Autor Tópico: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks  (Lida 197897 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #45 Online: 15 de Maio de 2013, 13:27 »
Obrigado pelas sugestões amigos.  :D

Vou então dar uma olhada nesse Xeon.

No caso de espaço em disco, não vou precisar de muito, apenas será servidor Gateway, com controle de banda CBQ, inclusive tem um tópico meu aqui, servidor Web e Banco de Dados, nada demais.

O que eu considero que será mais pesado será as requisições de centenas de clientes ao gateway, não creio que será necessário um processador Full-Core, me corrijam se estiver errado.

Eu prefiro mesmo o OpenSuse, que já uso por um tempo, mas ainda vou realizar uns testes, antes de colocar o Servidor em produção. Que em breve, terá mais de 1 servidor.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #46 Online: 15 de Maio de 2013, 13:45 »
Amigos, dei uma lida sobre o Xeon, e acho que pra mim é um exagero, lembrando que ele apenas será muito requisitado como Gateway com Controle de Banda.

Qual processador teria bom desempenho sem exageros.? E quanto a disco, não preciso de muita coisa, mas preciso de um backup seguro (penso em comprar um HD Externo para Backup ou futuramente em fita). O que me recomendam? Muito obrigado amigos.

Vou começar com Ubuntu Server, gosto bastante dele, nunca tive problemas graves com ele, caso necessário, eu mudo de vez para o Suse.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #47 Online: 15 de Maio de 2013, 14:34 »

Pois é, estive dando umas pesquisadas, e talvez funcione. Eu acho estranho pois eu tenho uma placa Broadcom e no meu nNetbook não deu pau ter mudado para o kernel lowlatency, mas como nem todas as Broadcoms são iguais né, achei mais gente com o mesmo problema quando mudou para o kernel lowlatency.

Para resolver eles instalaram ou reinstalaram o pacote:

linux-firmware-nonfree

E reiniciaram a máquina!

Se a sua Broadcom for uma das listadas abaixo:

 - BCM4306/3
 - BCM4311
 - BCM4318
 - BCM4321
 - BCM4322 (only 14e4:432b)

Então vão precisar do pacote:

firmware-b43-installer

E reiniciar a máquina.

Por favor tentem aí e depois reportem se funcionou!

A minha Broadcom é BCM4313; funcionou com o tutorial que postei o link. Não cheguei a precisar dos passos que postou, mas obrigado pela resposta.

Só para título de informação, eu já tinha feito aquelas configurações do ext4 tunado quando instalei o Ubuntu e agora com essas, o note está show, apesar das configurações modestas.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)


Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #49 Online: 15 de Maio de 2013, 15:09 »
Boa Tarde a Todos!

Caro neltonrsouza;


Melhore a performance do Ubuntu com zRam
   
Diminua a prioridade da SWAP do Ubuntu para ter melhor performance!

Ubuntu mais rápido com /tmp na memória RAM

Fique com Deus e obrigado!

Denis Ferraz

Não consegui abrir o link informado sobre tmp na memória RAM.

O site do VOL (Viva O Linux) está, momentaneamente, fora do ar!!! Não sei o motivo! Vamos aguardar!

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #50 Online: 15 de Maio de 2013, 16:19 »
Boa Tarde a Todos!

Caro Arthus Bernardes;

Amigos, dei uma lida sobre o Xeon, e acho que pra mim é um exagero, lembrando que ele apenas será muito requisitado como Gateway com Controle de Banda.

Qual processador teria bom desempenho sem exageros.? E quanto a disco, não preciso de muita coisa, mas preciso de um backup seguro (penso em comprar um HD Externo para Backup ou futuramente em fita). O que me recomendam? Muito obrigado amigos.

Vou começar com Ubuntu Server, gosto bastante dele, nunca tive problemas graves com ele, caso necessário, eu mudo de vez para o Suse.

Desculpe a minha intromissão, mas... openSUSE, UbuntuServer, CentOS (RHEL, e etc), por que não experimenta o Debian? Até a NASA (ISS) irá usar!
Outra sugestões de distros sobre Gateway: List of router or firewall distributions

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #51 Online: 15 de Maio de 2013, 16:31 »
Boa Tarde a Todos!

Caros HerrSchafer e galactus;


Pois é, estive dando umas pesquisadas, e talvez funcione. Eu acho estranho pois eu tenho uma placa Broadcom e no meu nNetbook não deu pau ter mudado para o kernel lowlatency, mas como nem todas as Broadcoms são iguais né, achei mais gente com o mesmo problema quando mudou para o kernel lowlatency.

