando legal.... então, eu posto aqui resultados dos meus kérneis...... mas gostei do que vi até agora, eheheheheh.....

hqx. Eu vou postar lá no CdH, agora de cara nova, os patches que ficam baixados após instalar/compilar o kernel. o pkgbuild baixa eles e depois faz o processo... Se ajudar de alguma forma, eu posto aqui para verem..... são patches conhecidos, alguns, por vocês

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #128 Online: 06 de Janeiro de 2014, 02:09 »
Citar
Fruta que partiu! 1TB de dados partitram desta para pior, Hqx?
Sem backup?  Tá como o tio Linux?
Eu já passei uns dias muito preocupado.  Faz tempo,  mas aprendi.  Eram 256GB de fotos e filmes da minha filha, o problema era do HD formatado em Reiserfs. O que eu paguei pra recuperar eu comprava dois Hds. Depois dessa tenho tudo duplicado, e até triplicado.

Se foram! :'(

Os dados foram corrompidos e a minha /home foi pro espaço. Tinha mais de 10 GB de dados de kernel importantíssimos. (fontes do kernel de várias distros organizadas com os respectivos patches e comentários sobre os mesmos)

Citar
Mas mudando de assunto. Fui compilar o 3.12.6 e as opções padrões estão bem conservadoras. Hqx, posso te enviar um tutorial atualizado para compilação do kernel? Ainda usa seu Gmail?

Pode enviar! Estou no limite das Mps do fórum!

Citar
tinha um erro esquisito que não permitia mais abrir nada no kde

Tive alguns erros meio bizarros no arch, tentarei instalar ele novamente.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #130 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:45 »
8 ) Acelerando a navegação na Internet

[...]
O dnsmasq faz cache do dns das suas páginas mais visitadas acelerando sua navegação.
A partir do Ubuntu 12.04 o pessoal da Canonical modificou muito a parte interna da rede do Ubuntu e família, fazendo com que o dnsmasq não funcionasse mais como antigamente.  Mas nada como um pouco de pesquisa e pensar um pouco para fazer ele funcionar como antes!

Instale o dnsmasq:

Código: [Selecionar]
apt-get install dnsmasq
Depois, pelo terminal, modifique o arquivo dhclient.conf.

 
Código: [Selecionar]
nano /etc/dhcp/dhclient.conf
Procure pela linha

#prepend domain-name-servers 127.0.0.1;

E remova o jogo da velha da frente desta linha. Salve e feche o arquivo.
Ficando assim:

prepend domain-name-servers 127.0.0.1;

Reinicie o dnsmasq :

service dnsmasq restart

Exemplo:

root@xubuntu:/home/xubuntu# service dnsmasq restart
* Restarting DNS forwarder and DHCP server dnsmasq                      [ OK ]


Alguns usuários podem ter problemas com essa modificação do dnsmasq. Sua navegação pode parar. Caso isso aconteça, vamos fazer o que o colega Visterine fez para resolver esse problema ( Obrigado por compartilhar a solução do problema).

Após alterar a linha do dhcclient.conf, como usuário root faça: dpkg-reconfigure resolvconf e aceitei todas as solicitações.
Depois ainda como root  rode restart network-manager e em seguida service dnsmasq restart


Galactus:
Novamente o Dnsmasq falhou e apresentou o seguinte erro: dnsmasq: failed to create listening socket for port 53: Endereço já em uso
Pesquisei e resolvi com estes comandos:
    sudo apt-get remove dnsmasq-base
    sudo apt-get install dnsmasq
    sudo apt-get install network-manager network-manager-gnome

Após os comandos reinicie o computador.

Aliás teria como reiniciar o serviço de rede(internet) sem ter que reiniciar o pc, ou seja por linha de comando?

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1473485

Caso a dica anterior não funcione(não funcionou mais aqui comigo) deixo esta nova dica.

Att.,

Visterine
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 23:59 por Visterine »
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #131 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 15:31 »
Olá Vistorine, desculpe não ter visto antes. Vou atualizar o tópico. Sim você pode parar os serviços de rede e depois inicia-lo novamente.

sudo /etc/init.d/networking stop

sudo /etc/init.d/networking start

O  sudo /etc/init.d/network restart  não vai funcionar em versões recentes do Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #132 Online: 28 de MAR?O de 2014, 21:39 »
Olá Vistorine, desculpe não ter visto antes. Vou atualizar o tópico. Sim você pode parar os serviços de rede e depois inicia-lo novamente.

sudo /etc/init.d/networking stop

sudo /etc/init.d/networking start

O  sudo /etc/init.d/network restart  não vai funcionar em versões recentes do Ubuntu.

no caso de versões mais recentes, pode-se tentar:
Citar
rm /var/run/dhcpid(pressionetab)

e depois
Citar
dhclient eth0

ou
Citar
dhcpcp eth0

Offline Savio G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Enjoado de saber as mesmas coisas!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #133 Online: 31 de MAR?O de 2014, 20:21 »
parabéns amigo pelo tutorial! fiz algumas alterações que mais combinavam com as configurações do meu notebook de 1Ghz (processador-AMD) e 6G (memória) , ficou bem leve.

       obrigado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #134 Online: 20 de Maio de 2014, 17:33 »
Atenção! Não usem a dica de acelerar a navegação com o DNSmasq para o Ubuntu 14.04 no momento! Mais alterações foram feitas no 14.04, estou pesquisando 3 novas alternativas. Alguém mais já testou essas coisas aqui:

https://gist.github.com/magnetikonline/6236150

http://superuser.com/questions/681993/using-dnsmasq-with-networkmanager

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2218655&page=2

https://www.stgraber.org/2012/02/24/dns-in-ubuntu-12-04/
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2