Para resolver eles instalaram ou reinstalaram o pacote:

linux-firmware-nonfree

E reiniciaram a máquina!

Se a sua Broadcom for uma das listadas abaixo:

 - BCM4306/3
 - BCM4311
 - BCM4318
 - BCM4321
 - BCM4322 (only 14e4:432b)

Então vão precisar do pacote:

firmware-b43-installer

E reiniciar a máquina.

Por favor tentem aí e depois reportem se funcionou!

A minha Broadcom é BCM4313; funcionou com o tutorial que postei o link. Não cheguei a precisar dos passos que postou, mas obrigado pela resposta.

Só para título de informação, eu já tinha feito aquelas configurações do ext4 tunado quando instalei o Ubuntu e agora com essas, o note está show, apesar das configurações modestas.

Uso, atualmente, o LinuxMint 13 Maya KDE 4.8.5 64 bits, e tenho uma variedade de kernels[sic] instalados em meu notebook! Usando essa dica, Broadcom BCM4311 problem on Debian, Mint, Ubuntu acredito que seja bem completa e, talvez, definitiva para quem não quer ter mais problemas futuros com novas instalações de novos kernels[sic].

Peço sua avalição, Caro galactus!

Fiquem Todos com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #52 Online: 15 de Maio de 2013, 17:56 »
Olá amigo Denis, sua sugestão me pareceu interessante.

Percebi que muitos o usam pela sua estabilidade, vou então começar a usar o Debian. Muito obrigado pela sugestão amigo.

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #53 Online: 15 de Maio de 2013, 20:40 »
Boa Noite a Todos!

Caro Arthur Bernardes;

Olá amigo Denis, sua sugestão me pareceu interessante.

Percebi que muitos o usam pela sua estabilidade, vou então começar a usar o Debian. Muito obrigado pela sugestão amigo.

Disponha!

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #54 Online: 16 de Maio de 2013, 12:22 »
Mais umas dúvidas: hoje meu Ubuntu atualizou o kernel para 3.8.0-21 generic; eu tenho que instalar o low-latence novamente? Quanto tempo depois o kernel low-latence é liberado? há como ficar apenas das versões low-latence?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #55 Online: 16 de Maio de 2013, 15:01 »
Denis, vou alterar o tutorial indicando possíveis problemas com a placa broadcom e alguns links de possíveis soluções.

Como eu disse a  minha placa broadcom funciona normalmente com o kernel lowlatency do Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #56 Online: 16 de Maio de 2013, 15:06 »
Galactus

Não me recordo onde vi esse dica inicialmente, mas que melhora bastante a inicialização do Libre Office é a seguinte:

1 - Menu Ferramentas

2 - Opções

3 - Memória (terceira opção do menu da esquerda da tela de opções)

4 - Onde tem Cache de figuras --> Utilizar para Libre Office diminua de 20 para 10

5 - Depois logo abaixo tem "Remover da memória após" tem o valor 00:10 --> reduza para 00:01

Isto melhora consideravelmente a inicialização do Libre Office


9) Removendo o Logo do LibreOffice e acelerando sua inicialização

Sabe aquela telinha de apresentação do LibreOffice, que aprece logo depois da gente clicar no ícone do Writer, por exemplo, que mostra o carregamento do mesmo? Pois é, sempre achei que aquilo consumia tempo, queria que ele me mostrasse logo a tela do Writer. Então, se quiser remover o logo, como root faça:

Código: [Selecionar]
nano /etc/libreoffice/sofficerc

Você será brindado com o seguinte conteúdo:

[Bootstrap]
HideEula=1
Logo=1
NativeProgress=false
ProgressBarColor=222,72,20
ProgressFrameColor=245,245,245
ProgressPosition=72,189
ProgressSize=409,8
ProgressTextBaseline=170
ProgressTextColor=255,255,255
 
Então aonde você vê Logo = 1, troque para 0. Ficando assim:

[Bootstrap]
HideEula=1
Logo=0
NativeProgress=false
ProgressBarColor=222,72,20
ProgressFrameColor=245,245,245
ProgressPosition=72,189
ProgressSize=409,8
ProgressTextBaseline=170
ProgressTextColor=255,255,255


Pode chamar o Writer que o logo sumiu.

Essa  dica é do jkmsjq. Se quiser que o Libreoffice abra quase que imediatamente, dentro do LibreOffice:

Ferramentas --> Opções.   No link Memória marque a opção "Ativar o Iniciador Rápido na Bandeija do Sistema".


10) Trocando o Kernel padrão


Guardei a Cereja do bolo para o final.  Vamos usar um kernel que condiz com todas essas alterações que já fizemos, um kernel de baixa latência ou  baixo tempo de resposta, low latency.

Esse kernel se encontra nos repositórios oficiais do Ubuntu e família nas versões 12.04, 12.10 e 13.04. 32 ou 64bits. Esteja com todos os repositórios principais ativos, incluindo o backports e  instale o pacote linux-lowlatency.


Código: [Selecionar]
apt-get install linux-lowlatency
Ele vai instalar sempre a última versão oficial do kernel lowlatency da sua versão do Ubuntu em questão. Aceite as dependências que ele mostrar e depois da instalação reinicie o seu sistema para que você possa escolher o kernel lowlatency.  Dependendo da sua configuração será preciso remover o kernel generic ou o lento kernel PAE, para os que usam sistemas 32bits, principalmente se o Ubuntu for o único sistema instalado. Se estiver em dual boot, você pode escolher as opções avançadas do boot e verificar se o kernel lowlatency  é a primeira ou segunda opção.

Para confirmar basta um uname -a no terminal como no exemplo abaixo:

Código: [Selecionar]
galactus@galactus-Movel:~$ uname -a
Linux galactus-Movel 3.8.0-19-lowlatency #13-Ubuntu SMP PREEMPT Thu Apr 18 09:41:59 UTC 2013 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
galactus@galactus-Movel:~$

Este kernel tem todas as funcionalidades do kernel generic. Só foi compilado para deixar o seu sistema mais rápido para Desktops. Para os usuários do Kernel PAE um aviso, o kernel lowlatency não reconhece os 4GB de RAM ou mais em um sistema 32bits.
Se não gostar do kernel lowlatency basta remover o mesmo com um

Código: [Selecionar]
apt-get remove linux-lowlatency

Depois reinicie a máquina.


Considerações Finais:

Se você chegou até aqui e realizou todos os passos acima, não tem como não notar a enorme diferença no desempenho geral do sistema. É evidente que quanto mais potente for a sua configuração melhor serão os resultados. Todas essas modificações são de meu uso diário em toda as minhas máquinas em que já usei ou uso Linux. Não importa o hardware, de um P4 ou  Celeron a um Core i7 ou de um Semprom a um Phenom.  Claro que guardo as devidas proporções de desempenho.

Só mais uma coisa, com tantos arquivos padrões alterados, no caso de uma atualização do sistema com algum dos arquivos modificados por este tutorial, o gerenciador de pacotes vai reclamar com você que existe uma versão modificada do referido arquivo. Ele vai te perguntar o que deseja fazer, manter a versão modificada ou instalar a nova mantida pelos desenvolvedores. Aceite a nova versão e depois refaça as modificações necessárias se quiser ter o mesmo efeito de antes.

Para aqueles que ainda não acreditam o que essas modificações podem fazer, aqui vai um vídeo com um Notebook com Celeron e o Ubuntu 10.04 com kernel compilado a dedo,  o Omnislash do HqxRiven e  formatação personalizada com JFS mais as dicas deste tuto:

http://www.youtube.com/watch?v=PSMwkPC_dHc


Obrigado a todos que leram todo este extenso tutorial! Espero ajudar mais que prejudicar!


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #57 Online: 16 de Maio de 2013, 15:11 »
Mais umas dúvidas: hoje meu Ubuntu atualizou o kernel para 3.8.0-21 generic; eu tenho que instalar o low-latence novamente? Quanto tempo depois o kernel low-latence é liberado? há como ficar apenas das versões low-latence?

Se quiser o kernel lowlatency padrão você tem que remover o kernel generic e o meta-pacote que aponta para ele. O linux-generic.

Se você instalar o pacote linux-lowlatency, não vai precisar mudar nada, a cada nova atualização dele, automaticamtente ele vai avisar da atualização.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #58 Online: 16 de Maio de 2013, 15:26 »
@galactus: então resolvo tudo com apt-get?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks
« Resposta #59 Online: 17 de Maio de 2013, 17:59 »
@galactus: então resolvo tudo com apt-get?

Sim!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2